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Quais são as áreas de atividades para o desenvolvimento de RH nas empresas?

A área de educação corporativa está em transição em vários aspectos. Cada vez mais se buscam mecanismos que articulam aprendizagens individuais e coletivas, de forma a construir e consolidar uma cultura de organização aprendente. Para alcançar esse perfil de “organizações que aprendem”, a empresa precisa estar estruturada sob o paradigma da:

Soluções voltadas para situações de aprendizagem e de desenvolvimento de competências a partir do uso de métodos ativos apresentam uma estrutura comum, que adota a seguinte sequência: ( 1) Contextualização e Mobilização; (2 ) Atividade de Aprendizagem; ( 3) Organização da Atividade de Aprendizagem; ( 4) Coordenação e Acompanhamento; ( 5) Análise e Avaliação da Atividade de Aprendizagem; ( 6) Outras Referências; e ( 7) Síntese e Generalização. A etapa que propõe o envolvimento dos participantes no enfrentamento de um desafio, na resolução de um problema, na realização de uma pesquisa, no desenvolvimento de um projeto, na participação em um jogo ou dramatização é denominada:

Com relação às características do processo de treinamento e desenvolvimento de pessoal, assinale a opção correta.

Acerca das tendências na gestão de pessoas e na gestão de

desempenho, julgue os itens subsequentes.

Os indivíduos com elevada autoeficácia prescindem da participação em programas de treinamento e desenvolvimento.

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a

seguir

Os métodos de treinamento no trabalho constantes da programação das organizações devem incluir critérios claros e estruturados, habilidade dos gerentes para treinar e formar pessoas e definição de metas de trabalho fundamentada na realidade.

Sobre as etapas do processo de treinamento e desenvolvimento, assinale a alternativa

INCORRETA.

No que diz respeito ao desenvolvimento e à capacitação de pessoal, julgue os itens subsecutivos.

A falta de interesse pelo trabalho, a variedade reduzida das atividades e a baixa complexidade das tarefas podem ser minimizadas por meio de ações de capacitação e desenvolvimento de pessoas.

Acerca da capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.

Somente será autorizado o afastamento para treinamento regularmente instituído para a realização de estágio, quando o horário desse evento de capacitação inviabilizar o cumprimento da jornada semanal de trabalho do servidor, observado o prazo de até seis meses.

O Manual de Frascati define algumas atividades que o termo pesquisa e o desenvolvimento experimental (P&D) abrangem. Entre as atividades definidas, há uma que consiste em trabalhos experimentais ou teóricos desenvolvidos, principalmente, com a finalidade de adquirir novos conhecimentos sobre os fundamentos de fenômenos e fatos observáveis, sem considerar uma aplicação ou uso particular. Tal atividade é a(o)

Sabe-se que o treinamento e o desenvolvimento de pessoas são atividades consideradas como básicas e essenciais para o sucesso das organizações, por estarem associadas ao processo de aprendizagem das pessoas nas ações organizacionais. Sobre as finalidades do treinamento e do desenvolvimento nas organizações, analise as proposições abaixo.
I. As principais finalidades do processo de treinamento e desenvolvimento são adequar as pessoas à cultura organizacional, mudar atitudes, adaptar as pessoas à modernização da organização, remanejamento, propagar conhecimento e reduzir custos na busca por objetivos organizacionais.
II. Ao buscar adequar as pessoas à cultura organizacional, os programas de treinamento e desenvolvimento lhes oportunizam conhecer melhor os hábitos e costumes, símbolos, mitos e regras da organização, promovendo maior entrosamento entre os envolvidos no programa e na própria organização.
III. A partir da definição de objetivos organizacionais, os programas de treinamento e desenvolvimento prepararão as pessoas para a nova realidade da organização, contribuindo para o alcance dos objetivos de maneira econômica, racionalizando suas despesas de investimentos.
IV. Os programas de treinamento e desenvolvimento fornecem oportunidades de aprendizagem não só em relação a sua atual posição, como também visando a outras posições que poderão vir a ser ocupadas no futuro, tendo como finalidade socializar informações.
V. Os programas de treinamento e desenvolvimento buscam adequar as pessoas à nova realidade organizacional, ou seja, à implantação de novas tecnologias modernizadoras, indicando a preocupação da organização em adequar a pessoa à cultura da organização.
Estão CORRETAS, apenas:

São considerados resultados favoráveis decorrentes de um processo de treinamento, EXCETO:

Sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas é correto afirmar:
I. Treinamento é o processo de ensinar aos empregados as habilidades básicas que eles necessitam para desempenhar seus cargos.
II. Treinamento é o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e atitudes em função dos objetivos definidos.
III. Dramatização, uma das técnicas utilizadas em treinamentos, ocorre em módulos nos quais há ênfase na análise comportamental e na reação de terceiros a uma situação. O treinando assume um determinado papel previamente estabelecido pelo instrutor, onde se busca muito mais trabalhar ângulos emocionais do que racionais.
IV. Desenvolvimento focaliza geralmente os cargos a serem ocupados na organização e as novas habilidades e capacidades que serão requeridas.
A sequência correta é:

Quanto aos processos de treinamento e desenvolvimento de pessoal, assinale a alternativa que indica o método de treinamento cujas principais características são a flexibilidade e a facilidade de adaptação a diferentes situações e indivíduos.

No que diz respeito ao desenvolvimento e à capacitação de pessoal, julgue os itens subsecutivos.

Treinamentos são eventos formais de aprendizagem aplicados para tornar os indivíduos e os grupos mais motivados para o trabalho.

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