O resultado apurado entre as Receitas Previstas e Arrecadadas é apresentado no:
Os créditos orçamentários devem constar:
Referente ao exercício financeiro, com base na Lei 4.320/64, identifique a alternativa correta.
Com Base na Norma Brasileira de Contabilidade 2016/NBC T SP EC – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público, que alterou a NBC T 16.10, marque a alternativa correta.
De acordo com a Lei Complementar nº 101/2000, em relação à execução orçamentária e ao cumprimento de metas estabelecidas, é correta a afirmação da alternativa:
Sobre as etapas da receita orçamentária, assinale a alternativa correta.
No setor público, o princípio de Controle Interno que estabelece o acompanhamento dos fatos contábeis, financeiros e operacionais, objetivando que sejam efetuados mediante atos legítimos, é denominado de
O processo de implantação da gestão orçamentária dar-se-á em etapas sequenciais. As etapas são como degraus de uma escada que devem ser superados passo a passo. Nele compreendem-se as fases de elaboração e execução das leis orçamentárias no Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Cada uma dessas leis tem ritos próprios de elaboração, aprovação e implementação pelos Poderes Legislativo e Executivo. Entender esses ritos é o primeiro passo para a participação da sociedade no processo decisório, fortalecendo, assim, o exercício do controle social na aplicação dos recursos públicos. Sobre orçamento, assinale a alternativa CORRETA.
Com base na NBC T 16.10 (Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Público), considere as seguintes aplicações de critérios: 1- As aplicações financeiras de liquidez imediata são mensuradas pelo valor original, atualizadas até a data do Balanço Patrimonial. 2- As participações em empresas sobre cuja administração se tenha influência significativa devem ser avaliadas pelo método da equivalência patrimonial. 3- Os estoques de animais devem ser mensurados ao valor justo menos as despesas de venda no momento do reconhecimento inicial e no final de cada período de competência, exceto quando o valor justo não puder ser mensurado de forma confiável. 4 Edificações construídas por entidade do setor público para utilização própria devem ser mensuradas com base no respectivo valor justo no momento em que passam a ser utilizadas nas funções para as quais foram construídas, com a diferença entre o valor justo e o custo de construção sendo reconhecida como uma receita na Demonstração das Variações Patrimoniais. É(São) critério(s) de mensuração previsto(s) na NBC T 16.10:
Em relação ao controle das contas públicas, os órgãos e entidades públicas dos entes federativos são sujeitos a mecanismos de controle externo e interno. Tendo em vista o exposto, assinale a alternativa correta.
Sobre o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), é correto afirmar que
Acerca da contabilidade pública e de seus elementos constitutivos, julgue o item subsequente.
Determinado ato de gestão que não afete o patrimônio público no presente, mas possa vir a afetá-lo no futuro, deve ser registrado no sistema de compensação.
Acerca da contabilidade pública e de seus elementos constitutivos, julgue o item subsequente.
Os riscos de recebimento de títulos a receber de entidades públicas são contabilizados em contas de resultado.
Quanto aos principais documentos elaborados no âmbito da contabilidade pública, julgue o próximo item.
Os valores passivos são inócuos para efeito de determinação das variações patrimoniais ativas.
Quanto aos principais documentos elaborados no âmbito da contabilidade pública, julgue o próximo item.
O demonstrativo das metas anuais apresentado em anexo próprio da lei de diretrizes orçamentárias deve ser acompanhado da memória e da metodologia de cálculo que justifique os resultados pretendidos.