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Folha de respostas:

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No que se refere a arquivamento e a procedimentos administrativos, julgue:

A finalidade de um arquivo é apenas a de servir à administração de uma instituição pública.

Sobre a Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011), analise os itens abaixo:

I. Considera-se primariedade a qualidade da informaçã coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.
II. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência.
III. Considera-se integridade a qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino.

Assinale

O setor de Protocolo é, comumente, o setor responsável pelo recebimento, registro,distribuição, controle da tramitação e expedição dedocumentos. Acerca desse assunto, assinale aalternativa incorreta.

Relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo:

Coluna 1
1. Arquivamento
2. Correspondência
3. Processo
4. Protocolo
5. Tramitação

Coluna 2 Descrição
(  ) É a movimentação do documento/processo de uma unidade organizacional para outra.
(  ) É a forma de comunicação escrita que é estabelecida entre pessoas – físicas ou jurídicas – para tratar de assuntos de mútuo interesse.
(  ) É o conjunto de procedimentos que culmina com a guarda de um documento/processo em um Arquivo Setorial ou Central.
(  ) É a unidade junto ao Senado Federal encarregada dos procedimentos com relação às rotinas de recebimento, registro, autuação de processos, tramitação e expedição de documentos.
(  ) É o documento ou o conjunto de documentos que exige um estudo mais detalhado, bem como procedimentos expressados por despachos, pareceres técnicos, anexos ou, ainda, instruções para pagamento de despesas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Independentemente do tipo de arquivo com que se deseja trabalhar e da instituição na qual se encontra este setor de arquivo, deve-se primeiramente
conhecer a organização e o ambiente de trabalho, identificando assim os diversos setores e a hierarquia, objetivando determinar os tipos de documentos e seu fluxo na organização.

Diante disso, assinale a alternativa que descreve as etapas da organização de arquivos.

Método de Arquivamento é uma sequência de operações que determina a disposição dos documentos de um arquivo ou coleção, uns em relação aos outros, e a identificação de cada unidade. Em relação aos métodos de arquivamento, assinale a alternativa incorreta:

Em relação às técnicas de arquivamento documental, é certo dizer que o método de arquivamento em que o principal elemento é o assunto, de modo que o método de ordenação tem por eixo os assuntos presentes nos documentos é o método:

segunda fase básica da gestão de documentos refere-se

São exemplos de tipologias documentais, exceto:

Acerca da Microfilmagem aplicada aos arquivos, julgue as frases abaixo.

  1. A microfilmagem é a única mídia amparada por lei.
  2. A microfilmagem auxilia na redução do volume do acervo e facilita o acesso à informação.
  3. A microfilmagem se dá por meio da captação da imagem mediante processo fotográfico.

Estão corretas as seguintes proposições:

"A partir da segunda metade do século XX, o ciclo de vida dos documentos passa a incorporar a teoria das três idades. Essa teoria estabelece períodos distintos para os documentos produzidos e acumulados nas instituições. Documentos percorrem um trajeto na
instituição ao longo do tempo, passando por três períodos: a fase corrente, a fase intermediária e a fase permanente. No âmbito da dessas três etapas do ciclo de vida dos documentos, o valor do documento é definido identificando-se os valores entre primário ou secundário." (AGANETTE, E. C.; TEIXEIRA, L. M.D.; ALMEIDA, M. B. A prática arquivística e a gestão do conteúdo organizacional:
relato de experiência em empresa do setor energético. In.Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.8, n.1, jan./jun. 2015, p.87-88).

A partir da leitura do trecho acima, julgue os excertos abaixo:

I. O valor primário refere-se à qualidade de um documento tendo como base o seu uso imediato e administrativo,

O QUE

II. Estaria ligado à razão de ser do documento.

Quando desejamos ordenar a documentação de acordo com a divisão geográfica da repartição, órgão ou instituição, qual método de arquivamento é o mais indicado?

Leia as afirmações abaixo que tratam sobre noções, conceito e objetivos do arquivo e marque a afirmação INCORRETA.

Um interessado apresentou pedido de acesso a informações não sigilosas e que não são de acesso universal a determinada autarquia, por meio legítimo, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (Lei n° 12.527 de 18 de novembro de 2011). Considerando-se apenas os dados fornecidos, a referida autarquia, possuindo a informação e não sendo caso de recusa do acesso pretendido, deverá autorizar ou conceder o acesso

As guias divisórias dos arquivos têm a finalidade de facilitar a busca de documentos e seu posterior arquivamento. Quanto à sua função, a subdivisão da guia secundária denomina-se guia

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