Considerando as noções de arquivologia e seus conceitos fundamentais, bem como a legislação nacional e o processo de digitalização de documentos, julgue o item.
Entre as competências da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal e conforme a legislação em vigor, não figuram a elaboração dos códigos de classificação e da tabela de temporalidade nem a destinação final dos documentos.
Considerando as noções de arquivologia e seus conceitos fundamentais, bem como a legislação nacional e o processo de digitalização de documentos, julgue o item.
Os conjuntos documentais que não constarem na tabela de temporalidade de documentos de arquivos poderão ser eliminados mediante autorização excepcional da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos.
Em relação aos aspectos conceituais sobre diagnóstico, no âmbito dos arquivos, analise as assertivas abaixo:
1. Segundo Campos (2019), a noção de diagnóstico tem relação direta com a identificação arquivística, que tem como objetos o sujeito produtor, o documento e o arquivo.
2. Lopes (2014) define diagnóstico como operação de constituir a imagem de uma ou mais organizações, podendo ser maximalista ou minimalista.
3. Um diagnóstico maximalista geralmente, segundo Lopes (2014), procura levantar problemas arquivísticos de uma organização específica.
4. Campos (2019) compreende que o processo de diagnóstico de arquivo possui atividades de: planejamento do diagnóstico de arquivo; levantamento de informações necessárias; análise dos dados coletados; identificação de problemas; proposta de plano de ação; e monitoramento das ações implantadas.
5. O resultado de um diagnóstico de arquivo, segundo Santos (2009), resultará em um norteador para a implantação da política arquivística institucional.
conce
O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:
Em relação à definição de arranjos e quadro de arranjos, assinale a alternativa INCORRETA.
A Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações. Considerando a LAI, assinale a alternativa INCORRETA.
A curadoria digital que, segundo Sayão (2012), é conhecida como um conjunto de estratégias de preservação digital, contém abordagens tecnológicas e atividades correlatas. Considerando essa temática, enumere as estratégias de preservação digital descritas na Coluna 1 com suas respectivas definições na Coluna 2.
Coluna 1
1. Preservação da Tecnologia.
2. Migração.
3. Refrescamento.
4. Normalização/Canonização.
5. Encapsulamento.
Coluna 2
( ) Realiza a criação de espécies de “containers” ou “embrulhos” em suas estruturas físicas ou lógicas, onde são reunidos os elementos necessários à interpretação do objeto digital.
( ) Consiste na transferência de informações de um suporte físico de armazenamento para outro mais atual, antes que o primeiro suporte se deteriore ou se torne obsoleto.
( ) Tem como foco a simplificação do processo de preservação por meio da redução do número de formatos diferentes que encontram no repositório de objetos digitais.
( ) É compreendida como a transferência digital de uma mídia que está ficando obsoleta ou que está fisicamente deteriorada ou instável para um novo ou tecnologicamente suporte mais atualizado.
( ) É compreendida como sendo a aplicação mais específica no universo da preservação digital, na qual há uma preocupação em conservar o contexto tecnológico utilizado originalmente na concepção dos objetos digitais que serão preservados.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O documento “Diretrizes para implementação de repositórios arquivísticos digitais confiáveis – RDC-Arq”, elaborado pelo CONARQ (2015), recomenda sua adoção aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos – SINAR, para o arquivamento e manutenção dos documentos arquivísticos em formato digital. Considerando essas orientações, analise as assertivas abaixo:
1. Os repositórios arquivísticos digitais confiáveis necessitam cumprir requisitos, tais como: governança e viabilidade organizacional, estrutura organizacional e de pessoal, transparência de procedimentos e arcabouço político, sustentabilidade financeira e contratos, licenças e passivos.
2. A responsabilidade pelo projeto, implantação e manutenção de um repositório arquivístico digital confiável deve ser coordenada exclusivamente por profissionais de tecnologia da informação.
3. Todo repositório digital tem que ser capaz de organizar e recuperar documentos, mantendo a relação orgânica entre eles.
4. A segurança de um repositório arquivístico digital confiável se limita a aspectos tecnológicos.
5. O ambiente do modelo OAIS conta com três entidades externas: entrada, processamento e saída de dados.
O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:
Em relação à difusão no âmbito dos arquivos, assinale a alternativa INCORRETA.
Os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados são denominados de:
A respeito dos princípios arquivísticos, assinale a alternativa correta sobre o princípio da proveniência.
De acordo com Heloísa Liberalli Bellotto, a “ingenuidade documental” designa
Considere os itens abaixo.
1. Capitão Augusto Soares Jr.
2. Solemar Empreendimentos
3. Roberto Santa Cruz
4. Vicenta Cortés Alonso
5. Sociedade São Vicente de Paula
6. Augusto Soares Neto
7. Museu Histórico Nacional
8. Dra. Augusta Soares
9. A Varanda Ltda.
10. Joaquim Espírito Santo
Dispondo em ordem alfabética os nomes das pessoas e instituições acima, com as quais determinado organismo mantém correspondência, a sequência correta é:
A deterioração de acervos em suporte papel tem sua causa centrada nos agentes de degradação de documentos. Estes são definidos como: "[...] aqueles que levam os documentos a um estado de instabilidade física ou química, com comprometimento de sua integridade e existência" (Cassares & Moi, 2000, p.13) e podem ser inicialmente identificados como intrínsecos e extrínsecos.
Sobre Preservação e conservação de documentos de arquivo, analise os itens abaixo:
I. São intrínsecos quando provêm da própria fabricação da folha de papel, interligados a elementos de sua composição, como o tipo de fibra e de encolagem, resíduos químicos não eliminados, dentre outros.
II. Os documentos com agentes de degradação extrínsecos tendem a ter problemas de acidez ou alcalinidade, o que pode vir a provocar danos irreversíveis nos documentos.
III. Os agentes intrínsecos correspondem àqueles diretamente relacionados com questões do meio ambiente (físicas e biológicas).
IV. A tinta, em um documento, é considerada um elemento extrínseco, a qual influencia diretamente no processo de conservação do papel, pois sua composição prevê o uso de diferentes elementos químicos, como corantes, solventes, aglutinantes e agentes complementares.
Assinale
Existem dois tipos de conservação, no universo da preservação de documentos. São eles a conservação preventiva e a conservação reparadora.
Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta a definição correta da conservação reparadora.