A ideia de usar o slogan “black is beautiful, foi considerada como “infeliz” pelo jornalista que reconheceu na campanha uma referência ao movimento negro que surgiu nos Estados Unidos, na década de 1960, no qual:
A Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa é hoje a principal referência do ensino da arte no Brasil. A educadora brasileira Ana Mae, foi pioneira na sistematização do ensino de Arte em museus, quando foi diretora do MAC. Essa abordagem é a base da maioria dos programas em Arte-educação no país. A proposta triangular foi o primeiro programa educativo do gênero e consiste no apoio do programa de ensino de Arte em três abordagens para efetivamente construir conhecimentos em Arte e que são:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais uma das habilidades a ser desenvolvida nas aulas de Artes no Ensino Médio é:
A arte indígena representa as tradições de cada uma das comunidades dos povos nativos brasileiros. Os povos da fase Marajoara produziram peças que chamam atenção pela riqueza e complexidade de seus detalhes. Qual foi a produção artística mais característica desse povo?
O patrimônio cultural pode abranger a cultura material e a cultura imaterial, tanto um quanto outro se tratam de elementos produzidos pela sociedade que devem ser perpetuados. Em relação à cultural imaterial pode-se afirmar que:
As imagens de bisões, mamutes, renas, entre outros animais, encontradas em cavernas, nas regiões da Espanha e do sul da França, são representações naturais e vigorosas produzidas pelos homens da Era Glacial. Pesquisadores e arqueólogos atribuem como explicação mais provável para o motivo da produção dessas pinturas:
Assinale a alternativa que apresenta os compositores por ordem de seus nascimentos:
Não é uma das características do Naturalismo no Teatro:
“Se prestarmos atenção a um desenho, veremos que nele há pontos, linhas e cores. As formas em artes visuais são constituídas por pontos, linhas, planos, cores, que chamamos de elementos da linguagem visual. Ao combiná-los entre si, podemos criar imagens."
Sobre o trecho acima podemos afirmar:
A educação estética deverá se preocupar com uma abordagem que:
As danças folclóricas podem ser acompanhadas do canto e de arranjos musicais complexos, assim como há danças folclóricas dramáticas e não-dramáticas. Nesse sentido, no folclore brasileiro há certas danças que se enquadram no tipo de dança dramática, por exemplo:
A segunda fase do modernismo brasileiro é demarcada, em linhas gerais, por um evidente interesse:
No que diz respeito à linguagem artística como comunicação e expressão no âmbito da música, considere as seguintes atividades que podem ser exploradas pelo professor de arte:
I. interpretações de músicas populares e eruditas vivenciando um processo de expressão individual ou grupal, com os alunos dentro e fora da escola;
II. trabalhos com arranjos, improvisações e composições dos próprios alunos baseadas nos elementos da linguagem musical, em atividades que valorizem seus processos pessoais em conexões com suas identidades culturais;
III. experiências com seleção e utilização de instrumentos, materiais sonoros, equipamentos e tecnologias disponíveis em arranjos, composições e improvisações.
Pode ser explorado pelo professor de arte o que consta em
Considere o que se diz a seguir sobre arte afro-brasileira.
I. A arte afro-brasileira trilhou um longo percurso durante séculos, conquistando visível autonomia e criatividade própria na atualidade.
II. A função primordial da arte africana foi produzir valores emocionais para as comunidades às quais pertenceu e que possuíam um saber cultural já estabelecido.
III. A arte africana reproduzia os cânones da arte da Europa, e por isso conseguiu atrair artistas modernos como Picasso e Braque.
IV. Um dos propósitos da arte africana contemporânea, sobretudo a produzida no período pós-colonial é tratar de questões comparativas relativas ao desenvolvimento da arte “branca" ocidental.
Está correto o que se afirma em
No Ceará, a modernização das artes visuais promovida pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas – SCAP – fez surgir pintores e escultores que ocupam importantes espaços no cenário da história da arte brasileira. Assinale a opção em que os dois pintores apresentados são ligados à SCAP.