Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 93 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

No que se refere a relações humanas no trabalho, gestão de pessoas e temas correlatos, julgue o item.

No cenário econômico atual, muitas organizações precisam coordenar processos de mudança motivados pela necessidade de adaptação a uma nova realidade administrativa, financeira e social. A liderança manifesta-se por meio da capacidade de estabelecer a direção estratégica da organização, comunicar essas metas aos recursos humanos e motivar os funcionários para que as cumpram.

Segundo Chiavenato (2010), a gestão de pessoas é

contingencial e situacional, pois depende de vários

aspectos, como a estrutura organizacional adotada, a

cultura que existe em cada organização, as características

do contexto ambiental, o negócio da empresa, os

processos internos e outras variáveis importantes. Analise

os itens a seguir e escolha a opção correta.

I. A gestão por competências não deve somente mapear

lacunas de competências entre a situação atual e

a necessária, mas se preparar para desenvolver as

competências que serão necessárias no futuro.

II. Em razão da importância da administração de recursos

humanos no âmbito das organizações, o órgão de gestão

de pessoas deve estar posicionado no nível decisório

da estrutura organizacional, o que corresponde ao nível

hierárquico de diretoria.

III. Os profissionais de recursos humanos devem preocuparse

em garantir que os empregados façam corretamente

as tarefas, com base nos padrões definidos pela

organização, para garantir a eficiência e o alcance dos

objetivos organizacionais e individuais.

IV. Para que seja realizado com sucesso, o processo de

gestão de pessoas deve ser contínuo e envolver toda a

organização.

V. Os líderes devem acompanhar de perto seu time,

devendo mostrar conhecimento sobre as dúvidas que

eventualmente surgirem.

Estão corretos apenas os itens

A sociedade do conhecimento característica da pós-modernidade é sustentada por diferentes formas de linguagem e por um novo tempo em que o saber é muito mais valorizado. Expressões como capital humano e capital intelectual marcam esse cenário em que o capital financeiro deixa de ser o grande diferencial das sociedades e das organizações de trabalho. Nesse novo ambiente, tem sido muito comum o emprego da expressão “Objetos de Aprendizagem”, termo que vem da terminologia inglesa “Learning Objects”, cuja denominação surgiu para representar:

Em um estudo pioneiro sobre liderança, White e Lippitt

fizeram uma pesquisa em 1939 para verificar o impacto

causado por três diferentes estilos de liderança e os climas

sociais resultantes. Para esses autores, existem três tipos

básicos de liderança: a autocrática, a liberal (laissez-faire)

e a democrática. Assinale a única afirmativa referente à

liderança democrática.

A preparação de líderes com a capacidade de criar um clima organizacional que motive o trabalho em equipe e a criatividade de seus colaboradores faz aflorar características na equipe. Nesse contexto, são habilidades que os líderes potenciais devem possuir, exceto:

Em um mercado cada vez mais mutável, são características do papel do líder, exceto

Ainda que teoricamente distintas, é estreita a relação, do ponto de

vista da aplicação, entre as áreas de comportamento organizacional

e de gestão de pessoas. No que diz respeito a esse assunto, julgue

os itens a seguir.

Treinamentos comportamentais de curto prazo constituem

opção eficaz para o desenvolvimento de competências

interpessoais à medida que essas expressam a forma como o

indivíduo lida com questões de autoridade, poder e liderança.

No que se refere às teorias relacionadas ao tema da liderança,

julgue os itens a seguir.

A liderança transacional diz respeito ao carisma, à visão, à inspiração motivada por altas expectativas e ao estímulo intelectual, ao passo que a liderança transformacional diz respeito às recompensas atribuídas aos seguidores, a depender de seu desempenho nas tarefas.

Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens a seguir

A motivação para o trabalho deve estar diretamente relacionada a sistemas de recompensas em que os ganhos são equitativos do ponto de vista interno e competitivos do ponto de vista externo à organização para que haja elevados patamares de desempenho e autoeficácia por parte das pessoas.

Com referência ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

Boas relações com o chefe e com os colegas de trabalho podem ser entendidas como fatores motivacionais relacionados às necessidades sociais, segundo Maslow, ou às necessidades de crescimento, conforme Alderfer.

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens subsecutivos.

Quando os empregados desempenham atividades bem estruturadas em termos de metas e estratégias de trabalho, compete aos líderes da organização a gestão das relações humanas e do clima psicossocial de trabalho visto que o controle dessas tarefas por parte das chefias pode gerar insatisfação entre os empregados.

Com referência ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

Líderes contribuem para o bom desempenho de pessoas e equipes de trabalho ao adotarem ações orientadas às tarefas e às atividades, bem como ações orientadas aos relacionamentos interpessoais, o que caracteriza um estilo integrador, conforme as abordagens comportamentais.

A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal.

Com relação aos diferentes tipos de poder que um líder pode

exercer, analise as afirmativas a seguir.

I. Poder coercitivo – O liderado percebe que o fracasso em

atender às exigências do líder pode levá–lo a sofrer algum

tipo de punição ou penalidade, que ele quer evitar.

II. Poder legitimado – é o poder que se apoia na esperança de

alguma recompensa, incentivo, elogio ou reconhecimento,

que o liderado pretende obter do líder.

III. Poder de referência – é o poder baseado na especialidade,

nas aptidões ou no conhecimento técnico da pessoa.

Assinale:

Com relação às atitudes e habilidades de líderes e gerentes, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa. (   ) Um líder faz as coisas da maneira certa.
(   ) Um líder focaliza as pessoas.
(   ) Um gerente pergunta como e quando.
(   ) Um gerente tem a perspectiva de longo prazo.
As afirmativas são, respectivamente,

Um dos temas mais importantes no estudo de liderança é o processo racional de tomada de decisão, objetivo de análise e de propostas de modelos. Com relação a esse tema, condiz com os estilos de liderança estudados nas relações humanas na administração,

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282