Na escola tradicional, muito popular na primeira metade do século XX, eram valorizadas principalmente as habilidades manuais, a organização, a precisão e a visão utilitarista e técnica da arte. Faziam parte de seu programa as disciplinas:
Através do ensino da arte é possível sensibilizar o aluno sobre o significado e a importância do patrimônio cultural. Para isso é necessário a abordagem desse título dentro das escolas através do(a):
Com a chegada da família real ao Brasil e a necessidade de adaptar a cidade do Rio de Janeiro aos gostos e necessidades da nobreza, a mando de D. Pedro I é fundada a Academia Imperial de Belas Artes. Os artistas responsáveis pela organização deste evento vieram em uma comitiva chamada:
Os pintores egípcios utilizavam uma técnica de pintura que posteriormente foi comparada as obras de Pablo Picasso, porque retratavam o corpo em diferentes ângulos em uma mesma figura. Qual o nome dado à essa técnica representativa?
Não corresponde a uma variação do Bumba-meu-boi:
É o expoente máximo da pintura romântica:
O maneirismo, em contradição ao projeto artístico fundado pelo classicismo resgatado na Renascença, traçou um contraponto à perspectiva:
O pensamento lógico passa a ser estabelecido neste momento, onde certas funções cognitivas ganham espaço, como a compreensão da transitividade, da classificação e da reversibilidade das coisas. Tal estágio é o:
“[...] (500 – 1000 a.C.) – Entre 5000 e 1000 a.C. temse vida das culturas artísticas pré-hindu, mesopotâmica, egípcia: civilizações grandiosas, completas e de alta significação expressiva". (BARDI, Pietro Maria. Pequena História da Arte, p. 29).
A quais culturas o autor se refere
Maria F. de Resende e Maria Heloísa C. de Ferraz, na obra “Arte na Educação Escolar", fazem uma reflexão sobre o significado de ser professor de arte. Nesse sentido, afirmam as autoras o seguinte:
Na obra de Ana Mae Barbosa (org), “Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte", Pillar trata de dois aspectos do conhecimento que estão relacionados ao papel da Arte na educação, que são os seguintes:
No que se refere ao estilo “Land Art”, assinale a alternativa correta:
Ansiedade, medo e isolamento. Essas são notas características de um famoso pintor que, embora não fosse alemão, inspirou o movimento expressionista naquela região. Trata-se de:
Observe a imagem que segue:
Considerando a imagem, analise as características abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for característica pictórica do Romantismo, e F, se não for:
( ) Os artistas românticos se caracterizam por estar em oposição à arte neoclássica.
( ) O Romantismo confere maior valor expressivo à cor do que ao desenho.
( ) Os pintores românticos preferem salientar o sentimento em detrimento da razão.
( ) O Romantismo não se utiliza da dramaticidade, nem dos contrastes de luz e sombra.
( ) A tela “A Liberdade Guiando o Povo" retrata uma guerra civil iniciada pelo povo francês e pela burguesia, conhecida também como Os três dias gloriosos, em 27, 28 e 29 de julho de 1830.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Na questão da leitura de imagem, o autor Edmund Feldman (citado por Barbosa, 1991, p. 44) se destaca. Ele sugere leituras comparativas entre duas ou mais obras, a fim de que se evidenciem as semelhanças e diferenças, possibilitando analogias e aprendizagens mais enriquecedoras.
(Fonte: https://www.acafe.org.br/).
O autor ainda propõe mais alguns estágios para a leitura de imagem. Analise os itens abaixo e escreva V, se for verdadeira, e F, se não for:
( ) Edmund Feldman aponta quatro estágios a serem seguidos para a leitura da imagem que são distintos, mas interligados entre si e não ocorrem necessariamente nessa ordem. São eles: descrição, análise, interpretação e julgamento.
( ) A descrição se refere a prestar atenção ao que se vê e, a partir da observação, listar apenas o que está evidente, como, por exemplo, tipos de linhas e formas utilizadas pelo autor, cores, elementos e demais propriedades da obra. Nessa etapa, identificam-se, também, o título da obra, o artista que a fez, lugar, época, material utilizado, técnica, estilo ou sistema de representação, se figurativo ou abstrato etc.
( ) A análise diz respeito ao comportamento dos elementos entre si, como se influenciam e se relacionam. Por exemplo, os espaços, os volumes, as cores, as texturas e a disposição na obra criam contrastes, semelhanças e combinações diferentes que neste momento serão analisadas.
( ) O estágio da interpretação é dos mais gratificantes, pois é quando procuramos dar sentido ao que se observou, tentando identificar sensações e sentimentos experimentados, buscando estabelecer relações entre a imagem e a realidade no sentido de apropriar-se da primeira.
( ) No quarto estágio, o do julgamento, emitimos um juízo de valor a respeito da qualidade de uma imagem, decidindo se ela merece ou não atenção. Nessa etapa, as opiniões são muito divergentes, pois algumas obras têm um significado especial para algumas pessoas e nenhum valor para outras. Mas é senso comum que um bom trabalho é o que tem o poder de encantar muitas pessoas por um longo tempo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: