Segundo Rudolf Laban (1978), o espaço contém as direções e as extensões. Assinale a seguir a nomenclatura das extensões.
Segundo o Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO Ampliado), com relação ao componente arte, assinale a alternativa correta.
No que tange ao Documento Curricular para Goiás – Ampliado, assinale a alternativa correta.
De acordo com o Documento Curricular para Goiás – Ampliado, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que indica os três eixos da abordagem triangular.
Conforme esse texto de Carlos Giulio Argan, a maior ruptura
ocorrida desde o surgimento do movimento do
impressionismo, no que concerne aos movimentos artísticos
anteriores, relaciona-se à
Tendo em vista o tema do texto, os dois princípios que fundamentam o conceito de aura de uma obra de arte são a
Qual artista, residente em Goiânia, foi convidado recentemente pelas curadoras Glaucea Helena de Britto e Lilia Moritz Schwarcz, para expor as próprias obras no biênio de programação do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), dedicado às Histórias brasileiras?
Em 1790, Immanuel Kant publicou a sua célebre Crítica da faculdade de julgar, por meio da qual o filósofo propõe uma reatualização do sistema de classificação das artes segundo a
sua natureza, dividida em três categorias: as “artes da expressão das ideias”, as “artes da palavra” e, finalmente, a “arte do belo jogo das sensações”, que se relaciona à música e à arte das cores. Com base no modelo implantado desde o século 8, o modelo em vigor até então separava, de um lado, as ditas sete artes liberais, divididas entre o trivium [ciências da linguagem] e o quadrivium [ciências dos números].
A esse respeito, a atividade que fazia parte do grupo do quadrivium é a
Música é a arte de combinar sons simultânea e sucessivamente, com ordem, equilíbrio e proporção dentro do tempo. Quais são as principais partes que constituem a música?
Em música, o que é dinâmica?
O período barroco sucedeu imediatamente o
Na segunda metade do século 19, a ópera também ganhou força no Brasil, a partir do que foi o primeiro movimento nacionalista.
A esse respeito, assinale a alternativa correspondente ao maior compositor de óperas do País
Famoso compositor brasileiro que, na primeira metade do século 20, por volta de 1930-1932, teve papel preponderante tanto na implantação do canto orfeônico no Brasil quanto no seu ensino. Também foi designado para organizar e dirigir a Superintendência de Educação Musical e Artística (Sema).
Essas informações remetem ao compositor