Com relação aos procedimentos de arquivologia, julgue o item.
Os documentos oficiais são divididos em ostensivos e sigilosos e até mesmo os documentos de natureza sigilosa devem ser abertos e analisados.
Considerando as noções de arquivologia e seus conceitos fundamentais, bem como a legislação nacional e o processo de digitalização de documentos, julgue o item.
Subvencionar a elaboração de planos nacionais de desenvolvimento de arquivos públicos e privados é uma competência do CONARQ.
Considerando as noções de arquivologia e seus conceitos fundamentais, bem como a legislação nacional e o processo de digitalização de documentos, julgue o item.
Os documentos originais em suporte papel poderão ser eliminados após o processo de digitalização, exceto aqueles que contenham valor histórico.
Considerando as noções de arquivologia e seus conceitos fundamentais, bem como a legislação nacional e o processo de digitalização de documentos, julgue o item.
Os documentos digitalizados devem representar, com fidelidade, os documentos originais e, para tanto, o controle de qualidade no processamento técnico de captura recorre a procedimentos que reflitam a veracidade do documento digital.
Em relação à garantia de acesso aos documentos digitais, a emulação é
Segundo o Art. 9º da Lei 8.159/1991, a eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência. Ainda segundo a Lei no seu art. 10º, os documentos de valor permanente são alienáveis e prescritíveis.
A tabela de temporalidade de documentos de arquivo
Em um setor de Recursos Humanos, encontramos grande volume e diversidade de documentos, tais como registro de pagamento de salários, registro de frequência dos funcionários, de férias, dos encargos sociais, manual de RAIS, manual de CLT, Diário Oficial, Coleção IOB, entre outros.
Dentre eles, são considerados documentos com relação orgânica, ou seja, com caráter arquivístico:
O trecho de um instrumento de gestão exposto acima constitui um exemplo de:
Analise as tarefas a seguir.
I. Atender e identificar o portador;
II. Conferir a listagem;
III. Conferir as caixas de processos que acompanham a listagem;
IV. Assinar e devolver uma via do documento;
Uma atividade realizada por meio das quatro tarefas listadas acima produziu o seguinte documento:
A base de todo o trabalho de arranjo em arquivos é o princípio da proveniência em seus dois desdobramentos, que são:
A Tabela de Temporalidade e Destinação de documentos/assuntos relativos às atividades-meio da administração pública federal considera como permanentes:
De acordo com o Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020, que dispõe sobre o uso de assinaturas eletrônicas na administração pública federal, existem diferentes níveis para a assinatura digital.
O nível obrigatório para os atos assinados pelo presidente da República e pelos ministros de Estado é a chamada assinatura eletrônica:
Entre as estratégias de preservação digital está a de preservar, junto com o documento digital, toda a informação necessária e suficiente para, no futuro, permitir seu acesso por meio do desenvolvimento de conversores, visualizadores ou emuladores. É formado um pacote de preservação que contém o documento digital e a informação de preservação.
Essa estratégia é denominada: