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Folha de respostas:

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A área de educação corporativa está em transição em vários aspectos. Cada vez mais se buscam mecanismos que articulam aprendizagens individuais e coletivas, de forma a construir e consolidar uma cultura de organização aprendente. Para alcançar esse perfil de “organizações que aprendem”, a empresa precisa estar estruturada sob o paradigma da:

Soluções voltadas para situações de aprendizagem e de desenvolvimento de competências a partir do uso de métodos ativos apresentam uma estrutura comum, que adota a seguinte sequência: ( 1) Contextualização e Mobilização; (2 ) Atividade de Aprendizagem; ( 3) Organização da Atividade de Aprendizagem; ( 4) Coordenação e Acompanhamento; ( 5) Análise e Avaliação da Atividade de Aprendizagem; ( 6) Outras Referências; e ( 7) Síntese e Generalização. A etapa que propõe o envolvimento dos participantes no enfrentamento de um desafio, na resolução de um problema, na realização de uma pesquisa, no desenvolvimento de um projeto, na participação em um jogo ou dramatização é denominada:

As recentes mudanças que ocorrem no mundo moderno provocam diversas alterações nas empresas. Uma das mais significativas alterações sobre alguns "entendimentos" que se tinha e que atualmente se tem, no que diz respeito à Área de Recursos Humanos, é:

Trata–se de uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento, tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização, de um treinamento empresarial ou qualificação de mão de obra:

No que diz respeito ao planejamento estratégico de gestão de pessoas, o conceito de "missão" adotado pelas empresas atualmente tem como objetivo:

Segundo Chiavenato, as três eras ao longo do século XX (industrialização Clássica, Neoclássica e a era da Informação) trouxeram diferentes abordagens sobre como lidar com as pessoas dentro das organizações. A respeito das três eras citadas acima, analise as afirmativas. I. Os departamentos de recursos humanos exerciam tarefas operacionais e burocráticas. Cuidavam do recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e segurança do trabalho e de relações trabalhistas e sindicais, com variadas doses de centralização e monopólio dessas atividades.
II. As equipes de gestão com pessoas proporcionam consultorias internas, para que possam assumir atividades estratégicas de orientação global, visando ao futuro e ao destino da organização e seus membros.
III. Os departamentos de pessoal eram órgãos destinados a fazer cumprir as exigências legais a respeito do emprego: admissão através de contrato individual, anotações em carteira de trabalho, contagem das horas trabalhadas para efeito de pagamento, aplicação de advertências e medidas disciplinares pelo não cumprimento do contrato, contagem de férias etc.
Cronologicamente, a sequência correta das informações acima e as suas respectivas eras encontram-se em:

As competências podem ser classificadas de acordo com os objetivos educacionais. A seguir são apresentadas três taxonomias, denominadas A, B e C. Taxonomia A - percepção, posicionamento, execução acompanhada, mecanização e completo domínio de movimentos. Taxonomia B - conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Taxonomia C – aquiescência/receptividade, resposta, valorização, organização e caracterização. As taxonomias A, B e C correspondem, respectivamente, aos objetivos educacionais dos seguintes domínios:

A educação corporativa compreende um processo educativo e um sistema de desenvolvimento de pessoas cujos objetivos são:

I. desenvolver competências nos colaboradores da organização.

II. promover a gestão de conhecimento da organização.

III. desenvolver e qualificar os profissionais da organização.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

Administrar as pessoas é prática e tema que está sendo discutido amplamente, nas muitas esferas dos ambientes organizacionais. A Administração de Recursos Humanos está sendo substituída pelo termo Gestão de Pessoas que quer dizer:

Existem basicamente três grupos de entendimento do sentido da educação na sociedade (Luckesi), que se revelam em três tendências filosófico-políticas para compreender a prática educacional. São elas: redentora, reprodutora e transformadora. A transposição dessas ideias para um sistema de educação corporativa parece útil para os responsáveis pela concepção de programas educacionais, pois permite identificar com clareza como deverão ser trabalhados os aspectos relativos à cultura empresarial. Uma estratégica de reprodução é fundamental em ações e programas educacionais dirigidos para

Um fator indicativo de resultados de um módulo de treinamento é:

A Educação Corporativa tem sido apresentada pelas empresas como uma alternativa para aumentar a geração de valor em seus produtos e serviços. Possibilita a vantagem competitiva, na medida em que melhora significativamente a performance e o alto desempenho. Tem papel importante na gestão do conhecimento organizacional.

Em relação à educação corporativa, conclui-se que

Com relação a recursos humanos, julgue os itens seguintes.

O ensino a distância, uma das modalidades de educação continuada utilizada nos processos de educação corporativa, não tem proporcionado aos seus participantes melhor desempenho de seus papéis nas organizações.

Com relação a recursos humanos, julgue os itens seguintes.

A educação corporativa, um processo de ensino e aprendizagem que se molda às necessidades organizacionais, centra-se, fundamentalmente, no condutor da ação educacional e objetiva o alcance de resultados operacionais e financeiros da organização.

Conforme Meister (1999), em pesquisa do NTL Institute for Applied Behavioral Sciences, constatou-se taxa média de retenção de acordo com estratégias de aprendizagem, apresentada em uma pirâmide conforme ordem crescente relacionada abaixo:

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