Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Leia atentamente as seguintes afirmações sobre o teatro no Brasil e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) No Brasil do século XVI, o teatro era utilizado como instrumento de catequese pelos jesuítas para instruir religiosamente índios e colonos.

( ) O teatro realista surgiu no final do século XIX e passou a tratar de temas do cotidiano da sociedade da época. Um dos mais importantes autores dessa corrente estética foi Joaquim Manoel de Macedo.

( ) A estreia de Vestido de Noiva, em 1943, peça de Ariano Suassuna sob a direção de Aderbal Filho, é considerada o marco da renovação do teatro brasileiro.

( ) Os grupos chamados Teatro Escola e Teatro Experimental, surgidos nos anos 1950, foram responsáveis pelo início da modernização do teatro no Ceará.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

O período que vai de 1922 a 1930 é considerado a fase de renovação estética da produção artística brasileira enquanto o período de 1930 a 1945 corresponde à fase de afirmação. O primeiro momento resultou principalmente do contato da arte brasileira com as vanguardas europeias. Considerando essa proposição, assinale a opção que corresponde aos artistas plásticos identificados com as duas fases.

A contar do início da história da humanidade, a arte tem-se mostrado como uma ação presente em todas as manifestações culturais. O homem que desenhou um bisão em uma caverna pré-histórica teve de aprender e construir conhecimentos para expandir essa prática. E, assim, compartilhar com as outras pessoas o que aprendeu. Dessa forma percebe-se que a aprendizagem e o ensino da arte sempre existiram e se transformaram, ao longo da história, conforme as normas e valores estabelecidos, em diferentes ambientes culturais (PCN: Arte, 2000).

Atente para o que se afirma a seguir sobre o ensino da Arte no Brasil:

I. A mudança radical que deslocou o foco de atenção da educação tradicional, centrado apenas na transmissão de conteúdos, para o processo de aprendizagem do aluno também ocorreu no campo do ensino da arte.

II. Na escola tradicional, não eram valorizadas as habilidades manuais, “os dons artísticos", os hábitos de organização e precisão. A arte era considerada como imediatista e utilitária.

III. No início da década de 70, autores responsáveis pela mudança de rumo do ensino de Arte nos Estados Unidos reconheciam que o desenvolvimento artístico é resultado de formas complexas de aprendizagem e que, portanto, não ocorre automaticamente à medida que a criança cresce; é papel do professor propiciar essa aprendizagem por meio da instrução

IV. No início da década de 60, arte-educadores, principalmente americanos, lançaram as bases para uma nova mudança de foco dentro do ensino da Arte, questionando basicamente a ideia do desenvolvimento espontâneo da expressão artística da criança e buscando definir a contribuição específica da arte para a educação humana.

Está correto somente o que se afirma em

A primeira metade do século XX viu coexistirem, lado a lado, duas pedagogias diametralmente opostas em relação ao ensino de arte. Enquanto a livre expressão era disseminada pelo mundo, subsistiam ainda métodos herdados do século XIX. Nos anos 1950, surgiram outras propostas visando ao equilíbrio entre esses dois extremos. A partir desse entendimento sobre o ensino de Artes no século XX, analise as seguintes afirmações:

I. A generalização do laissez-faire, marcado por um fazer livre 'sem consistência' em sala de aula, fez com que a disciplina de arte sofresse grande desprestígio.

II. As contribuições teóricas de Piaget e Gardner afetam negativamente o ensino de arte, reduzindo a relevância e consolidando seu desprestígio como área de conhecimento.

III. No enfoque dos estudos culturais, a cultura popular é vista como um lugar de resistência e conflito, onde se expressam manifestações como a música hip-hop, os fanzines e outras formas de arte que fornecem materiais para reapropriações de seus conteúdos pelas classes trabalhadoras.

IV. Os pilares do DBAE são: a produção artística, a reprodução, a história da arte, a estética e a crítica.

V. Nos anos de 1960 surgem as bases teóricopráticas da Arte-Educação como disciplina (DBAE), procurando associar o fazer artístico aos conhecimentos históricos e estéticos.

É correto somente o que se afirma em

A escola, ao contrário do que possa parecer, não é um local neutro, homogêneo, universal. Cada escola é um lugar repleto de peculiaridades, valores, rituais e procedimentos que lhe são próprios. Ainda que certos elementos estejam presentes de uma maneira aparentemente uniforme, cada escola é também resultado daquilo que cada um dos seus sujeitos (professores, pais, alunos, funcionários, etc.) faz dela. É um lugar de produção, criação e reprodução de cultura, de valores, de saberes: tempo/espaço de encontros, tensões, conflitos, preconceitos. Pensar a escola multicultural é pensar

I. no tratamento dado à cultura que se está defendendo.

II. em um projeto cultural, que apresente às novas gerações uma gama de saberes, conhecimentos e valores.

III. a escola como produtora de toda uma dinâmica cultural que institui visões de homem, de mulher, de mundo e de sociedade.

IV. que nem todos têm potencial para aprender sobre a cultura.

Estão corretas as complementações contidas em

De acordo com a estudiosa da linguagem musical Teca Alencar de Brito (1999) os instrumentos podem-se agrupar pela forma de como produzem o som. Segundo essa classificação, relacione corretamente os instrumentos com os tipos sonoros, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

O ensino de arte encontra-se na área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000), que apresenta como eixo as capacidades de representação e comunicação. Assim, o documento discute as implicações da relação entre os elementos destacando duas grandes áreas, quais sejam:

Conforme os conceitos apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em relação ao conhecimento artístico como produção e fruição, assinale a alternativa incorreta.

A função do Ensino de Arte nas escolas é importante de ser observado por suas múltiplas propostas. No campo da estética, é possível perceber diversos aspectos importantes para a educação, exceto:

As danças folclóricas brasileiras têm diversas características regionais e tipos diferentes, sendo correto afirmar que:

A arte grega helenista possuía em sua expressão escultórica cânones estabelecidos, segundo historiadores, por Policleto. Tais princípios canônicos eram referentes à (ao):

São qualidades fisiológicas do som, exceto:

Rococó é um estilo artístico que se desenvolveu na Europa no século XVIII. Surgiu em 1700, na cidade de Paris, buscando a sutileza em contraposição aos excessos e suntuosidades do Barroco. Espalhou-se pela Europa no século XVIII e chegou à América em meados deste século. Este movimento artístico teve como principal expoente:

Em uma aula, o Professor de Artes poderá apresentar obras de Pablo Picasso aos seus alunos, como a seguir:

Considerando a História da Arte, a obra apresentada representa uma oportunidade para que o Professor de Artes possa explorar a seguinte temática com os alunos:

Um Professor de Artes que trabalha o conteúdo “apoios do corpo humano” com alunos do Ensino Fundamental amplia noções e conceitos acerca do seguinte eixo norteador:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282