As diretrizes de aperfeiçoamento dos diferentes
subsistemas de gestão de pessoas implicam a superação
de desafios institucionais e organizacionais significativos.
Analise os itens abaixo e escolha a opção correta.
I. Pensar estrategicamente a gestão de pessoas pressupõe
que os temas relacionados a pessoal são problemas da
área de recursos humanos.
II. No âmbito das organizações públicas, a baixa integração
da alta administração com as unidades de gestão de
pessoas torna-se uma lacuna para o reconhecimento
como unidade estratégica e para o fornecimento de
suporte à sua modernização.
III. Elementos do ambiente e da cultura do setor público
contribuem para a permanência das unidades de gestão
de pessoas como centros de controle, focados na
execução e no monitoramento de aspectos legais, em vez
de parceiros estratégicos na promoção da eficiência e da
efetividade da Administração Pública.
IV. Um modelo estratégico de gestão de pessoas deve
ser baseado em uma cultura de desempenho, foco
em resultados e excelência, por meio da criação de
mecanismos para motivar, capacitar e aperfeiçoar a
atuação dos colaboradores.
V. A mudança cultural necessária à modernização da
gestão de pessoas depende de instrumentos e políticas
institucionais.
Estão corretos apenas os itens
Sobre o recrutamento e a seleção, julgue os itens a seguir
como certos ou errados. Após, escolha a opção correta.
I. O recrutamento consiste na procura e na atração de
candidatos para uma determinada função.
II. A seleção consiste na escolha e na tomada do candidato
que ocupará o cargo disponível. Tanto o recrutamento
quanto a seleção fazem parte de um processo maior, que
é suprir e prover a organização de talentos e competências
necessárias.
III. Antes de qualquer processo seletivo, faz-se necessário o
levantamento do perfil adequado do candidato que deverá
preencher a vaga. O perfil para o cargo deve ser definido
se adequando às competências necessárias para que a
vaga disponível venha a ser ocupada de acordo com os
objetivos da empresa.
IV. O recrutamento interno pode envolver: transferência
de pessoal de uma posição para outra, promoções de
um nível para outro, transferências com promoções de
pessoal, programas de desenvolvimento pessoal e planos
de carreira de pessoal.
V. O recrutamento e a seleção não são uma atividade que
deve ficar restrita à área de gestão de pessoas.
Estão corretos os itens
Enquanto o recrutamento é a formação de um grupo de
candidatos a um cargo, as decisões de seleção referem-se
a quais candidatos contratar. Relacione os instrumentos
de seleção com a respectiva característica da técnica
utilizada e assinale a opção correta.
O modelo tradicional de carreira que predominou até a década
de 70 requeria um padrão tipicamente masculino de trabalho, de
tempo integral, para o mesmo empregador, por uma carreira
inteira, com busca constante pelo avanço vertical e por
recompensas externas. Paulo é um competente profissional da
área de educação corporativa e sabe que esse modelo está
ultrapassado e que o novo modelo traz um conjunto de impactos
para as políticas de Gestão de Pessoas. Visando adequar tais
políticas a esse novo modelo de carreiras, Paulo poderia propor:
A tecnologia, em muitos momentos, foi responsável pelo surgimento de novas formas de acesso ao conhecimento, por meio do rádio, da televisão e mais recentemente da internet. Considerando que as novas tecnologias de informação e de comunicação em educação podem ser úteis em diversos aspectos da educação corporativa, um analista de Educação Corporativa de uma multinacional realizou o desenho de um projeto de sistema que permitia substanciais alterações no gerenciamento da universidade corporativa de sua empresa. Considerando a finalidade dos softwares de suporte à educação, a proposta desse analista pode ser considerada:
A evolução teórico-metodológica da área de educação corporativa levou a uma proliferação de conceitos relacionados à área. A aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho é a definição de:
A sociedade do conhecimento característica da pós-modernidade é sustentada por diferentes formas de linguagem e por um novo tempo em que o saber é muito mais valorizado. Expressões como capital humano e capital intelectual marcam esse cenário em que o capital financeiro deixa de ser o grande diferencial das sociedades e das organizações de trabalho. Nesse novo ambiente, tem sido muito comum o emprego da expressão “Objetos de Aprendizagem”, termo que vem da terminologia inglesa “Learning Objects”, cuja denominação surgiu para representar:
Bergue (2014), em uma definição contemporânea de gestão de
pessoas, discute sua delimitação conceitual, cujas características
evidenciam o(a ):
I- Seu caráter independente, formal e instrumental.
II- Posicionamento da área de gestão de pessoas como agente
da alta administração.
III- Implementação de tecnologias de gestão de pessoas, como a
gestão por competências.
IV- Adoção de tecnologias gerenciais, que garantem a existência
de uma gestão estratégica de pessoas.
V- Participação da área de gestão de pessoas no processo de
planejamento estratégico da organização.
Estão corretas as afirmativas
No cenário atual, em um ambiente dinâmico, na Gestão de Pessoas, a avaliação de desempenho constitui um meio para melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida dentro das organizações. Assinale a alternativa correta.
Sobre a administração de recursos humanos, marque a alternativa correta.
Um elemento importante no processo de comunicação é o feedback ou a realimentação, que é o retorno da informação para o emissor. Assinale a alternativa que apresenta as formas em que ocorre o feedback.
Em um estudo pioneiro sobre liderança, White e Lippitt
fizeram uma pesquisa em 1939 para verificar o impacto
causado por três diferentes estilos de liderança e os climas
sociais resultantes. Para esses autores, existem três tipos
básicos de liderança: a autocrática, a liberal (laissez-faire)
e a democrática. Assinale a única afirmativa referente à
liderança democrática.
A organização da atividade de aprendizagem demanda dos educadores a preparação do processo de desenvolvimento concreto das ações ou etapas que a compõem, retratado no(a):
As organizações têm repassado suas estratégias de desenvolvimento de competências em função de diversas mudanças no mundo do trabalho, incluindo a maior competitividade e maior obsolescência do conhecimento. Diante desse contexto, uma tendência que tem se confirmado na área de educação corporativa é o uso do blended learning, que pode ser entendido como:
De modo geral, as abordagens de diagnóstico e mapeamento de necessidades de ações de capacitação nas instituições ainda estão atreladas a modelos burocráticos, sem visualizar adequadamente cenários futuros. É necessária uma mudança nos modelos usualmente utilizados para o mapeamento de necessidades de ações de capacitação, de forma a considerar não apenas os elementos tradicionalmente mapeados, mas também: