Analise a imagem.

A sua principal característica é:
Como exemplo de pintor maneirista pode ser citado Parmigianino (Francesco Mazzola) cuja uma obra muito conhecida é:
Julgue as seguintes afirmativas:
I. Considerar educação musical como uma instância de construção e exercício da autonomia pessoal do aluno e de sua participação ativa em sociedade não representa mais uma visão romântica, idealista, utópica, como durante muitos anos foi feita a crítica.
II. Oportunizar novas percepções de si e do "outro" através de um meio potente como a música significa intensificar qualitativamente a dimensão formadora e a dinâmica social das escolas, sobretudo nos grandes centros como São Paulo, tão carentes de ações educativas criativas e humanizadoras.
III. Espera-se que a "música na escola" tão reivindicada seja um fazer musical pedagogicamente descompromissado, de lazer e passatempo.
IV. Os alunos, além de representantes sensíveis e inteligentes de estados musicais, são potenciais muito mais ricos do que se imagina, que merecem ser conhecidos e desenvolvidos com consciência e respeito.
São corretas:
Um grande compositor brasileiro, reconhecido mundialmente por suas obras, sendo sua obra magna, O Guarani; pertenceu ao movimento do Romantismo brasileiro, que valorizava importâncias nacionais, seus heróis e sua cultura, este é:
O modelo artístico literário anterior aos movimentos artísticos modernistas brasileiros, fortemente criticados pelos membros do modernismo, dava grande valor ao preciosismo nas palavras, sendo assim muito desenvolvido pela poesia, além de valorizar o sentimento de Arte pela Arte. Trata-se do:
Considerando que os códigos são elementos das estruturas das diversas linguagens artísticas e é através deles que produzimos e interpretamos processos de comunicação em arte, analise as seguintes afirmações sobre estética e códigos em artes visuais:
I. São estruturas morfológicas: ponto, linha, forma, plano, textura, cores (primária, secundária, complementar, quente, fria), entre outras.
II. As estruturas sintáticas são as seguintes: efeitos de movimento, ritmo, peso e direção visual, efeitos de volume, profundidade espacial, representação em perspectiva, entre outras.
III. Os fundamentos da linguagem visual formam o conteúdo do ensino de artes visuais dos currículos de ensino superior, com base nos quais são montados os de ensinos fundamental e médio.
Está correto o que se afirma em
A principal característica da pintura acadêmica é seguir padrões de beleza ditados por um modelo de ensino que tem por base a arte clássica. Considere as seguintes afirmações sobre a pintura acadêmica no Brasil:
I. Pedro Américo autor de “O Grito do Ipiranga" e Vítor Meireles autor de “A primeira missa no Brasil" são os principais representantes da fase de afirmação do gênero no Brasil.
II. Na sua fase inicial seguia padrões barrocos adaptados pela Missão Francesa de 1816.
III. A rigidez do neoclassicismo brasileiro se desfaz a partir da segunda metade do século XIX, graças ao contato com as tendências europeias do Romantismo, Realismo e Impressionismo.
Está correto o que se afirma em
Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho é considerado o maior expoente do Barroco Mineiro. Suas obras mais importantes são a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Do ponto de vista das técnicas artísticas, é correto classificar os trabalhos de Aleijadinho em
Atente para o que se diz a seguir a respeito da dança dramática no Brasil, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Possuem temática e origem comum, o que facilita a sua categorização.
( ) Numa categorização mais ampla e generalista, pode-se classificá-la em quatro grupos: Cheganças, Reisados, Pastoris e Ranchos.
( ) Guardam uma certa semelhança com peças de teatro ou óperas, pois são divididas em momentos temáticos, intercalados por atuações teatrais.
( ) Do ponto de vista da origem, são exclusivamente laicas, não possuindo nenhuma vinculação direta ou indireta com algum tipo de religião.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Atente para o seguinte enunciado: “O folclore brasileiro recebeu variadas contribuições, destacando-se as matrizes portuguesa, africana e indígena, tornando-se rico e diversificado. No Ceará, predominaram as contribuições portuguesas e indígenas que, no âmbito da dança, nos proporcionaram um acervo significativo".
Considerando o enunciado acima, é correto afirmar que correspondem a danças folclóricas do Ceará
O ensino de Arte foi incluído no currículo escolar pela LDB de 1971, com o nome de Educação Artística, ainda como “atividade educativa" e não como disciplina. Em 1988, ano da nossa atual Constituição Federal, em meio a discussões sobre educação, sofreu ainda riscos de ser excluída do currículo escolar, fato que levou educadores da área a organizarem manifestações a fim de garantir a permanência do estudo das artes nas escolas. Finalmente, com a atual Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, foram revogadas disposições anteriores e a matéria “Artes" foi reconhecida como disciplina, tendo seu ensino se tornado obrigatório na educação básica, conforme dispõe o parágrafo 2º do artigo 26: O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
Considerando o texto acima, assinale a afirmação verdadeira.
Atente para o que se afirma a seguir em relação à Educação Musical e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) O aprendizado musical dos sujeitos depende do acesso ao conhecimento musical, mesmo que sejam potentes para o aprendizado da música.
( ) A música deve proporcionar ao sujeito uma experiência sonora prazerosa.
( ) O corpo, quer seja através dos movimentos quer seja através do canto, deve ser o primeiro instrumento musical a ser explorado.
( ) Para o desenvolvimento do repertório musical dos sujeitos na escola, não é necessário usar músicas adequadas ao desenvolvimento do aluno nem músicas que façam parte de sua realidade, como a música folclórica.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Educação através da arte é a terminologia criada por Herbert Read na Inglaterra, em 1951 ligada ao movimento
A linguagem audiovisual, como a própria palavra expressa, é feita da junção de elementos de duas naturezas: os sonoros e os visuais. Portanto, estamos falando de artefatos da cultura que afetam esses dois sentidos do homem, a visão e a audição. O que encontramos hoje no domínio da arte seria muito mais uma mistura de diversos elementos: os valores da arte moderna e os da arte que nós chamamos de contemporânea, sem estarem em conflito aberto, constituindo então dispositivos maleáveis complexos, instáveis em transformação. Assinale a opção que NÃO corresponde a uma linguagem específica das artes audiovisuais.
O ensino de arte no período da Escola Nova teve como tendência teórico-metodológica, o ensino centrado no aluno, sendo a arte utilizada para a liberação emocional, o desenvolvimento da criatividade e do espírito experimental na livre solução de problemas. Considerando essa proposição, é correto afirmar que