Com relação às cartas patrimoniais, julgue o item seguinte.
A Carta de Veneza foi elaborada com base na teoria do restauro científico.
Acerca de aspectos históricos da restauração, julgue o item subsequente.
As bases da restauração contemporânea foram estabelecidas no século XIX, sob a perspectiva de mudanças e evoluções ocorridas na época.
Em resultado de parcerias entre o GCI (Getty Conservation Institute) e outras instituições americanas, foi publicada, na década de 90 do século passado, uma série de diretrizes para o diagnóstico de conservação em museus. Desde então, tanto museus quanto outras instituições no Brasil têm se baseado nesse modelo para verificar a situação de suas coleções. A partir dessas informações, julgue o item a seguir, a respeito da avaliação e diagnóstico de bens móveis.
No diagnóstico de conservação deve haver integração entre edifício, coleções e questões organizacionais.
Julgue o item que se segue, relativo a técnicas, materiais e procedimentos de intervenção em bens móveis e integrados.
A desinfestação de têxteis, a dessalinização de cerâmicas, a desacidificação de papel, a desidratação de materiais arqueológicos úmidos, a estabilização de metais corroídos e a consolidação de pinturas de murais são exemplos de conservação curativa.
Toda a atuação do conservador/restaurador deve ser orientada pelo absoluto respeito ao valor e ao significado estético e histórico, bem como à integridade física dos bens culturais que lhe sejam afetos.
Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER).
Código de ética do conservador/restaurador, 2013 (com adaptações).
Considerando os princípios éticos da profissão de conservador/restaurador, julgue o item subsequente.
O conservador/restaurador deve esgotar todas as possibilidades relativas à conservação preventiva antes de intervir em quaisquer bens culturais.
Toda a atuação do conservador/restaurador deve ser orientada pelo absoluto respeito ao valor e ao significado estético e histórico, bem como à integridade física dos bens culturais que lhe sejam afetos.
Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER).
Código de ética do conservador/restaurador, 2013 (com adaptações).
Considerando os princípios éticos da profissão de conservador/restaurador, julgue o item subsequente.
É obrigação do conservador/restaurador realizar intervenções que impeçam outras opções de tratamentos no futuro, com vistas a evitar gastos de mais recursos públicos com a restauração do mesmo bem.
A respeito do plano de gestão de riscos para a conservação de artefatos, coleções e acervos, julgue o item a seguir.
Os métodos utilizados por museus para reduzir os riscos ao patrimônio podem ser classificados em uma destas cinco fases da gestão de riscos ao patrimônio: identificar, bloquear, detectar, responder e recuperar.
Em um museu, uma peça de acervo pode passar por numerosas situações: pode ficar acondicionada, pode ser consultada, pode compor uma exposição, pode ser cedida em empréstimo e transportada para outra instituição. Cada uma dessas situações requer medidas do ponto de vista da conservação. Com relação aos parâmetros para conservação de acervo, julgue o item subsequente.
Embalagens protetoras, como caixas ou pastas, são necessárias apenas no caso de transporte do acervo para outro edifício.
Julgue o item a seguir, relativo ao acondicionamento de acervos de documentos.
A acidez do material da embalagem que envolve o documento pode causar mudança de cor do papel e aceleração do seu processo de degradação.
O Arquivo Nacional, criado em 1838, é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos (SIGA) da Administração Pública Federal, integrante da estrutura do Ministério da Justiça. Tem por finalidade implementar e acompanhar a política nacional de arquivos, garantindo pleno acesso à informação e apoiando as decisões governamentais de caráter político-administrativo e o cidadão, na defesa de seus direitos, e incentivar a produção de conhecimento científico e cultural. Com relação à organização e à administração de instituições arquivísticas públicas, assinale a alternativa correta.
A Norma Brasileira de Descrição Arquivística estabelece diretrizes para a descrição de documentos arquivísticos no Brasil, a fim de facilitar o acesso e o intercâmbio de informações no âmbito nacional e internacional, tendo sido construída com base e em consonância com as normas
Um grande risco à segurança dos acervos arquivísticos está relacionado a incidentes com água e fogo — os sinistros. Em relação a esses agentes de degradação, é correto afirmar que
Recentemente, estudiosos, pensadores e profissionais têm discutido princípios da ciência arquivística que, por muito tempo, foram considerados inexoráveis para o estudo e a prática dos arquivos. Sob esta perspectiva, considere as afirmativas a seguir.
I → O modelo arquivístico vigente não se encaixa aos organismos vivos que são os arquivos hoje. A problemática reside em refinar a informação baseada na proveniência geral, sem obscurecer a conexão documento-atividade.
II → O arquivista atua como mediador entre documento e usuário, devendo, para tanto, possuir formação sólida em áreas como história, idiomas e diplomática, que lhe permitam ler e compreender os documentos, dominando uma série de detalhes técnicos por meio de extensos esforços práticos.
III → Os processos de avaliação constituem um elemento vital do contexto em que os arquivos históricos são formados. Guiados pelos valores de sua sociedade, os arquivistas acham-se implicados na formação dos arquivos que sua época legará ao futuro.
Em consonância com as correntes atuais do pensamento arquivístico, está(ão) correta(s)
A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) preconiza um sistema de descrição _______, contendo 28 elementos de descrição, distribuídos entre oito áreas, dentre as quais se destacam as três que contêm elementos obrigatórios de descrição:
→ a área de _______, onde se inserem informações essenciais para registrar os dados da unidade de descrição (a partir dos elementos obrigatórios código de referência, título, datas, nível de descrição e dimensão e suporte);
→ a área de contextualização, onde se registra informação sobre a proveniência e custódia da unidade de descrição (com o elemento obrigatório _______); e
→ a área de _______, onde se registra informação sobre o acesso à unidade de descrição (com o elemento obrigatório somente para os níveis 0 e 1 de descrição condições de acesso).
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Sobre a diplomática e as características de um documento, assinale a alternativa correta.