Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Na escola tradicional, muito popular na primeira metade do século XX, eram valorizadas principalmente as habilidades manuais, a organização, a precisão e a visão utilitarista e técnica da arte. Faziam parte de seu programa as disciplinas:

Através do ensino da arte é possível sensibilizar o aluno sobre o significado e a importância do patrimônio cultural. Para isso é necessário a abordagem desse título dentro das escolas através do(a):

Com a chegada da família real ao Brasil e a necessidade de adaptar a cidade do Rio de Janeiro aos gostos e necessidades da nobreza, a mando de D. Pedro I é fundada a Academia Imperial de Belas Artes. Os artistas responsáveis pela organização deste evento vieram em uma comitiva chamada:

Os pintores egípcios utilizavam uma técnica de pintura que posteriormente foi comparada as obras de Pablo Picasso, porque retratavam o corpo em diferentes ângulos em uma mesma figura. Qual o nome dado à essa técnica representativa?

Não corresponde a uma variação do Bumba-meu-boi:

É o expoente máximo da pintura romântica:

O maneirismo, em contradição ao projeto artístico fundado pelo classicismo resgatado na Renascença, traçou um contraponto à perspectiva:

O pensamento lógico passa a ser estabelecido neste momento, onde certas funções cognitivas ganham espaço, como a compreensão da transitividade, da classificação e da reversibilidade das coisas. Tal estágio é o:

“[...] (500 – 1000 a.C.) – Entre 5000 e 1000 a.C. temse vida das culturas artísticas pré-hindu, mesopotâmica, egípcia: civilizações grandiosas, completas e de alta significação expressiva". (BARDI, Pietro Maria. Pequena História da Arte, p. 29).

A quais culturas o autor se refere

Maria F. de Resende e Maria Heloísa C. de Ferraz, na obra “Arte na Educação Escolar", fazem uma reflexão sobre o significado de ser professor de arte. Nesse sentido, afirmam as autoras o seguinte:

Na obra de Ana Mae Barbosa (org), “Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte", Pillar trata de dois aspectos do conhecimento que estão relacionados ao papel da Arte na educação, que são os seguintes:

No que se refere ao estilo “Land Art”, assinale a alternativa correta:

Ansiedade, medo e isolamento. Essas são notas características de um famoso pintor que, embora não fosse alemão, inspirou o movimento expressionista naquela região. Trata-se de:

Observe a imagem que segue:


Considerando a imagem, analise as características abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for característica pictórica do Romantismo, e F, se não for:

( ) Os artistas românticos se caracterizam por estar em oposição à arte neoclássica.

( ) O Romantismo confere maior valor expressivo à cor do que ao desenho.

( ) Os pintores românticos preferem salientar o sentimento em detrimento da razão.

( ) O Romantismo não se utiliza da dramaticidade, nem dos contrastes de luz e sombra.

( ) A tela “A Liberdade Guiando o Povo" retrata uma guerra civil iniciada pelo povo francês e pela burguesia, conhecida também como Os três dias gloriosos, em 27, 28 e 29 de julho de 1830.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Na questão da leitura de imagem, o autor Edmund Feldman (citado por Barbosa, 1991, p. 44) se destaca. Ele sugere leituras comparativas entre duas ou mais obras, a fim de que se evidenciem as semelhanças e diferenças, possibilitando analogias e aprendizagens mais enriquecedoras.

(Fonte: https://www.acafe.org.br/).

O autor ainda propõe mais alguns estágios para a leitura de imagem. Analise os itens abaixo e escreva V, se for verdadeira, e F, se não for:

( ) Edmund Feldman aponta quatro estágios a serem seguidos para a leitura da imagem que são distintos, mas interligados entre si e não ocorrem necessariamente nessa ordem. São eles: descrição, análise, interpretação e julgamento.

( ) A descrição se refere a prestar atenção ao que se vê e, a partir da observação, listar apenas o que está evidente, como, por exemplo, tipos de linhas e formas utilizadas pelo autor, cores, elementos e demais propriedades da obra. Nessa etapa, identificam-se, também, o título da obra, o artista que a fez, lugar, época, material utilizado, técnica, estilo ou sistema de representação, se figurativo ou abstrato etc.

( ) A análise diz respeito ao comportamento dos elementos entre si, como se influenciam e se relacionam. Por exemplo, os espaços, os volumes, as cores, as texturas e a disposição na obra criam contrastes, semelhanças e combinações diferentes que neste momento serão analisadas.

( ) O estágio da interpretação é dos mais gratificantes, pois é quando procuramos dar sentido ao que se observou, tentando identificar sensações e sentimentos experimentados, buscando estabelecer relações entre a imagem e a realidade no sentido de apropriar-se da primeira.

( ) No quarto estágio, o do julgamento, emitimos um juízo de valor a respeito da qualidade de uma imagem, decidindo se ela merece ou não atenção. Nessa etapa, as opiniões são muito divergentes, pois algumas obras têm um significado especial para algumas pessoas e nenhum valor para outras. Mas é senso comum que um bom trabalho é o que tem o poder de encantar muitas pessoas por um longo tempo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282