Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue o item que se segue.
O multiculturalismo na arte-educação, ou seja, a apreciação crítica da produção do povo, das minorias e das mídias, surgiu no Brasil nos anos 80 do século passado.
A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.
No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.
Nesse contexto, a função maior do ensino contemporâneo da arte é o desenvolvimento da sensibilidade.
Julgue o item seguinte, a respeito da música brasileira do período colonial.
Há significativa carência nos registros preservados da música brasileira no período colonial.
A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.
Atribui-se aos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco a provável origem desse folguedo.
A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, julgue o item subsequente.
Esse evento representa um raro momento de consenso por parte da crítica de arte no Brasil, que, à época, recebeu-o com ampla aceitação, considerando-o um símbolo da ruptura com todo o academicismo.
Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.
O chamado rompimento neoconcreto foi marcado por divergências entre vertentes do concretismo representadas por artistas do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.
O grupo carioca Os Dramaturgos foi responsável pela encenação da montagem inovadora de Vestido de noiva.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte afirmam que no transcorrer do ensino fundamental, espera-se que os alunos, progressivamente, adquiram competências de sensibilidade e de cognição em:
I. Filosofia.
II. Antroposofia.
III. Dança.
Está correto o que se afirme em:
Segundo a lição de Maria F. de Resende e Maria Heloísa C. de Ferraz, na obra “Arte na Educação Escolar", o conceito de arte tem sido objeto de diferentes interpretações. Nesse contexto, a concepção de arte que auxilia na fundamentação de uma proposta de ensino-aprendizagem artística, estética, e que atende a essa mobilidade conceitual, é a articulação entre:
Assinale a alternativa que apresenta um estilo de arte adotado no Brasil, na primeira metade do século XVII, intimamente relacionado ao Catolicismo e com edificações suntuosoas:
Que nome se dá à primeira institucionalização sistemática do ensino da Arte no Brasil?
Como se sabe, o ensino da Arte compreende as quatro linguagens: dança, teatro, música e artes visuais. Assinale a alternativa que contém o conjunto de elementos relacionados às artes visuais:
No que se refere aos conceitos artísticos, assinale a alternativa INCORRETA:
Para iniciar uma aula, o Professor poderá apresentar aos alunos do Ensino fundamental a seguinte imagem:
Considerando a História da Arte, a obra apresentada representa uma rica oportunidade para que o Professor possa explorar a seguinte temática com os alunos:
O Professor pode explorar com seus alunos as diversas sonoridades e os instrumentos musicais existentes. Trata-se de educação musical prevista no currículo de Artes. Observe as imagens a seguir:
Considerando a educação musical e, pela classificação das famílias ou naipes, o instrumento apresentado (imagens I e II) pertence à: