Quais são as áreas de atividades para o desenvolvimento de RH nas empresas?
A área de educação corporativa está em transição em vários aspectos. Cada vez mais se buscam mecanismos que articulam aprendizagens individuais e coletivas, de forma a construir e consolidar uma cultura de organização aprendente. Para alcançar esse perfil de “organizações que aprendem”, a empresa precisa estar estruturada sob o paradigma da:
Soluções voltadas para situações de aprendizagem e de desenvolvimento de competências a partir do uso de métodos ativos apresentam uma estrutura comum, que adota a seguinte sequência: ( 1) Contextualização e Mobilização; (2 ) Atividade de Aprendizagem; ( 3) Organização da Atividade de Aprendizagem; ( 4) Coordenação e Acompanhamento; ( 5) Análise e Avaliação da Atividade de Aprendizagem; ( 6) Outras Referências; e ( 7) Síntese e Generalização. A etapa que propõe o envolvimento dos participantes no enfrentamento de um desafio, na resolução de um problema, na realização de uma pesquisa, no desenvolvimento de um projeto, na participação em um jogo ou dramatização é denominada:
Com relação às características do processo de treinamento e desenvolvimento de pessoal, assinale a opção correta.
Acerca das tendências na gestão de pessoas e na gestão de
desempenho, julgue os itens subsequentes.
Os indivíduos com elevada autoeficácia prescindem da participação em programas de treinamento e desenvolvimento.
Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a
seguir
Os métodos de treinamento no trabalho constantes da programação das organizações devem incluir critérios claros e estruturados, habilidade dos gerentes para treinar e formar pessoas e definição de metas de trabalho fundamentada na realidade.
Sobre as etapas do processo de treinamento e desenvolvimento, assinale a alternativa
INCORRETA.
No que diz respeito ao desenvolvimento e à capacitação de pessoal, julgue os itens subsecutivos.
A falta de interesse pelo trabalho, a variedade reduzida das atividades e a baixa complexidade das tarefas podem ser minimizadas por meio de ações de capacitação e desenvolvimento de pessoas.
Acerca da capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.
Somente será autorizado o afastamento para treinamento regularmente instituído para a realização de estágio, quando o horário desse evento de capacitação inviabilizar o cumprimento da jornada semanal de trabalho do servidor, observado o prazo de até seis meses.
O Manual de Frascati define algumas atividades que o termo pesquisa e o desenvolvimento experimental (P&D) abrangem. Entre as atividades definidas, há uma que consiste em trabalhos experimentais ou teóricos desenvolvidos, principalmente, com a finalidade de adquirir novos conhecimentos sobre os fundamentos de fenômenos e fatos observáveis, sem considerar uma aplicação ou uso particular. Tal atividade é a(o)
Sabe-se que o treinamento e o desenvolvimento de pessoas são atividades consideradas como
básicas e essenciais para o sucesso das organizações, por estarem associadas ao processo de
aprendizagem das pessoas nas ações organizacionais. Sobre as finalidades do treinamento e do
desenvolvimento nas organizações, analise as proposições abaixo.
I. As principais finalidades do processo de treinamento e desenvolvimento são adequar as
pessoas à cultura organizacional, mudar atitudes, adaptar as pessoas à modernização da
organização, remanejamento, propagar conhecimento e reduzir custos na busca por
objetivos organizacionais.
II. Ao buscar adequar as pessoas à cultura organizacional, os programas de treinamento e
desenvolvimento lhes oportunizam conhecer melhor os hábitos e costumes, símbolos,
mitos e regras da organização, promovendo maior entrosamento entre os envolvidos no
programa e na própria organização.
III. A partir da definição de objetivos organizacionais, os programas de treinamento e
desenvolvimento prepararão as pessoas para a nova realidade da organização, contribuindo
para o alcance dos objetivos de maneira econômica, racionalizando suas despesas de
investimentos.
IV. Os programas de treinamento e desenvolvimento fornecem oportunidades de aprendizagem
não só em relação a sua atual posição, como também visando a outras posições que
poderão vir a ser ocupadas no futuro, tendo como finalidade socializar informações.
V. Os programas de treinamento e desenvolvimento buscam adequar as pessoas à nova
realidade organizacional, ou seja, à implantação de novas tecnologias modernizadoras,
indicando a preocupação da organização em adequar a pessoa à cultura da organização.
Estão CORRETAS, apenas:
São considerados resultados favoráveis decorrentes de um processo de treinamento, EXCETO:
Sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas é correto afirmar:
I. Treinamento é o processo de ensinar aos empregados as
habilidades básicas que eles necessitam para desempenhar seus
cargos.
II. Treinamento é o processo educacional de curto prazo, aplicado de
maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas
aprendem conhecimentos, habilidades e atitudes em função dos
objetivos definidos.
III. Dramatização, uma das técnicas utilizadas em treinamentos,
ocorre em módulos nos quais há ênfase na análise
comportamental e na reação de terceiros a uma situação. O
treinando assume um determinado papel previamente
estabelecido pelo instrutor, onde se busca muito mais trabalhar
ângulos emocionais do que racionais.
IV. Desenvolvimento focaliza geralmente os cargos a serem ocupados
na organização e as novas habilidades e capacidades que serão
requeridas.
A sequência correta é:
Quanto aos processos de treinamento e desenvolvimento de pessoal, assinale a alternativa que indica o método de treinamento cujas principais características são a flexibilidade e a facilidade de adaptação a diferentes situações e indivíduos.
No que diz respeito ao desenvolvimento e à capacitação de pessoal, julgue os itens subsecutivos.
Treinamentos são eventos formais de aprendizagem aplicados para tornar os indivíduos e os grupos mais motivados para o trabalho.