Muitos acabam por confundir pesquisa de mercado com a simples aplicação de questionários junto ao público que compõe o nicho de atuação da empresa. Suponha agora que a assessoria de comunicação integrada na qual você trabalha precisa conhecer e monitorar o mercado consumidor. A pesquisa de mercado tem, dentre outros, o objetivo de, avaliar ações de marketing e satisfação dos consumidores, bem como testar produtos e estratégias.
Com o propósito de avaliar a eficiência da comunicação e percepção da qualidade do produto, temos:
O chamado Índice de Sustentabilidade Empresarial é organizado pela bolsa brasileira (B3) para listar o desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo comprometimento com práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança Corporativa, na sigla em inglês). Imagine agora o seguinte caso hipotético: uma empresa divulgou, em seu relatório social, ações de preservação ambiental; posteriormente, porém, uma perícia comprovou que essa empresa fez manejo de prática ambiental nociva.
Dentre outras penalidades ou sanções, haverá não somente a remoção da empresa da carteira ISEB3, como também dano relacionado a:
Julgue o item a seguir, referente a publicidade e propaganda.
Logotipo é um símbolo constituído por palavra ou grupo de letras mostrado em forma característica, com o objetivo de funcionar como elemento de identidade visual da empresa ou de um produto.
A fonte de informações inicial para a elaboração de uma estratégia de gestão da marca e posicionamento de um banco é:
Com a rápida disseminação do uso da Internet em nível mundial, a ideia de que as marcas não teriam espaço nessa nova esfera tecnológica se espalhou. A partir dessa informação, julgue o item subsecutivo.
Na economia digital, os consumidores estão mais empoderados e dispõem de mais ferramentas para avaliar e investigar a promessa de posicionamento de marca que as empresas oferecem.
As opções a seguir apresentam diversas tarefas da propaganda como instrumento de promoções de vendas, à exceção de uma. Assinale-a.
O conceito tradicional de marca engloba um conjunto de imagens, em geral, um nome, um logotipo e um slogan. Nos últimos anos, foi incorporada a esse conceito a representação da experiência que a marca proporciona aos clientes. Considerando essas informações, julgue o item subsequente.
Uma das estratégias de construção de uma marca de sucesso é a narração de histórias, como é o caso da marca Disney, que remete a personagens coloridos, graciosos e divertidos.
No que se refere à imagem, à reputação e à identidade de
instituições ou empresas, julgue os itens subsequentes.
Define-se gestão de marca como a elaboração e a criação de uma marca forte e consolidada.