Um tesoureiro deseja obter um relatório que evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte. Nesse caso, o tesoureiro deverá consultar:
Segundo a Lei 4.320/64, o pagamento de “Juros da Dívida Pública” é classificado na categoria econômica de:
De acordo com a Lei Complementar no 101/2000, é vedado ao prefeito municipal nos últimos dois quadrimestres de seu mandato:
Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), considera-se realizada uma Variação Patrimonial Aumentativa (VPA):
Sobre os Principais Assuntos de Auditoria, assinale a alternativa correta.
Em se tratando da Administração Pública, assinale a alternativa correta.
Contratos de terceirização de mão de obra que se refira a substituição de servidores e empregados públicos deverá ser registrado como uma variação patrimonial:
Sobre os créditos adicionais, analise os itens a seguir: I- Os créditos suplementares e especiais são os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica. II- A anulação total ou parcial de dotações é fonte para abertura de créditos suplementares. III- Os créditos especiais e extraordinários podem ter vigência além do exercício em que forem autorizados, desde que a autorização seja promulgada nos últimos quatro meses daquele exercício. Dos itens acima:
Os benefícios econômicos incorporados a um ativo podem influir para a entidade de diversas maneiras. O ativo pode ser
I. usado isoladamente ou em conjunto com outros ativos na produção de bens ou na prestação de serviços a serem vendidos pela entidade.
II. usado para liquidar um passivo.
III. trocado por outros passivos.
IV. trocado por caixa ou por outros recursos.
Está CORRETO o que ser afirma apenas em:
Sobre os créditos adicionais, é Incorreto afirmar:
No caso de tributos municipais cujo lançamento tenha como fato gerador o primeiro dia do ano corrente, como o imposto sobre propriedade predial e territorial urbana, o lançamento ocasionará efeitos nos sistemas:
Despesas de exercícios anteriores são despesas cujos fatos geradores ocorreram em exercícios anteriores àquele em que deva ocorrer o pagamento. O pagamento das despesas de exercícios anteriores deverá ocorrer:
O Subsistema de Informação de Custos do Setor Público é apoiado em três elementos: sistema de acumulação; sistema de custeio e método de custeio.
O sistema de acumulação corresponde à forma como os custos são acumulados e apropriados aos bens e serviços e outros objetos de custos e está relacionado ao fluxo físico e real da produção.
Assinale a opção que indica o sistema mais adequado para tratamento dos custos de projetos como obras e benfeitorias.
A respeito dos mecanismos de execução e controle orçamentários, julgue o item que se segue.
O reconhecimento da obrigação de pagamento das despesas de exercícios anteriores cabe à autoridade competente para empenhar a despesa.
Uma entidade deseja saber sua lucratividade líquida em cada unidade de mercadoria vendida.
A entidade, para obter essa informação, deve calcular o seguinte índice: