Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

É a concepção que vai questionar a sociedade sobre a necessidade de encarar a Educação Física como uma prática capaz de promover saúde ou de disciplinar a juventude, mas de encarar a Educação Física como uma prática eminentemente educativa, respeitando suas peculiaridades culturais, físico-morfológica e psicológicas. Trata-se da educação física:

De acordo com a classificação elaborada por castellani filho (1999), Silvino Santin e Wagner Wey Moreira são representantes da Educação Física em sua abordagem:

Sobre os elementos fundamentais comuns às práticas corporais, o elemento vinculado ao lazer / entretenimento é denominado:

A abordagem sociológica ou sistêmica, elaborada por Mauro Betti, sofreu influências de estudos na área da sociologia, da filosofia e, em menor grau, da psicologia. Sobre essa abordagem, analise os excertos:

I - Betti considera a teoria dos sistemas como um instrumento e um modo de pensar o currículo de educação física. Esta é entendida por ele como um sistema hierárquico aberto.

II - Aberto porque interage com níveis superiores, como o macrossocial, o sistema educacional e o escolar que, nesta ordem, influenciam do mais geral para o mais particular, até alcançar a educação física. Hierárquico porque a educação física sofre influência do meio social, mas também o influencia.

III - Betti concebe seu modelo segundo polaridades, cujos extremos envolvem variáveis sociopsicológicas e variáveis didático-pedagógicas. Assim, por exemplo, no caso das variáveis didático-pedagógicas teríamos, nos estilos de ensino, o comando e a resolução de problemas representando extremos.

É correto o que se afirma em:

É a abordagem não se aprofunda em aspectos culturais e sociais, mas sim na essência do movimento, frisando a importância da Educação Física em proporcionar experiências motoras adequadas para a criança, podendo ser realizada em diferentes níveis de análise, e reconhece que existe uma relação entre a parte biológica, o ambiente e os objetivos da aprendizagem. Trata-se da abordagem:

A maneira mais apropriada de se alcançar os objetivos sociais da Educação Física é por uma metodologia, preferencialmente:

No sistema de classificação dos esportes que considera como critério a relação com o adversário, os esportes técnico-combinatórios se inserem na categoria denominada “sem interação com o adversário”.

Considerando as características dos esportes técnico-combinatórios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) Nesses esportes são comparadas as execuções dos movimentos, bem como o grau de dificuldade com o qual os mesmos são realizados.
(   ) A avaliação do desempenho do praticante é centrada na beleza e no grau de agilidade das técnicas de movimento utilizadas.
(   ) Nesse conjunto de esportes é necessário levar em consideração que os adversários estarão buscando, ao mesmo tempo, alcançar o mesmo objetivo.
(   ) O desempenho do praticante deve ser avaliado respeitando padrões, códigos ou critérios estabelecidos nas regras das modalidades específicas.

A sequência está correta em

De acordo com a obra de Carmen Soares, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Durante um certo período, a burguesia de certos países europeus acreditava que a prosperidade de uma nação estava relacionada à sua força física.

II – O filósofo francês, Rousseau, era contrário que crianças praticassem exercícios físicos.  

III – A ginástica na Alemanha nunca esteve relacionada a questões nacionalistas. 

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282