Rondinelli, ao tratar das partes constituintes do documento arquivístico, recorre às definições apresentadas pela Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do CONARQ e identifica uma hierarquia contendo cinco tipos de contexto. Identifique entre as opções abaixo a que se refere a definição de contexto jurídico administrativo:
Leia o texto a seguir:
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas.
Conjunto de documentos utilizados no prosseguimento das atividades administrativas, jurídicas e funcionais. Tem maior frequência de consulta:
Acerca da gestão de informações e de documentos e dos métodos
de arquivamento, julgue os itens a seguir.
O procedimento denominado codificação consiste na
determinação da entrada de documentos e das referências
cruzadas que serão atribuídas a esses documentos.
Acerca da gestão de informações e de documentos e dos métodos
de arquivamento, julgue os itens a seguir.
Entre as etapas do arquivamento de documentos inclui-se a
ordenação, fase na qual os documentos são organizados de
acordo com a classificação e a codificação estabelecidas na
instituição.
Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa
correta.
I. Arquivo e biblioteca trabalham com o mesmo objeto,
mas possuem características que os diferenciam. O
arquivo guarda e organiza os documentos com objetivo
funcional e a biblioteca organiza a informação para fins
culturais.
II. As informações orgânicas são organizadas e
conservadas nos arquivos, enquanto informações não
orgânicas são conservadas nas bibliotecas.
Na análise de documentos de arquivo pode-se identificar em cada documento diversos elementos que o caracterizam. Assinale abaixo a alternativa que não contém um desses elementos que o caracterizam.
Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa
correta.
I. Os insetos causam danos de grande intensidade aos
acervos. Essa ação destrutiva é maior nas regiões de
clima tropical.
II. O arquivo deve controlar a umidade e temperatura do
ambiente, de acordo com a documentação mantida em
seu acervo. Normalmente a umidade ideal gira em torno
de 85% e a temperatura 30°
Conforme sua organização, utilização ou finalidade, a documentação pode apresentar-se nas seguintes formas:
1) financeira.
2) comercial.
3) científica.
4) digital.
5) oficial.
Estão corretas, apenas:
Para organizar um arquivo utilizando o método alfabético, considerando as regras da alfabetação, ordene de 1 a 5 os nomes listados abaixo.
( ) Ana Maria Santa Clara
( ) Paulo Carlos Filho.
( ) Li Yutang.
( ) Guilherme di Capri.
( ) Daniel De La Rua.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
De acordo com a Portaria Normativa nº 05, de 19 de dezembro de 2002, processo é o documento ou o conjunto de documentos que exige um estudo mais detalhado, bem como procedimentos expressados por despachos, pareceres técnicos, anexos ou, ainda, instruções para pagamento de despesas; assim, o documento é protocolado e autuado pelos órgãos autorizados a executar tais procedimentos. Ana Maria atua numa instituição pública federal. Responsável pela abertura e tramitação de um processo, percebeu ser necessária a juntada de dois processos. Compreendendo a distinção exata e correta entre Juntada por Apensação e por Anexação, Ana Maria optou pela:
Considere a seguinte situação hipotética.
Cidadão solicita informação ao Serviço de Informação ao
Cidadão do Município de Mogi das Cruzes e é constatado que
a informação requerida foi classificada como secreta, tendo
transcorrido 6 (seis) anos desde a classificação. Nesse caso,
observando o constante da Lei de Acesso à Informação, deve
o Serviço Municipal de Informação ao Cidadão
Qual a melhor definição para o conceito de arquivo:
Levando em consideração o método alfabético e as regras de alfabetação, assinale a alternativa incorreta.