Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1999 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O ITIL v3 utiliza-se de uma técnica muito popular para gerenciamento de projetos e processos, reconhecida pelo PMBoK, CobiT e outras práticas de mercado. Essa técnica descreve claramente papéis e responsabilidades dos processos através de uma matriz em cuja coluna esquerda são descritas as atividades dos processos e na linha horizontal são descritos os papéis dos executores das atividades.

A matriz citada no texto é conhecida como Matriz

Segundo as normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002, julgue os itens a seguir, a respeito de gestão de segurança da informação.

Apesar de o CMMI ser adaptável a equipes, grupos de trabalho e projetos, a sua aplicação é restrita a grandes organizações.

Segundo as normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002, julgue os itens a seguir, a respeito de gestão de segurança da informação.

Os objetivos de controle compreendem um conjunto de requisitos técnicos operacionais que devem ser considerados pelos gestores para o controle efetivo de cada processo de TI.

Acerca de governança de TI alinhada ao modelo COBIT 4.1 e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 43 a 46.

As aplicações presentes na organização, conforme a tipologia de recursos no COBIT 4.1, são tanto aquelas automatizadas por computadores, quanto aquelas realizadas manualmente pelas pessoas.

Acerca de gerenciamento de serviços e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens seguintes.

O desenho dos serviços de TI no ITIL V3 produz, entre outros resultados, o pacote de níveis de serviço (service level package).

Acerca de gerenciamento de projetos aderente ao PMBOK 4 e de sua relação com a gestão estratégica da organização, seu gerenciamento de serviços, sua Governança de TI e qualidade de seu software, julgue os itens que se seguem.

Atividades de natureza operacional executadas na organização são mais frequentes no ciclo de vida de um produto do que no ciclo de vida de um projeto.

Imagem 004.jpg

A partir do texto acima e acerca de gestão estratégica e de sua relação com gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 27 a 31.

O levantamento dos grandes desafios estratégicos da organização deve ser iniciado a partir de um mapa estratégico ou construto similar, que contenha a tradução do planejamento em termos de dimensões ou perspectivas.

Estabelecer e manter uma biblioteca de componentes do processo organizacional — que incluem políticas, descrições de processos, modelos de ciclos de vida, critérios e diretrizes para adaptação do processo e repositório de métricas —, de modo que ela permaneça (re)utilizável, é o objetivo de uma das áreas de processo da categoria gestão do processo do CMMI. Essa área de processo denomina-se

Com relação ao alinhamento estratégico de TI nas organizações, assinale a opção correta.

O CMMI foi baseado nas melhores práticas para desenvolvimento e manutenção de produtos. As representações permitem à organização utilizar diferentes caminhos para a melhoria de acordo com seu interesse. Na representação por estágios, o nível onde existe documentação e padronização das atividades de gerenciamento básico e de Engenharia de Software e que possui processos gerencias e técnicos bem definidos com possibilidade de avaliação do processo é:

A utilização da TI impõe mudanças na estrutura organizacional das empresas e alguns critérios devem ser atendidos por essa nova estrutura organizacional. Considere os seguintes 3 possíveis critérios:

I. Redução de níveis hierárquicos.

II. Maior centralização de decisões.

III. Maior delegação de responsabilidades pela exigência de implementação mais rápida de ações.

De fato são critérios a serem considerados na estrutura organizacional, tendo em vista a utilização de TI, o contido em

O ITIL, versão 3, representa o ciclo de vida de serviços de acordo com a seguinte figura:

Imagem 002.jpg

As áreas demarcadas com I e V representam, respectivamente, os estágios

Segundo o ITIL, a maior categoria de impacto para um incidente, que resulta em interrupção significativa ao negócio é chamada de Incidente

Para o ITIL, o documento contendo detalhes sobre um ou mais PIDs (Principal Indicador de Desenvolvimento) ou outras metas importantes que tenham excedido limites definidos, como, por exemplo, uma métrica de desempenho indicando um potencial problema de capacidade, é chamado de

O modelo MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro)

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282