Leia atentamente as seguintes afirmações sobre o teatro no Brasil e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) No Brasil do século XVI, o teatro era utilizado como instrumento de catequese pelos jesuítas para instruir religiosamente índios e colonos.
( ) O teatro realista surgiu no final do século XIX e passou a tratar de temas do cotidiano da sociedade da época. Um dos mais importantes autores dessa corrente estética foi Joaquim Manoel de Macedo.
( ) A estreia de Vestido de Noiva, em 1943, peça de Ariano Suassuna sob a direção de Aderbal Filho, é considerada o marco da renovação do teatro brasileiro.
( ) Os grupos chamados Teatro Escola e Teatro Experimental, surgidos nos anos 1950, foram responsáveis pelo início da modernização do teatro no Ceará.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
O período que vai de 1922 a 1930 é considerado a fase de renovação estética da produção artística brasileira enquanto o período de 1930 a 1945 corresponde à fase de afirmação. O primeiro momento resultou principalmente do contato da arte brasileira com as vanguardas europeias. Considerando essa proposição, assinale a opção que corresponde aos artistas plásticos identificados com as duas fases.
A contar do início da história da humanidade, a arte tem-se mostrado como uma ação presente em todas as manifestações culturais. O homem que desenhou um bisão em uma caverna pré-histórica teve de aprender e construir conhecimentos para expandir essa prática. E, assim, compartilhar com as outras pessoas o que aprendeu. Dessa forma percebe-se que a aprendizagem e o ensino da arte sempre existiram e se transformaram, ao longo da história, conforme as normas e valores estabelecidos, em diferentes ambientes culturais (PCN: Arte, 2000).
Atente para o que se afirma a seguir sobre o ensino da Arte no Brasil:
I. A mudança radical que deslocou o foco de atenção da educação tradicional, centrado apenas na transmissão de conteúdos, para o processo de aprendizagem do aluno também ocorreu no campo do ensino da arte.
II. Na escola tradicional, não eram valorizadas as habilidades manuais, “os dons artísticos", os hábitos de organização e precisão. A arte era considerada como imediatista e utilitária.
III. No início da década de 70, autores responsáveis pela mudança de rumo do ensino de Arte nos Estados Unidos reconheciam que o desenvolvimento artístico é resultado de formas complexas de aprendizagem e que, portanto, não ocorre automaticamente à medida que a criança cresce; é papel do professor propiciar essa aprendizagem por meio da instrução
IV. No início da década de 60, arte-educadores, principalmente americanos, lançaram as bases para uma nova mudança de foco dentro do ensino da Arte, questionando basicamente a ideia do desenvolvimento espontâneo da expressão artística da criança e buscando definir a contribuição específica da arte para a educação humana.
Está correto somente o que se afirma em
A primeira metade do século XX viu coexistirem, lado a lado, duas pedagogias diametralmente opostas em relação ao ensino de arte. Enquanto a livre expressão era disseminada pelo mundo, subsistiam ainda métodos herdados do século XIX. Nos anos 1950, surgiram outras propostas visando ao equilíbrio entre esses dois extremos. A partir desse entendimento sobre o ensino de Artes no século XX, analise as seguintes afirmações:
I. A generalização do laissez-faire, marcado por um fazer livre 'sem consistência' em sala de aula, fez com que a disciplina de arte sofresse grande desprestígio.
II. As contribuições teóricas de Piaget e Gardner afetam negativamente o ensino de arte, reduzindo a relevância e consolidando seu desprestígio como área de conhecimento.
III. No enfoque dos estudos culturais, a cultura popular é vista como um lugar de resistência e conflito, onde se expressam manifestações como a música hip-hop, os fanzines e outras formas de arte que fornecem materiais para reapropriações de seus conteúdos pelas classes trabalhadoras.
IV. Os pilares do DBAE são: a produção artística, a reprodução, a história da arte, a estética e a crítica.
V. Nos anos de 1960 surgem as bases teóricopráticas da Arte-Educação como disciplina (DBAE), procurando associar o fazer artístico aos conhecimentos históricos e estéticos.
É correto somente o que se afirma em
A escola, ao contrário do que possa parecer, não é um local neutro, homogêneo, universal. Cada escola é um lugar repleto de peculiaridades, valores, rituais e procedimentos que lhe são próprios. Ainda que certos elementos estejam presentes de uma maneira aparentemente uniforme, cada escola é também resultado daquilo que cada um dos seus sujeitos (professores, pais, alunos, funcionários, etc.) faz dela. É um lugar de produção, criação e reprodução de cultura, de valores, de saberes: tempo/espaço de encontros, tensões, conflitos, preconceitos. Pensar a escola multicultural é pensar
I. no tratamento dado à cultura que se está defendendo.
II. em um projeto cultural, que apresente às novas gerações uma gama de saberes, conhecimentos e valores.
III. a escola como produtora de toda uma dinâmica cultural que institui visões de homem, de mulher, de mundo e de sociedade.
IV. que nem todos têm potencial para aprender sobre a cultura.
Estão corretas as complementações contidas em
De acordo com a estudiosa da linguagem musical Teca Alencar de Brito (1999) os instrumentos podem-se agrupar pela forma de como produzem o som. Segundo essa classificação, relacione corretamente os instrumentos com os tipos sonoros, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
O ensino de arte encontra-se na área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000), que apresenta como eixo as capacidades de representação e comunicação. Assim, o documento discute as implicações da relação entre os elementos destacando duas grandes áreas, quais sejam:
Conforme os conceitos apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em relação ao conhecimento artístico como produção e fruição, assinale a alternativa incorreta.
A função do Ensino de Arte nas escolas é importante de ser observado por suas múltiplas propostas. No campo da estética, é possível perceber diversos aspectos importantes para a educação, exceto:
As danças folclóricas brasileiras têm diversas características regionais e tipos diferentes, sendo correto afirmar que:
A arte grega helenista possuía em sua expressão escultórica cânones estabelecidos, segundo historiadores, por Policleto. Tais princípios canônicos eram referentes à (ao):
São qualidades fisiológicas do som, exceto:
Rococó é um estilo artístico que se desenvolveu na Europa no século XVIII. Surgiu em 1700, na cidade de Paris, buscando a sutileza em contraposição aos excessos e suntuosidades do Barroco. Espalhou-se pela Europa no século XVIII e chegou à América em meados deste século. Este movimento artístico teve como principal expoente:
Em uma aula, o Professor de Artes poderá apresentar obras de Pablo Picasso aos seus alunos, como a seguir:

Considerando a História da Arte, a obra apresentada representa uma oportunidade para que o Professor de Artes possa explorar a seguinte temática com os alunos:
Um Professor de Artes que trabalha o conteúdo “apoios do corpo humano” com alunos do Ensino Fundamental amplia noções e conceitos acerca do seguinte eixo norteador: