Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 5208 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Rondinelli, ao tratar das partes constituintes do documento arquivístico, recorre às definições apresentadas pela Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do CONARQ e identifica uma hierarquia contendo cinco tipos de contexto. Identifique entre as opções abaixo a que se refere a definição de contexto jurídico administrativo:

Leia o texto a seguir:

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas.

Conjunto de documentos utilizados no prosseguimento das atividades administrativas, jurídicas e funcionais. Tem maior frequência de consulta:

Acerca da gestão de informações e de documentos e dos métodos

de arquivamento, julgue os itens a seguir.

O procedimento denominado codificação consiste na

determinação da entrada de documentos e das referências

cruzadas que serão atribuídas a esses documentos.

Acerca da gestão de informações e de documentos e dos métodos

de arquivamento, julgue os itens a seguir.

Entre as etapas do arquivamento de documentos inclui-se a

ordenação, fase na qual os documentos são organizados de

acordo com a classificação e a codificação estabelecidas na

instituição.

Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Arquivo e biblioteca trabalham com o mesmo objeto, mas possuem características que os diferenciam. O arquivo guarda e organiza os documentos com objetivo funcional e a biblioteca organiza a informação para fins culturais.
II. As informações orgânicas são organizadas e conservadas nos arquivos, enquanto informações não orgânicas são conservadas nas bibliotecas.

Na análise de documentos de arquivo pode-se identificar em cada documento diversos elementos que o caracterizam. Assinale abaixo a alternativa que não contém um desses elementos que o caracterizam.

Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Os insetos causam danos de grande intensidade aos acervos. Essa ação destrutiva é maior nas regiões de clima tropical.
II. O arquivo deve controlar a umidade e temperatura do ambiente, de acordo com a documentação mantida em seu acervo. Normalmente a umidade ideal gira em torno de 85% e a temperatura 30°

Conforme sua organização, utilização ou finalidade, a documentação pode apresentar-se nas seguintes formas:
1) financeira.
2) comercial.
3) científica.
4) digital.
5) oficial.
Estão corretas, apenas:

Para organizar um arquivo utilizando o método alfabético, considerando as regras da alfabetação, ordene de 1 a 5 os nomes listados abaixo.

( ) Ana Maria Santa Clara

( ) Paulo Carlos Filho.

( ) Li Yutang.

( ) Guilherme di Capri.

( ) Daniel De La Rua.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

O texto acima se refere a:

De acordo com a Portaria Normativa nº 05, de 19 de dezembro de 2002, processo é o documento ou o conjunto de documentos que exige um estudo mais detalhado, bem como procedimentos expressados por despachos, pareceres técnicos, anexos ou, ainda, instruções para pagamento de despesas; assim, o documento é protocolado e autuado pelos órgãos autorizados a executar tais procedimentos. Ana Maria atua numa instituição pública federal. Responsável pela abertura e tramitação de um processo, percebeu ser necessária a juntada de dois processos. Compreendendo a distinção exata e correta entre Juntada por Apensação e por Anexação, Ana Maria optou pela:

Considere a seguinte situação hipotética.

Cidadão solicita informação ao Serviço de Informação ao

Cidadão do Município de Mogi das Cruzes e é constatado que

a informação requerida foi classificada como secreta, tendo

transcorrido 6 (seis) anos desde a classificação. Nesse caso,

observando o constante da Lei de Acesso à Informação, deve

o Serviço Municipal de Informação ao Cidadão

Qual a melhor definição para o conceito de arquivo:

Levando em consideração o método alfabético e as regras de alfabetação, assinale a alternativa incorreta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282