O conjunto de modalidades esportivas que se caracterizam por comparar os resultados registrados em segundos, metros ou quilos é denominada MARCA. É exemplo dessa modalidade:
Sobre as corridas, analise os excertos:
I - Por serem atividades utilitárias por excelência, de rápido emprego, de fácil realização e de grandes e profundos efeitos gerais sobre o organismo, são sempre recomendáveis em se tratando de atividade física de lazer, para a saúde ou como treinamento.
II - A corrida realizada de forma regular e sistemática é uma das formas de exercício físico que melhor satisfaz, no geral, as necessidades do organismo.
III - A sua prática melhora as condições de funcionamento dos sistemas respiratório, cardíaco e circulatório, exercitando um grande número de músculos.
É correto o que se afirma em:
________ é a conduta da criança em desenvolver a sua própria personalidade e aprender a tomar decisões, sem necessitar de ajuda, onde grande parte do comportamento da criança na escola é da sua interação com os colegas e professores, fase onde a criança tem seu próprio pensamento e se torna mais independente em função de seu maior desenvolvimento da linguagem, embora a ligação e a influência do convívio com os pais e familiares ainda, seja forte.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
Libâneo (1985) alerta ao dizer que o professor ter o método é mais do que dizer que ele domina procedimentos e técnicas de ensino, pois o método deve expressar uma compreensão global do:
Técnico-combinatório é a modalidade esportiva que reúne modalidades nas quais o resultado da ação motora comparado é a qualidade do movimento segundo padrões técnico combinatórios. NÃO se inclui nessa modalidade:
A dança das cadeiras é uma brincadeira / jogo infantil que estimula nos alunos na/no:
I – Agilidade.
II – Audição.
III - Reflexo.
É correto o que se afirma em:
É a concepção que vai questionar a sociedade sobre a necessidade de encarar a Educação Física como uma prática capaz de promover saúde ou de disciplinar a juventude, mas de encarar a Educação Física como uma prática eminentemente educativa, respeitando suas peculiaridades culturais, físico-morfológica e psicológicas. Trata-se da educação física:
De acordo com a classificação elaborada por castellani filho (1999), Silvino Santin e Wagner Wey Moreira são representantes da Educação Física em sua abordagem:
Sobre os elementos fundamentais comuns às práticas corporais, o elemento vinculado ao lazer / entretenimento é denominado:
Leia:
Caracteriza-se por ser orientado pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos, regido por um conjunto de regras formais, institucionalizadas por organizações, as quais definem as normas de disputa e promovem o desenvolvimento das modalidades em todos os níveis de competição.”
O trecho acima discorre sobre:
O jogo de xadrez é um jogo que estimula no aluno raciocínio e concentração. Sobre as peças de xadrez, analise a imagem abaixo e assinale a alternativa que a representa:
Os eixos principais seguem três direções ortogonais. Na direção anteroposterior temos o eixo ________ que vai do centro do corpo ao plano ventral e do centro ao plano dorsal, ou seja, é o eixo que vai do ventre ao dorso. Na direção céfalo-caudal ou crânio-caudal, temos o eixo __________, que vai do centro do corpo ao plano superior e do centro ao plano inferior, ou seja, é o eixo que vai da cabeça aos pés. Na direção látero-lateral, temos o eixo __________, que vai do centro do corpo a lateral esquerda e do centro a lateral direita, ou seja, é o eixo que vai de um lado ao outro do corpo.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto:
Gustavo Kuerten entrou para história do tênis brasileiro ao vencer, pela primeira vez, em 1997, qual competição?
Observe a imagem, abaixo, representando a pirâmide das atividades físicas, e indique a correta:
De acordo com a BNCC, é fundamental frisar que a Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica, permitindo o acesso a um vasto universo cultural. Esse universo compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se inscrevem, mas não se restringem, à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente: