É a concepção que vai questionar a sociedade sobre a necessidade de encarar a Educação Física como uma prática capaz de promover saúde ou de disciplinar a juventude, mas de encarar a Educação Física como uma prática eminentemente educativa, respeitando suas peculiaridades culturais, físico-morfológica e psicológicas. Trata-se da educação física:
De acordo com a classificação elaborada por castellani filho (1999), Silvino Santin e Wagner Wey Moreira são representantes da Educação Física em sua abordagem:
Sobre os elementos fundamentais comuns às práticas corporais, o elemento vinculado ao lazer / entretenimento é denominado:
A abordagem sociológica ou sistêmica, elaborada por Mauro Betti, sofreu influências de estudos na área da sociologia, da filosofia e, em menor grau, da psicologia. Sobre essa abordagem, analise os excertos:
I - Betti considera a teoria dos sistemas como um instrumento e um modo de pensar o currículo de educação física. Esta é entendida por ele como um sistema hierárquico aberto.
II - Aberto porque interage com níveis superiores, como o macrossocial, o sistema educacional e o escolar que, nesta ordem, influenciam do mais geral para o mais particular, até alcançar a educação física. Hierárquico porque a educação física sofre influência do meio social, mas também o influencia.
III - Betti concebe seu modelo segundo polaridades, cujos extremos envolvem variáveis sociopsicológicas e variáveis didático-pedagógicas. Assim, por exemplo, no caso das variáveis didático-pedagógicas teríamos, nos estilos de ensino, o comando e a resolução de problemas representando extremos.
É correto o que se afirma em:
É a abordagem não se aprofunda em aspectos culturais e sociais, mas sim na essência do movimento, frisando a importância da Educação Física em proporcionar experiências motoras adequadas para a criança, podendo ser realizada em diferentes níveis de análise, e reconhece que existe uma relação entre a parte biológica, o ambiente e os objetivos da aprendizagem. Trata-se da abordagem:
A maneira mais apropriada de se alcançar os objetivos sociais da Educação Física é por uma metodologia, preferencialmente:
No sistema de classificação dos esportes que considera como critério a relação com o adversário, os esportes técnico-combinatórios se inserem na categoria denominada “sem interação com o adversário”.
Considerando as características dos esportes técnico-combinatórios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Nesses esportes são comparadas as execuções dos movimentos, bem como o grau de dificuldade com o qual os mesmos são realizados.
( ) A avaliação do desempenho do praticante é centrada na beleza e no grau de agilidade das técnicas de movimento utilizadas.
( ) Nesse conjunto de esportes é necessário levar em consideração que os adversários estarão buscando, ao mesmo tempo, alcançar o mesmo objetivo.
( ) O desempenho do praticante deve ser avaliado respeitando padrões, códigos ou critérios estabelecidos nas regras das modalidades específicas.
A sequência está correta em
De acordo com a obra de Carmen Soares, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Durante um certo período, a burguesia de certos países europeus acreditava que a prosperidade de uma nação estava relacionada à sua força física.
II – O filósofo francês, Rousseau, era contrário que crianças praticassem exercícios físicos.
III – A ginástica na Alemanha nunca esteve relacionada a questões nacionalistas.