Analise a caracterização a seguir.
Trata-se de gêneros textuais utilizados nas organizações públicas e muito usados nas comunicações internas oficiais. De linguagem simples, não é adequado o uso de preciosismos ou terminologias excessivamente técnicas nesse tipo de documento. Serve para transmitir informações para funcionários de uma mesma unidade ou local. Muito ágil e pouco burocrático, nele devem constar: destinatário, emissor, assunto ou referência, data, mensagem, fecho e assinatura.
Essa é a caracterização de
Em relação ao ciclo vital dos documentos e sua função arquivística, marque V para as afimativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O arquivo corrente abriga documentos durante seu uso funcional, administrativo, jurídico e sua utilização está ligada às razões pelas quais foram criados.
( ) A terceira idade do ciclo vital de documentos compreende o período de 25 (vinte e cinco) ou 30 (trinta) anos contados da produção do documento ou do fim de sua tramitação.
( ) A permanência de documentos no arquivo intermediário depende da sua tipologia e principalmente da vigência, e ficam armazenados no respectivo órgão gerador por no máximo 03 (três) anos.
( ) Na segunda fase do ciclo vital, os documentos são submetidos às tabelas de temporalidade, que determinam seus prazos de vigência segundo as respectivas tipologias e funções.
( ) A função primordial dos arquivos permanentes é classificar e eliminar documentos públicos, após o cumprimento das razões pelas quais foram gerados.
Assinale a sequência correta.
Dificilmente se emprega um único método na organização de documentos, pois existem especificidades que precisam ser atendidas. Em relação ao sistema indireto de arquivamento, que item está correto?
Sobre a temática de arquivo e documentação, relacione a coluna 1 à coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
De acordo com as diretrizes para avaliação de documentos digitais com fins de preservação permanente, avalie os itens abaixo e encontre aquele que está INCORRETO.
Na perspectiva da gestão de documentos, o diagnóstico é um trabalho que antecede às funções arquivísticas. Uma de suas etapas é o diagnóstico institucional que, segundo Lopes (2000), deve abranger vários itens, alguns elencados abaixo, porém um deles NÃO está adequado a esse momento. Identifique-o:
Abaixo encontram-se afirmativas acerca das funções arquivísticas. Julgue-as e selecione a CORRETA:
Considerando que o documento arquivístico é definido como qualquer documento produzido ou recebido por pessoa física ou jurídica no curso de uma atividade prática como um instrumento e subproduto de tal atividade, existem diretrizes que objetivam fornecer recomendações para a produção e manutenção de materiais digitais confiáveis em geral, e de documentos arquivísticos em particular. Das opções abaixo, marque a opção que está INCORRETA:
Segundo Bellotto (2014), quanto ao Princípio de Respeito aos Fundos, constituem os pilares da arquitetura orgânica dos documentos de arquivos:
O prazo precaucional dos conjuntos documentais deverá ser cumprido nos arquivos:
A gestão de documentos deve ser vista como um macroprocesso, em que deve ser tomada uma série de medidas administrativas para a racionalização e a obtenção de economia e eficiência nos procedimentos de gerenciamento de arquivos organizacionais. Constituem objetivos da gestão de documentos, exceto:
Com relação ao arquivamento, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores, para efeitos futuros.
( ) Considerando a natureza da entidade que criou o arquivo, ele pode ser classificado em público, institucional, comercial ou pessoal.
( ) No arquivo intermediário se encontram os documentos que perderam o valor administrativo e cujo uso deixou de ser frequente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Julgue o item
Entre as vantagens da manutenção de um sistema central de protocolo, cita‐se a constituição de conjuntos arquivísticos mais completos
Com base na legislação e nos princípios da arquivologia, julgue o item
Conforme a legislação arquivística, caso ocorra a junção de dois ministérios, criando‐se um órgão, os documentos dos órgãos extintos deverão ser entregues para o arquivo público.
Com base na legislação e nos princípios da arquivologia, julgue o item
Os documentos produzidos por pessoas jurídicas de natureza não pública são considerados como arquivos privados. Mesmo que um desses arquivos seja identificado como de interesse público e social, o acesso a esses documentos dependerá de autorização do proprietário ou do possuidor do arquivo.