O controle do fluxo de documentos de uma instituição desde sua criação até a destinação final chama-se
Para organizar um arquivo, é necessário conhecer a nomenclatura dos elementos que fazem parte dele. (MEDEIROS, João Bosco & HERNANDES, Sonia. Manual da Secretária. Técnicas de Trabalho. Editora Atlas. São Paulo.) Analise as expressões seguintes:
I. Acervo é o conjunto de documento de um arquivo.
II. Acesso é a possibilidade de consulta aos documentos de um arquivo.
III. Arquivista é o profissional de arquivo. Deve ter curso superior.
IV. Arquivologia é a ciência que trata dos arquivos públicos e suas especificações.
Marque SOMENTE a informações corretas.
Qual, dos seguintes documentos, é o mais apropriado para melhor indicar a localização física de documentos em uma grande sala de arquivos?
Constituem métodos de arquivamento:
Para a microfilmagem de arquivos oficiais, a legislação brasileira
De acordo com a Norma Brasileira de Descrição (Nobrade),
Ao conjunto de informações que visam caracterizar uma unidade de descrição, nos instrumentos de pesquisa, dá- se o nome de
Como cópia autêntica feita por pessoa possuidora de fé pública, diz-se que a certidão é de inteiro teor quando
O arquivo corrente distingue-se dos arquivos das demais fases por
A ideia de que o arquivo é uma formação espontânea, natural, progressiva e sedimentar, conforme o caracterizou Elio Lodolini, fundamenta o princípio da
Sobre a informatização do processo judicial, no âmbito da Justiça do Trabalho, é correto afirmar que
No processo de avaliação, o instrumento que determina prazos para transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suporte de documentos chama-se
A tabela de temporalidade é instrumento utilizado
A fim de facilitar sua consulta, os prontuários dos servidores de um órgão público são armazenados em pastas suspensas e ordenados pelo método alfabético. Considere os nomes dos funcionários abaixo relacionados e indique a sequência em que devem ficar seus respectivos prontuários.
I. Jair de Moraes Neto
II. Odair de Morais
III. José de Morais Filho
IV. Antônio de Moraes Carvalho
V. Joaquim da Silva Moreira
VI. Carlos Moura
VII. Beatriz Moreira
VIII. Ana Beatriz Moreira de Morais
Os documentos públicos e notariais podem ser divididos em categorias. À categoria de documentos dispositivos refere-se o(a)