Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.

A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

Denomina-se educação artística cognitiva a educação dos sentimentos e valores morais pela arte.

Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue o item que se segue.

De modo a acomodar as diferenças culturais regionais, locais, étnicas ou particulares, o planejamento didático deve ser flexível e incluir as manifestações artísticas da comunidade.

Por muitos anos, no ensino da arte no Brasil, os conteúdos de história da arte contemplavam basicamente a história da arte ocidental, também denominada história universal, de caráter eurocêntrico, em detrimento da arte pré-colombiana e da influência das culturas indígenas e africanas nas linguagens artísticas nacionais. Do mesmo modo que é importante que conheçamos a grande arte, incluindo-se a brasileira, aquela que é patrimônio cultural e que frequenta os teatros, museus e galerias, devemos também mergulhar nas origens renegadas da arte e da cultura da nossa terra para resgatar nossas identidades.

A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

Denomina-se petroglifos a arte visual pré-colombiana feita na forma de pintura rupestre.

A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.

No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.

Apesar de com o avanço tecnológico ter surgido uma grande variedade de frequência de quadros (fotogramas) por segundo na produção audiovisual, o cinema clássico, tradicional, faz uso de uma frequência de 30 qps (quadros por segundo).

Julgue o item seguinte, a respeito da música brasileira do período colonial.

A ópera O Guarani, de Carlos Gomes, é considerada a obra expoente do período colonial.

A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.

Trata-se de um folguedo característico do ciclo junino, porém dançado também em outras épocas do ano.

A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, julgue o item subsequente.

A Semana de Arte Moderna de 1922 significou a atualização da arte e cultura brasileiras em relação às vanguardas artísticas, como o expressionismo, o dadaísmo, o futurismo e o surrealismo, assim como a questões nacionais de caráter cultural e identitário.

Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.

A influência de correntes abstracionistas como as de Bauhaus e do grupo De Stijl é um ponto comum aos movimentos concreto e neoconcreto.

Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.

O estilo do diretor polonês Zbigniew Ziembinski é descrito como impressionista pela historiografia do teatro brasileiro.

Aos alunos do Ensino fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte imagem:

Considerando a História da Arte, a partir da obra apresentada, o Professor deverá explorar a seguinte temática:

No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que preconiza “o fazer artístico” como eixo norteador do ensino de Arte, possibilita de forma específica que o aluno seja capaz de:

No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno, é possibilitado reconhecer e valorizar as origens indígenas na arte brasileira como elementos vivos e presentes na cultura do país. E essa habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:

Depreende-se da leitura do excerto, a existência de um complexo problema enfrentado pelos PCN´s através

Na obra “composição com vermelho, amarelo e azul (1921), o artista plástico Piet Mondrian, lança mão de recursos relacionados à morfologia da linguagem visual, de modo a caracterizar sintaticamente a sua obra como uma pintura abstrata, ou seja:


Para que o processo pedagógico em artes visuais possa desenvolver no aluno a competência para a devida leitura de imagens, cabe ao professor, em seu planejamento, observar conteúdos, ações práticas e metodologias que objetivem o desenvolvimento da:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282