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A técnica de treinamento através da qual o treinando se dedica a um trabalho integral para analisar e resolver problemas em certos projetos ou em outros departamentos, e que pode ser aplicada em conjunto com outras técnicas é denominada

Sobre o processo de treinamento, é correto afirmar, EXCETO:

Treinamento é o processo educacional focado no curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizada por meio do qual as pessoas adquirem conhecimentos, habilidades e competências em função de objetivos definidos. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.

A transmissão de informações constitui conteúdo do treinamento que envolve o aumento do conhecimento dos colaboradores sobre a organização, seus clientes, produtos/serviços, políticas e diretrizes, regras e regulamentos.

O treinamento é um processo que possibilita a preparação do servidor para um melhor desempenho de suas tarefas específicas do seu cargo. É por esse meio que se desenvolvem suas competências. Sendo assim, trata-se de um processo cíclico e contínuo que compreende quatro etapas:

Com relação a administração de recursos humanos (ARH) e suas relações, julgue os itens a seguir.

Para que haja responsabilidade de linha e função de staff

no treinamento, a situação preferida seria a de modelo

equilibrado, em que o órgão de linha assume a

responsabilidade do treinamento e obtém a assessoria

especializada do órgão de staff.

São considerados como indicadores de necessidade de realização de treinamentos organizacionais, EXCETO.

Acerca de gestão, seleção, capacitação de pessoas e temas correlatos, julgue o item subsequente.

A capacitação de pessoas depende da iniciativa dos colaboradores, que indicam em que áreas do conhecimento precisam de reforço ou reciclagem.

Acerca de gestão, seleção, capacitação de pessoas e temas correlatos, julgue o item subsequente.

O conceito de equilíbrio organizacional, quando se trata da gestão de pessoas, diz respeito ao equilíbrio entre as recompensas concedidas e as contribuições dos colaboradores, de forma a obter-se o melhor resultado para a instituição.

Segundo Chiavenato (2010), a gestão de pessoas é

contingencial e situacional, pois depende de vários

aspectos, como a estrutura organizacional adotada, a

cultura que existe em cada organização, as características

do contexto ambiental, o negócio da empresa, os

processos internos e outras variáveis importantes. Analise

os itens a seguir e escolha a opção correta.

I. A gestão por competências não deve somente mapear

lacunas de competências entre a situação atual e

a necessária, mas se preparar para desenvolver as

competências que serão necessárias no futuro.

II. Em razão da importância da administração de recursos

humanos no âmbito das organizações, o órgão de gestão

de pessoas deve estar posicionado no nível decisório

da estrutura organizacional, o que corresponde ao nível

hierárquico de diretoria.

III. Os profissionais de recursos humanos devem preocuparse

em garantir que os empregados façam corretamente

as tarefas, com base nos padrões definidos pela

organização, para garantir a eficiência e o alcance dos

objetivos organizacionais e individuais.

IV. Para que seja realizado com sucesso, o processo de

gestão de pessoas deve ser contínuo e envolver toda a

organização.

V. Os líderes devem acompanhar de perto seu time,

devendo mostrar conhecimento sobre as dúvidas que

eventualmente surgirem.

Estão corretos apenas os itens

As políticas e as práticas para administrar o trabalho dos colaboradores, de acordo com a gestão de pessoas, podem ser resumidas em seis processos básicos, quais sejam: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Assim, é correto afirmar que

O Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. O referido decreto é um importante guia para a educação corporativa no setor público. De acordo com esse decreto, a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal tem como algumas de suas finalidades:

O desenvolvimento de recursos humanos é um conceito que envolve um conjunto de estratégias de gestão de pessoas. No cenário atual, os pressupostos teórico-metodológicos nas ações de treinamento, desenvolvimento e educação devem estar alinhados com:

Moema foi contratada em maio de 2015 para trabalhar em uma autarquia federal após aprovação em concurso público. Tendo formação em Pedagogia, Moema foi alocada na área de recursos humanos, especificamente no sistema de desenvolvimento de pessoas. No seu primeiro mês de trabalho, Moema se dedicou a estudar o plano anual de capacitação, a fim de elaborar projetos pedagógicos a ele alinhados. É correto afirmar que a atuação de Moema no início de seu contrato foi:

O modelo tradicional de carreira que predominou até a década

de 70 requeria um padrão tipicamente masculino de trabalho, de

tempo integral, para o mesmo empregador, por uma carreira

inteira, com busca constante pelo avanço vertical e por

recompensas externas. Paulo é um competente profissional da

área de educação corporativa e sabe que esse modelo está

ultrapassado e que o novo modelo traz um conjunto de impactos

para as políticas de Gestão de Pessoas. Visando adequar tais

políticas a esse novo modelo de carreiras, Paulo poderia propor:

A evolução teórico-metodológica da área de educação corporativa levou a uma proliferação de conceitos relacionados à área. A aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho é a definição de:

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