Entrega de numerário a servidor quando esta quantia está empenhada em dotação própria, objetivando despesas que não passem por processo normal de aplicação, em casos expressamente definidos em Lei, denomina-se
De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP, os estoques são ativos na forma de materiais ou suprimentos a serem usados no processo de produção, ou na forma de materiais ou suprimentos a serem usados ou distribuídos na prestação de serviços, ou mantidos para a venda ou distribuição no curso normal das operações ou ainda usados no curso normal das operações. Os estoques são mensurados ou avaliados com base no valor de aquisição/produção/construção ou valor realizável líquido, dos dois o menor. Os gastos de distribuição e de administração geral relacionados ao estoque são considerados como Variações Patrimoniais Diminutivas – VPD do período em que ocorrerem e não como custo dos estoques. De acordo com o exposto, assinale o item que apresenta um exemplo que NÃO é reconhecido como Variação Patrimonial Diminutiva – VPD do período em que é realizado.
No orçamento público, as despesas são classificadas segundo categorias econômicas (artigos 12 e 13 da Lei nº 4.320/64), ou seja: corrente e de capital.
De acordo com a Lei nº 4.320/64, todas as opções, abaixo, são despesas de capital, EXCETO:
Na contabilidade pública, o exercício financeiro é o período em que se faz a apuração do resultado e que equivale ao:
Dentre as classificações da receita pública, existe a classificação quanto à natureza orçamentária.
Qual opção caracteriza uma receita extraorçamentária?
Nos termos do art. 165 da Constituição de República de 1988, na a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deverá constar:
Quando uma Unidade Gestora realiza a liquidação das despesas, faz-se:
O inventário permanente de uma Unidade Gestora deve ser realizado, dentre outras situações, quando da substituição de responsabilidade do servidor designado para seu controle. Sendo assim, quando da substituição de responsabilidade do almoxarifado, devem ser levantados os:
Assinale a alternativa que NÃO corresponde à classificação das receitas públicas.
Julgue as assertivas abaixo:
I- O superávit financeiro corresponde à diferença positiva entre o Ativo Financeiro e o Passivo a Descorberto.
II- Os ativos devem ser classificados como circulantes e exigível a longo prazo.
III- As contas do ativo devem ser dispostas em ordem descrescente de grau de conversibilidade, as contas do passivo em ordem decrescente de grau de liquidez.
IV- O resultado patrimonial do exercício é apurado no Balanço Patrimonial e refletido na Demonstração das Variações Patrimoniais.
V- O passivo financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras cujo pagamento independa de autorização orçamentária.
Marque a alternativa corresponde ao julgamento das assertivas:
Acerca das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, indique a alternativa que não condiz com a característica e peculiaridade do demonstrativo.
Conforme estabelece a Lei nº 4.320/64, as operações de crédito, exceto as contratadas por antecipação de receitas, quando recebidas pela entidade, são classificadas como:
No exercício de X1, uma entidade deixou de realizar o empenho total da despesa com obrigações sociais, tendo em vista a insuficiência de saldo na respectiva dotação. Todavia, realizou o pagamento integral das respectivas obrigações. À luz do que determina a Lei nº 4.320/64, esse pagamento é considerado:
Na Administração Pública, os resultados gerais do exercício são demonstrados através do balanço orçamentário, balanço financeiro, balanço patrimonial e demonstração das variações patrimoniais. Destes, o que demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas, é:
A autorização de despesas adicionais ao orçamento referentes a créditos insuficientes dotados denomina-se: