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Folha de respostas:

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As diretrizes de aperfeiçoamento dos diferentes subsistemas de gestão de pessoas implicam a superação de desafios institucionais e organizacionais significativos. Analise os itens abaixo e escolha a opção correta. I. Pensar estrategicamente a gestão de pessoas pressupõe que os temas relacionados a pessoal são problemas da área de recursos humanos.
II. No âmbito das organizações públicas, a baixa integração da alta administração com as unidades de gestão de pessoas torna-se uma lacuna para o reconhecimento como unidade estratégica e para o fornecimento de suporte à sua modernização.
III. Elementos do ambiente e da cultura do setor público contribuem para a permanência das unidades de gestão de pessoas como centros de controle, focados na execução e no monitoramento de aspectos legais, em vez de parceiros estratégicos na promoção da eficiência e da efetividade da Administração Pública.
IV. Um modelo estratégico de gestão de pessoas deve ser baseado em uma cultura de desempenho, foco em resultados e excelência, por meio da criação de mecanismos para motivar, capacitar e aperfeiçoar a atuação dos colaboradores.
V. A mudança cultural necessária à modernização da gestão de pessoas depende de instrumentos e políticas institucionais.
Estão corretos apenas os itens

Sobre o recrutamento e a seleção, julgue os itens a seguir como certos ou errados. Após, escolha a opção correta. I. O recrutamento consiste na procura e na atração de candidatos para uma determinada função.
II. A seleção consiste na escolha e na tomada do candidato que ocupará o cargo disponível. Tanto o recrutamento quanto a seleção fazem parte de um processo maior, que é suprir e prover a organização de talentos e competências necessárias.
III. Antes de qualquer processo seletivo, faz-se necessário o levantamento do perfil adequado do candidato que deverá preencher a vaga. O perfil para o cargo deve ser definido se adequando às competências necessárias para que a vaga disponível venha a ser ocupada de acordo com os objetivos da empresa.
IV. O recrutamento interno pode envolver: transferência de pessoal de uma posição para outra, promoções de um nível para outro, transferências com promoções de pessoal, programas de desenvolvimento pessoal e planos de carreira de pessoal.
V. O recrutamento e a seleção não são uma atividade que deve ficar restrita à área de gestão de pessoas.
Estão corretos os itens

Enquanto o recrutamento é a formação de um grupo de

candidatos a um cargo, as decisões de seleção referem-se

a quais candidatos contratar. Relacione os instrumentos

de seleção com a respectiva característica da técnica

utilizada e assinale a opção correta.

O modelo tradicional de carreira que predominou até a década

de 70 requeria um padrão tipicamente masculino de trabalho, de

tempo integral, para o mesmo empregador, por uma carreira

inteira, com busca constante pelo avanço vertical e por

recompensas externas. Paulo é um competente profissional da

área de educação corporativa e sabe que esse modelo está

ultrapassado e que o novo modelo traz um conjunto de impactos

para as políticas de Gestão de Pessoas. Visando adequar tais

políticas a esse novo modelo de carreiras, Paulo poderia propor:

A tecnologia, em muitos momentos, foi responsável pelo surgimento de novas formas de acesso ao conhecimento, por meio do rádio, da televisão e mais recentemente da internet. Considerando que as novas tecnologias de informação e de comunicação em educação podem ser úteis em diversos aspectos da educação corporativa, um analista de Educação Corporativa de uma multinacional realizou o desenho de um projeto de sistema que permitia substanciais alterações no gerenciamento da universidade corporativa de sua empresa. Considerando a finalidade dos softwares de suporte à educação, a proposta desse analista pode ser considerada:

A evolução teórico-metodológica da área de educação corporativa levou a uma proliferação de conceitos relacionados à área. A aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho é a definição de:

A sociedade do conhecimento característica da pós-modernidade é sustentada por diferentes formas de linguagem e por um novo tempo em que o saber é muito mais valorizado. Expressões como capital humano e capital intelectual marcam esse cenário em que o capital financeiro deixa de ser o grande diferencial das sociedades e das organizações de trabalho. Nesse novo ambiente, tem sido muito comum o emprego da expressão “Objetos de Aprendizagem”, termo que vem da terminologia inglesa “Learning Objects”, cuja denominação surgiu para representar:

Bergue (2014), em uma definição contemporânea de gestão de pessoas, discute sua delimitação conceitual, cujas características evidenciam o(a ):
I- Seu caráter independente, formal e instrumental.
II- Posicionamento da área de gestão de pessoas como agente da alta administração.
III- Implementação de tecnologias de gestão de pessoas, como a gestão por competências.
IV- Adoção de tecnologias gerenciais, que garantem a existência de uma gestão estratégica de pessoas.
V- Participação da área de gestão de pessoas no processo de planejamento estratégico da organização.
Estão corretas as afirmativas

No cenário atual, em um ambiente dinâmico, na Gestão de Pessoas, a avaliação de desempenho constitui um meio para melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida dentro das organizações. Assinale a alternativa correta.

Sobre a administração de recursos humanos, marque a alternativa correta.

Um elemento importante no processo de comunicação é o feedback ou a realimentação, que é o retorno da informação para o emissor. Assinale a alternativa que apresenta as formas em que ocorre o feedback.

Em um estudo pioneiro sobre liderança, White e Lippitt

fizeram uma pesquisa em 1939 para verificar o impacto

causado por três diferentes estilos de liderança e os climas

sociais resultantes. Para esses autores, existem três tipos

básicos de liderança: a autocrática, a liberal (laissez-faire)

e a democrática. Assinale a única afirmativa referente à

liderança democrática.

A organização da atividade de aprendizagem demanda dos educadores a preparação do processo de desenvolvimento concreto das ações ou etapas que a compõem, retratado no(a):

As organizações têm repassado suas estratégias de desenvolvimento de competências em função de diversas mudanças no mundo do trabalho, incluindo a maior competitividade e maior obsolescência do conhecimento. Diante desse contexto, uma tendência que tem se confirmado na área de educação corporativa é o uso do blended learning, que pode ser entendido como:

De modo geral, as abordagens de diagnóstico e mapeamento de necessidades de ações de capacitação nas instituições ainda estão atreladas a modelos burocráticos, sem visualizar adequadamente cenários futuros. É necessária uma mudança nos modelos usualmente utilizados para o mapeamento de necessidades de ações de capacitação, de forma a considerar não apenas os elementos tradicionalmente mapeados, mas também:

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