A ISAD(G), de acordo com a apresentação da NOBRADE, trata apenas da macroestrutura do processo descritivo, razão por que
A ação pela qual um documento é incorporado a determinado processo judicial, passando a fazer parte integrante dele, em caráter definitivo, e perdendo a autonomia que antes possuía, configura
Os ofícios expedidos por ministros de Estado para autoridades de idêntica hierarquia recebem o nome de
Filme, gravação, edital, livro e relatório de prestação de contas constituem exemplos, respectivamente, de
A organização de documentos, atividade cada vez mais importante nas instituições, possibilita a tomada de decisão segura e o atendimento rápido das demandas dos usuários. Considerando essa informação, julgue os próximos itens, referentes a arquivologia.
O uso simultâneo de microfilmagem e digitalização consiste em solução viável para o arquivamento de grandes massas documentais com longos prazos de guarda. A microfilmagem contempla o aspecto de comprovação legal, e a digitalização possibilita acesso rápido e múltiplo aos documentos.
Entre os procedimentos que correspondem ao Arquivo Permanente, está diretamente relacionado à elaboração dos instrumentos de pesquisa o(a)
De acordo com a Lei de Arquivos (Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991), gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente, bem como:
O ato de passar os documentos arquivísticos do arquivo corrente para o arquivo intermediário é denominado:
Para que um arquivo, em todos os estágios de sua evolução (corrente, intermediário e permanente) possa cumprir seus objetivos, torna-se indispensável a formulação de um plano arquivístico que tenha em conta tanto as disposições legais como as necessidades da instituição a que pretende servir. Na organização dos arquivos, essa fase se denomina
Segundo a classificação dos arquivos, baseando-se na criação de agrupamento, podemos classificar: I. classificação funcional, classificação orgânica e classificação por materiais; II. classificação funcional, classificação orgânica e classificação por gênero; III. classificação funcional e classificação orgânica; IV. classificação funcional, classificação orgânica e classificação explicita; V. classificação funcional, classificação por gênero e classificação matricial. Está correto apenas o item
Receber documentos, fazer seu registro e controlar sua tramitação constituem os serviços de protocolo.Guardá-los ou recolhê-los seguindo as técnicas de arquivamento é denomonado arquivo de documentos. Os documentos de consulta frequente, produzidos ou recebidos, devem ser guardados no:
Os arquivos considerados de guarda permanente acumulados pelo Ministério do Trabalho e Emprego devem ser recolhidos ao:
O arquivo corrente é tanto o conjunto de documentos que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, quanto a unidade responsável pelos mesmos. Os setores próprios dos arquivos correntes, conforme distingue Marilena Leite Paes (2005), são:
Na ocasião em que se organizam os documentos no arquivo permanente, a constituição de um fundo é identificada porque seu produtor possui:
Para fins de estudo, os arquivos podem ser classificados como: