Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A curadoria digital que, segundo Sayão (2012), é conhecida como um conjunto de estratégias de preservação digital, contém abordagens tecnológicas e atividades correlatas. Considerando essa temática, enumere as estratégias de preservação digital descritas na Coluna 1 com suas respectivas definições na Coluna 2.

 

Coluna 1

1. Preservação da Tecnologia.

2. Migração.

3. Refrescamento.

4. Normalização/Canonização.

5. Encapsulamento.

 

Coluna 2

( ) Realiza a criação de espécies de “containers” ou “embrulhos” em suas estruturas físicas ou lógicas, onde são reunidos os elementos necessários à interpretação do objeto digital.

( ) Consiste na transferência de informações de um suporte físico de armazenamento para outro mais atual, antes que o primeiro suporte se deteriore ou se torne obsoleto.

( ) Tem como foco a simplificação do processo de preservação por meio da redução do número de formatos diferentes que encontram no repositório de objetos digitais.

( ) É compreendida como a transferência digital de uma mídia que está ficando obsoleta ou que está fisicamente deteriorada ou instável para um novo ou tecnologicamente suporte mais atualizado.

( ) É compreendida como sendo a aplicação mais específica no universo da preservação digital, na qual há uma preocupação em conservar o contexto tecnológico utilizado originalmente na concepção dos objetos digitais que serão preservados.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282