Na avaliação documental, os documentos que apresentam interesse cultural, científico, tecnológico ou histórico são considerados como de valor:
Um serviço essencial é o registro de entrada e de saída de
documentos na escola. Para isso, é necessário o uso diário de um
livro de registros, pois somos seres humanos e a nossa memória
costuma falhar. Com registros escritos, podemos esclarecer
dúvidas, atestar a expedição e recebimento de documentos.
SOUSA, R. M. Técnicas de redação e arquivo. Brasília: Universidade de Brasília, 2007 p. 48
O texto refere-se ao livro de
A organização deste quadro de informações com os nomes das
alunas pressupõe a aplicação de um arquivamento com base no
método
Assinale a alternativa que identifica uma das atividades desenvolvidas nos arquivos correntes.
Várias são as funções do ARQUIVO, EXCETO:
No que se refere às atividade de PROTOCOLO pode-se afirmar como INCORRETO: correspondência no original e nas cópias é dispensável, preparar os envelopes, expedir as cópias e encaminhar o original ao setor de arquivamento.
Assinale a alternativa correta, considerando o disposto
na Lei no 12.527, de 18/11/2011, sobre recursos no
procedimento de acesso à informação:
Assinale a alternativa correta, considerando o disposto
na Lei no 12.527, de 18/11/2011, sobre restrição de
acesso a informações pessoais, relativas à intimidade,
vida privada, honra e imagem:
Na Idade Média, a entidade que manteve sob a sua custódia os grandes depósitos de arquivos, concorrendo de maneira significativa para a preservação do patrimônio documental, foi:
A Comissão Hoover (1946) aprimorou o trabalho de Charles Dewey, elaborando os conceitos referentes à
O Decreto n° 8.539, de 8 de outubro de 2015, em seu artigo 15, dispõe que deverão ser associados elementos descritivos aos documentos digitais que integram processos eletrônicos, a saber:
Entre as funções arquivísticas, três são consideradas por Lopes (1996) como o “coração das práticas arquivísticas”. São elas:
O processo de captura digital da imagem de documentos físicos permanentes deverá ser realizado com o objetivo de:
A reunião de espécies documentais que se assemelham por suas características essenciais é denominada “tipo documental”. Na análise tipológica, são considerados os seguintes itens:
Hoje, o profissional de informação agrega conhecimentos e responsabilidades, interagindo no processo decisório de gerência e preservação de acervos. Este conjunto de ações planejadas é denominado: