Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A ideia de usar o slogan “black is beautiful, foi considerada como “infeliz” pelo jornalista que reconheceu na campanha uma referência ao movimento negro que surgiu nos Estados Unidos, na década de 1960, no qual:

A Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa é hoje a principal referência do ensino da arte no Brasil. A educadora brasileira Ana Mae, foi pioneira na sistematização do ensino de Arte em museus, quando foi diretora do MAC. Essa abordagem é a base da maioria dos programas em Arte-educação no país. A proposta triangular foi o primeiro programa educativo do gênero e consiste no apoio do programa de ensino de Arte em três abordagens para efetivamente construir conhecimentos em Arte e que são:

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais uma das habilidades a ser desenvolvida nas aulas de Artes no Ensino Médio é:

A arte indígena representa as tradições de cada uma das comunidades dos povos nativos brasileiros. Os povos da fase Marajoara produziram peças que chamam atenção pela riqueza e complexidade de seus detalhes. Qual foi a produção artística mais característica desse povo?

O patrimônio cultural pode abranger a cultura material e a cultura imaterial, tanto um quanto outro se tratam de elementos produzidos pela sociedade que devem ser perpetuados. Em relação à cultural imaterial pode-se afirmar que:

As imagens de bisões, mamutes, renas, entre outros animais, encontradas em cavernas, nas regiões da Espanha e do sul da França, são representações naturais e vigorosas produzidas pelos homens da Era Glacial. Pesquisadores e arqueólogos atribuem como explicação mais provável para o motivo da produção dessas pinturas:

Assinale a alternativa que apresenta os compositores por ordem de seus nascimentos:

Não é uma das características do Naturalismo no Teatro:

“Se prestarmos atenção a um desenho, veremos que nele há pontos, linhas e cores. As formas em artes visuais são constituídas por pontos, linhas, planos, cores, que chamamos de elementos da linguagem visual. Ao combiná-los entre si, podemos criar imagens."

Sobre o trecho acima podemos afirmar:

A educação estética deverá se preocupar com uma abordagem que:

As danças folclóricas podem ser acompanhadas do canto e de arranjos musicais complexos, assim como há danças folclóricas dramáticas e não-dramáticas. Nesse sentido, no folclore brasileiro há certas danças que se enquadram no tipo de dança dramática, por exemplo:

A segunda fase do modernismo brasileiro é demarcada, em linhas gerais, por um evidente interesse:

No que diz respeito à linguagem artística como comunicação e expressão no âmbito da música, considere as seguintes atividades que podem ser exploradas pelo professor de arte:

I. interpretações de músicas populares e eruditas vivenciando um processo de expressão individual ou grupal, com os alunos dentro e fora da escola;

II. trabalhos com arranjos, improvisações e composições dos próprios alunos baseadas nos elementos da linguagem musical, em atividades que valorizem seus processos pessoais em conexões com suas identidades culturais;

III. experiências com seleção e utilização de instrumentos, materiais sonoros, equipamentos e tecnologias disponíveis em arranjos, composições e improvisações.

Pode ser explorado pelo professor de arte o que consta em

Considere o que se diz a seguir sobre arte afro-brasileira.

I. A arte afro-brasileira trilhou um longo percurso durante séculos, conquistando visível autonomia e criatividade própria na atualidade.

II. A função primordial da arte africana foi produzir valores emocionais para as comunidades às quais pertenceu e que possuíam um saber cultural já estabelecido.

III. A arte africana reproduzia os cânones da arte da Europa, e por isso conseguiu atrair artistas modernos como Picasso e Braque.

IV. Um dos propósitos da arte africana contemporânea, sobretudo a produzida no período pós-colonial é tratar de questões comparativas relativas ao desenvolvimento da arte “branca" ocidental.

Está correto o que se afirma em

No Ceará, a modernização das artes visuais promovida pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas – SCAP – fez surgir pintores e escultores que ocupam importantes espaços no cenário da história da arte brasileira. Assinale a opção em que os dois pintores apresentados são ligados à SCAP.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282