O caminho percorrido pelo documento desde a sua produção ou recepção no protocolo central até o cumprimento de sua função administrativa é denominado
Em uma tabela de temporalidade, a fase corrente dos documentos está representada pelo campo informado na alternativa:
De acordo com a Lei de Acesso à Informação, cabe aos órgãos e às entidades do poder público, observados as normas e os procedimentos específicos aplicáveis,
assegurar a
Para garantir o recebimento dos documentos arquivísticos digitais selecionados para preservação, algumas atividades têm como objetivos a autenticidade e a acessibilidade contínuas desses documentos, EXCETO:
A Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 18/11/2011) determina que os sítios de órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem para fornecer, no âmbito de suas competências, informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas, sendo obrigatória a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet). Esses sítios deverão, na forma do regulamento, atender, entre outros, aos requisitos elencados abaixo. Marque a opção que apresenta INCORREÇÃO de acordo com o texto da lei.
A NOBRADE estabelece diretivas para a descrição de documentos arquivísticos no Brasil compatíveis com as normas internacionais em vigor, como a ISAD ( G ) e ISAAR (CPF), e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. Em relação à descrição arquivística, considere as afirmações abaixo:
I – Nem todos os níveis precisam ser implementados.
II – Dentre os itens obrigatórios estão: código de referência; título; data(s); nível de descrição; dimensão e suporte; nome(s) do(s) produtor(es); condições de acesso somente para descrições em níveis 0 e 1.
III – Itens documentais (nível 5) só poderão ser descritos como parte integrante de dossiês/ processos.
Está CORRETA a alternativa:
Dentre as assertivas abaixo para o tratamento de arquivos permanentes, independente de seu suporte, qual alternativa NÃO condiz com princípios, conceitos e solução para o tratamento adequado a esses arquivos:
Alguns fatores determinam o recolhimento dos acervos. Nas alternativas abaixo, qual característica NÃO se encaixa nesse rol de fatores:
A etapa na gestão de documentos em que é tomada a decisão por seu arquivamento ou por sua eliminação é a
De acordo com o Decreto 8.539/15, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, “a unidade de registro de informações, independentemente do formato, do suporte ou da natureza", é a definição de:
Conforme a teoria das três idades, os documentos de arquivo passam por fases distintas e sucessivas durante seu ciclo vital, de acordo com a frequência de uso e a identificação de seus valores. Trata-se das fases corrente, intermediária e permanente.
Considerando-se as características dos documentos em cada uma de suas fases, assinale a alternativa correta.
Sobre o método alfabético de arquivamento, considere as seguintes afirmativas:
1 - Os artigos e preposições são considerados parte integrante do último sobrenome.
2 - Os nomes que exprimem grau de parentesco não são considerados parte integrante do último sobrenome.
3 - Nomes orientais (japoneses, chineses e árabes) são ordenados (registrados) como se apresentam, na ordem direta.
4 - Nomes de firmas, empresas, instituições e órgãos governamentais devem ser registrados como se apresentam (ordem direta).
Assinale a alternativa correta.
Julgue o item , relativo às noções de arquivologia. Os documentos em tramitação são mantidos nos arquivos intermediários.
Julgue o item , relativo às noções de arquivologia. Para as massas documentais acumuladas, o instrumento de avaliação utilizado é a tabela de temporalidade.
Quanto aos requisitos de arquivamento, protocolo e expedição de documentos, julgue o item. O arquivo deve garantir a fidedignidade das informações fornecidas.