As modalidades esportivas que exigem as coordenações de duas ou mais pessoas, de forma colaborativa para o desenvolvimento da ação esportiva e são ligadas ao esporte moderno também são chamadas de:
Leia o texto a seguir.
De acordo com as proposições de Joffre Dumazedier, os
elementos constituintes do conceito de lazer são:
No âmbito do Ministério do Esporte, o Programa Segundo Tempo é um empreendimento estratégico da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, e tem como objetivo geral:
Ao analisar a magnitude e o direcionamento dos gastos orçamentários com o esporte na esfera federal, Mascarenhas (2016) identificou que as fontes de financiamento público do setor, segundo o ordenamento legal brasileiro, podem ser agrupadas conforme a seguinte classificação:
Para Kunz (2000), o processo de ensino do esporte, na perspectiva crítico-emancipatória, deve conduzir ao desenvolvimento
Leia o texto a seguir.
O trecho acima evidencia as relações entre técnica e tática
no ensino do basquetebol. Na perspectiva teórica que
orienta as reflexões de Daólio e Velozo (2008),
Leia o texto a seguir.
Um dos equívocos instalados na Educação Física diz
respeito à compreensão de que tratar o esporte de forma
crítica significaria ser contra a técnica esportiva. De acordo
com Bracht (2000/1), o que a pedagogia crítica em EF
propôs foi:
Para se conhecer o corpo como um organismo integrado, como um corpo vivo, que interage com o meio físico e cultural, os Parâmetros Curriculares Nacionais elege a abordagem de alguns conhecimentos para o bloco “Conhecimentos sobre o corpo”, EXCETO:
- Os temas transversais citados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física, são EXCETO:
A concepção dominante da Educação Física, no seu início, é calcada na perspectiva que muitos autores chamam de higienismo. Nela, a preocupação central é com:
Segundo Castellani Filho (1999) as teorias da Educação Física podem ser classificadas em não-propositivas e propositivas. As teorias não propositivas segundo este autor seriam aquelas que não expõem a dinâmica curricular e o tratamento dado ao conhecimento, sendo então conceituadas como abordagens e entre elas temos:
Sobre a perspectiva histórico-crítica e o ensino da Educação Física não é corretor afirmar que:
A busca em garantir o direito do aluno de saber o porquê de estar realizando este ou aquele movimento estão ligados a dimensão do conteúdo:
O sistema de formação e treinamento esportivo é organizado em diferentes estruturas: administrativas ou organizacionais, de aplicação, temporal e substantiva. A estrutura temporal abrange as diferentes fases de desenvolvimento dos níveis de rendimento conforme algumas variáveis importantes que possibilitam a definição do nível adequado de rendimento que seja humanamente ético e permitido. Marque a alternativa que corresponde a uma variável da estrutura temporal.
A concepção crítico-superadora descreve a educação física como uma prática pedagógica que tematizaformas de atividades expressivas corporais configurando uma área de conhecimento denominada de cultura corporal. Nesta perspectiva, as atividades expressivas são caracterizadas por: