Na indexação, o processo que visa manter a padronização do termo empregado para representar um ponto de acesso é conhecido como
A conservação preventiva dos documentos depende, em grande parte, das condições ambientais. A esse respeito é correto afirmar:
A empresa Arquitetos e Associados S.A. possui seu arquivo organizado pelo método alfabético que classifica o nome do cliente, o número do respectivo projeto, o nome da cidade e o endereço. Não consta o nome do Estado. Hoje, surgiu a necessidade de saber em qual Estado brasileiro a empresa possui maior número de projetos em andamento e o método atual não atende. Será preciso incluir o nome do Estado e reordenar o arquivo de projetos. Entre os métodos de arquivamento lisados a seguir, qual é o indicado para atender à necessidade que surgiu hoje na empresa?
De acordo com o artigo 3º da Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, também conhecida como a Lei de Arquivos, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, considera-se a “Gestão de Documentos” como: “o conjunto de ______________ e operações técnicas referentes à produção, tramitação, _____________, avaliação e arquivamento de documentos nas fases ______________ e _______________, visando sua eliminação ou recolhimento para guarda ________________”. Complete a sentença com os vocábulos que correspondem à afirmativa disposta acima:
A Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias – ISAAR (CPF) – está baseada na forma normalizada do nome, combinada com outros elementos informativos que permitem identificar e descrever a entidade mencionada e que podem também remeter a outros registros de autoridade relacionados.
Assinale a opção que sintetiza o escopo de descrição da ISAAR (CPF).
A Norma Brasileira de Descrição Arquivística estabelece diretivas para a descrição de documentos arquivísticos e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. Seu objetivo é garantir descrições consistentes, apropriadas e autoexplicativas.
O campo em que o profissional deve indicar o local de produção da unidade de descrição para a identificação da localidade, denomina-se
A gestão de documentos no Poder Executivo Federal brasileiro, incluindo a orientação técnica e a aprovação dos instrumentos de avaliação e classificação, é uma competência do
Assinale a opção que indica a denominação do serviço arquivístico encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos, dentro de um programa de gestão de documentos.
Dentro do conceito de gestão de documentos, sobre os tipos de arquivo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Arquivo corrente é o conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, por seu valor primário, é objeto de consulta frequente pelo órgão ou entidade que o produziu e ao qual compete sua administração.
( ) Arquivo intermediário é o conjunto de documentos originários de arquivos correntes com uso muito frequente pelo órgão ou entidade que o produziu e que aguarda eliminação.
( ) Arquivo permanente é o conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor secundário.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
Com relação ao escopo da gestão de documentos, analise as afirmativas a seguir.
I. Determina os documentos que devem ser conservados em caráter permanente e os que devem ser eliminados a curto, médio e longo prazo, resultando em eficiência e economia de tempo e espaço, na racional utilização de recursos e na redução da massa documental produzida.
II. Exige planejamento, organização, coordenação e controle de pessoal, espaço físico, equipamentos, instalações, material e recursos financeiros.
III. Implica em realizar a descrição arquivística dos documentos produzidos por um órgão ou entidade no desempenho de suas funções e atividades.
Está correto o que se afirma em
No trabalho de gestão de documentos, a classificação é um recurso fundamental.
Sobre a classificação arquivística, analise as afirmativas a seguir.
I. Organiza os documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo.
II. Analisa e identifica o conteúdo de documentos e seleciona a categoria de assunto sob a qual possam ser recuperados, podendo-se atribuir códigos.
III. Atribui aos documentos seus valores primários e secundários.
Está correto o que se afirma em
O elemento de identificação cronológica em que são mencionados os anos de início e término do período abrangido pelos documentos de um processo, dossiê, série, fundo ou coleção, é denominado
A respeito da gestão eletrônica de documentos, julgue o item que se segue.
Documentos eletrônicos, ao contrário dos convencionais, não podem ser considerados completos em relação à sua forma intelectual somente pela inclusão de data e assinatura.
Documento arquivístico é um conjunto de dados estruturados, apresentados em uma forma fixa, representando um conteúdo estável, produzido ou recebido por pessoa física ou jurídica (pública ou privada), no exercício de uma atividade, em observância aos requisitos normativos da atividade à qual esteja relacionado, e preservado como evidência da realização dessa atividade.
Vanderlei Batista dos Santos. A arquivística como disciplina científica: princípios, objetivos e objetos. Salvador: 9Bravos, 2015 (com adaptações).
A partir do fragmento de texto apresentado, julgue o item a seguir, acerca de noções de arquivística.
Em geral, documentos arquivísticos são reflexos de atividades administrativas, legais ou fiscais.
De acordo com a Lei n.º 8.159/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências, julgue o item que se segue.
O trajeto da documentação, que inclui sua tramitação até sua destruição ou destinação à guarda permanente, de acordo com suas funções, corresponde ao ciclo vital do documento.