Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8405 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Certa agência de um órgão público vem recebendo um número significativo de reclamações dos cidadãos atendidos em relação à qualidade dos serviços prestados. A gerente da agência quer identificar se há correlação entre o tempo de atendimento ao público e o tempo de experiência dos funcionários no cargo, com vistas a planejar possíveis ações para melhoria da qualidade.

Para identificar essa possível correlação, uma ferramenta de gestão da qualidade adequada seria:

Uma equipe de trabalho de cinco pessoas tem sua rede de comunicação estruturada de acordo com a hierarquia, no tipo cadeia. A gerente reconhece que esse tipo de rede de comunicação tem certas limitações, como, por exemplo, um impacto moderado na satisfação dos membros da equipe.

No entanto, a rede de comunicação do tipo cadeia é mais eficaz do que os demais tipos de rede de comunicação quando o foco está na:

Considere que:


Tempo de atravessamento é o tempo transcorrido entre a entrada de um item no processo e sua saída; Tempo de ciclo é o tempo médio entre itens em processamento; e Trabalho em processo é o número de itens no processo em qualquer ponto do tempo.

Suponha que, em um bar que vende sanduíches sob encomenda, o tempo de montagem e venda de um sanduíche (o conteúdo do trabalho) seja de dois minutos e que duas pessoas trabalhem no processo. Cada pessoa atenderá a um cliente a cada dois minutos: assim, dois clientes são atendidos a cada dois minutos e, em média, um cliente deixa o processo a cada minuto (tempo de ciclo do processo). Quando os clientes entram na fila do processo, tornam-se trabalho em processo.

Se a fila for de dez pessoas, quando um cliente entra na fila, terá que esperar para deixar o processo:

Os administradores desempenham papéis em suas atuações. Henry Mintzberg em seus estudos diz que os administradores desempenham 10 papéis divididos em 3 categorias. Essas categorias são: papéis interpessoais, papéis de processamento de informação e papéis de decisão. Assinale a alternativa que contém um papel de decisão.

Com base na Portaria ICMBio n.º 923/2020, acerca do Programa de Integridade no âmbito do ICMBio, julgue o item seguinte.  

Dotada de autonomia e de recursos materiais e humanos necessários ao desempenho de suas competências, a Divisão de Gestão Estratégica e Modernização funciona como unidade de gestão da integridade no âmbito do ICMBio.

A administração é fundamental na condução da sociedade moderna, ela não é um fim em si mesma, mas o meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma, com menor custo e com maior eficiência e eficácia. A administração tornou possível o progresso da humanidade, pois permite transformar o conhecimento de outras ciências em resultado concreto. Através da administração vários fatores provocarão impactos sobre as organizações. A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta

Das afirmações abaixo a respeito da motivação, assinale a alternativa incorreta:  

Os gerentes deveriam ser motivados a iniciar as mudanças organizacionais, já que eles estão preocupados em melhorar a eficácia de suas organizações. Entretanto a mudança pode ser uma ameaça para os gerentes e também para o pessoal não-administrativo, pois as organizações e as pessoas dentro dela desenvolvem uma inércia que as torna propensas a resistir a qualquer mudança, mesmo que esta seja benéfica. Abaixo estão relacionados os principais motivos que levam as pessoas a resistirem às mudanças, e sobre isto, assinale a alternativa incorreta:

No que se refere à gestão de pessoas, julgue o item.

A motivação não é cíclica e começa com uma necessidade, que pode ser definida como uma força dinâmica e persistente que provoca o comportamento ao interromper o estado de equilíbrio do organismo.

No que diz respeito à administração e a seus conceitos fundamentais, julgue o item.
 
Os processos de negócio oferecem suporte aos processos essenciais e influenciam indiretamente os resultados de uma organização, já que possuem foco na empresa, e não no cliente. 

No que diz respeito à administração e a seus conceitos fundamentais, julgue o item.
 
No âmbito organizacional, o papel da liderança é essencial no desenvolvimento de competências que sejam estratégicas tanto para as pessoas quanto para as organizações, sendo o pensamento sistêmico e a compreensão do negócio exemplos de competências pessoais que possuem relação com o desempenho organizacional. 

Julgue o próximo item, acerca de gestão de processos.

O diagrama de objetivos estabelece visão de alto nível dos processos que agregam valor à organização.

Para Weber, a burocracia seria uma organização em que as consequências desejadas são previsíveis, afinal, seu tipo de dominação é baseado na regra, na lei, e a divisão do trabalho é realizada de forma racional e de acordo com normas preestabelecidas. Esse tipo de dominação é o

Agendar é o mesmo que

O organograma de uma organização com grande amplitude de controle contém

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282