A gestão por resultados passou a ser um tema relevante na Administração pública a partir da adoção do modelo gerencial, apresentando, como uma de suas facetas, o orçamento por resultados, denominado Avança Brasil, que inovou, a partir do PPA 2000-2003,
No que se refere ao empreendedorismo governamental, julgue o item subsequente.
O empreendedorismo governamental possui como foco a ação empresarial com o propósito de geração de lucros para a administração pública, a exemplo da exploração de atividades comerciais pelas empresas estatais.
Julgue o item que se segue, relativos às práticas de gestão pública adotadas no Brasil.
Uma das ferramentas típicas da reengenharia, a Certificação ISO 9000, foi adotada pelo gerencialismo, aplicado à administração pública na década de 90 do século passado.
Julgue o item que se segue, relativos às práticas de gestão pública adotadas no Brasil.
A visão do cidadão como cliente para os serviços públicos ofertados pelo Estado é típica da administração pública gerencial.
Examine a representação gráfica abaixo e depois escolha a alternativa que apresenta a CORRETA nomenclatura para essa estruturação.

Este é um Organograma:
Todas as organizações, inclusive o IFSP, são sistemas de recursos que perseguem objetivos. Todas as pessoas são responsáveis pelo alcance dos objetivos e pela forma como os recursos são utilizados (MAXIMIANO, 2011). Quanto aos conceitos de eficácia (1) e eficiência (2), assinale a alternativa que faz a correlação correta com os seus significados. I. Grau de coincidência dos resultados em relação aos objetivos. II. Realizar atividades de maneira certa. III. Fazer as coisas certas. IV. Realizar tarefas de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento possível dos recursos. V. Sobrevivência. VI. Capacidade de um sistema, processo, produto ou serviço de solucionar um problema.
De acordo com Chiavenato (2014), a primeira abordagem da Teoria Clássica teve ênfase na estrutura organizacional através de Henri Fayol que deu uma abordagem anatômica e estrutural para a empresa, substituindo o enfoque de Taylor, que era mais analítico e concreto, passando a uma visão mais sistêmica. Para a Teoria Clássica, as empresas possuem seis funções consideradas básicas dentro da Administração. Dentro da Estrutura Organizacional de Fayol, quais são as funções consideradas básicas?
Abaixo, é apresentada a definição de políticas públicas, trazida por Leonardo Secchi em “Políticas Públicas: Conceitos, esquemas de análise, casos práticos” (2013):
Uma política pública, independente de sua operacionalização, está vinculada à solução de um problema considerado público: a solução de um problema entendido como coletivamente relevante.
É correto concluir que, das alternativas apresentadas a seguir, NÃO é uma política pública:
A hierarquia das necessidades de Maslow é usada em diversas áreas da administração como ferramenta para a compreensão do comportamento do trabalhador nas organizações. Conforme essa hierarquia, o desenvolvimento dos empregados, as boas condições de trabalho, os planos de aposentadoria, a poupança, a pensão etc. são exemplos da categoria
Entre as teorias mais divulgadas acerca da motivação, insere-se a desenvolvida por Abraham Maslow, conhecida como hierarquia das necessidades humanas, a qual, em linhas gerais, sustenta que
Em se tratando de Administração Púbica, consideram-se providos os cargos efetivos com a(o)
Um analista de políticas públicas necessita descobrir se a solução para a situação-problema alcançada por meio de uma política pública aplica-se a outras realidades ou apenas a determinados contextos. Considerando que o analista possui as informações de antes e depois da implementação da política pública e uma grande amostra populacional, qual o tipo de avaliação mais adequado para ele?
Acerca dos controles externo e interno na administração pública, julgue os itens subsequentes.
O controle externo é exercido mediante provocação, ao passo que o controle interno é exercido apenas por iniciativa própria.
Julgue os próximos itens, referentes à governança no setor público.
Estruturas de governança servem para maximizar conflitos, alinhar ações e trazer mais segurança à instituição.
Para promover o desenvolvimento regional, tendo como polo dinamizador o Distrito Federal, foi criado o Fundo de Desenvolvimento do Distrito Federal (FUNDEFE), para a concessão de incentivo creditício, em boa parte destinado às micro e pequenas empresas. O FUNDEFE é executado pelo Governo do Distrito Federal por meio da