O planejamento estratégico de necessidade de pessoal leva
em conta o volume de produção desejado, as mudanças
tecnológicas, as condições de oferta e demanda do mercado de
recursos humanos e o planejamento de carreiras da organização. Esse modelo é do tipo:
A rede de comunicação formal da empresa em que a transmissão de mensagens de níveis mais altos ou mais baixos ocorre em diferentes departamentos é conhecida como:
A teoria dos dois fatores foi proposta por Frederick Herzberg, que investigou o que as pessoas desejam do trabalho. A partir das respostas categorizadas, o autor concluiu que aquelas referentes aos momentos em que as pessoas se sentiram bem com o trabalho eram diferentes dos momentos em que elas se sentiram mal. A partir daí classificou os fatores como higiênicos, relacionados às condições em torno do trabalho, e motivacionais, capazes de levar à satisfação. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação dos fatores com as características descritas, conforme conceitos trabalhados por Herzberg. COLUNA I 1.Higiênico 2.Motivacional COLUNA II ( ) Progresso ( ) Crescimento ( ) Relacionamento com o supervisor ( ) Políticas e administração da empresa ( ) Responsabilidade ( ) Condições de trabalho Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
Analise as seguintes afirmativas sobre o modelo proposto por Ulrich (2002) e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) A administração de estratégias de Recursos Humanos tem como resultado a execução da estratégia. ( ) Na administração de infraestrutura, a atividade a ser desempenhada é a reengenharia de processos. ( ) Quando a administração da contribuição de funcionários é realizada, pode-se esperar o aumento do envolvimento e da capacidade dos funcionários. ( ) A atividade relacionada à administração da transformação e mudança é ouvir e responder aos funcionários. Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
Analise as seguintes afirmativas concernentes às teorias e à evolução do pensamento em
Administração e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A Teoria Geral da Administração surgiu com a ênfase nas tarefas, a partir da Escola
da Administração Científica de Taylor, dentro de uma abordagem de sistema
fechado, preocupada exclusivamente com a racionalização do trabalho no nível
operacional.
( ) A Teoria da Burocracia, conforme Max Weber, enfatiza a formalização (obediência a
normas, rotinas, regras e regulamentos), a divisão do trabalho, a hierarquia
(obediência às ordens dos superiores), a impessoalidade, a profissionalização e a
competência técnica dos funcionários, de forma a tornar previsíveis todas as
ocorrências e rotinizar sua execução, para que se obtenha a máxima eficiência da
organização.
( ) A Teoria Comportamental é um método analítico e comparativo que estuda os
elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade, salientando o seu valor de
posição. A sua ênfase está na estrutura organizacional, nas pessoas e no ambiente.
( ) Para a Teoria de Sistemas, a organização é um sistema complexo composto por
diversos subsistemas em contínua interação. A visão da organização como um
sistema aberto refere-se à dependência que ela tem com relação aos insumos do
contexto em que se insere (matérias-primas, recursos humanos, capital, produtos e
serviços).
( ) A Teoria da Contingência concebe a organização como um sistema de decisões em
que cada pessoa participa consciente e racionalmente, escolhendo e decidindo entre
alternativas mais ou menos racionais que se lhe apresentam. Os processos de
percepção das situações e o raciocínio são básicos para a tomada de decisões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
A respeito do tema Gerenciamento de Conflitos, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao fi nal, assinale a opção correspondente. ( ) A maneira como um conflito é gerenciado pode gerar efeitos construtivos ou destrutivos. Na primeira se verifica o que ele pode trazer de benéfico, na segunda, é algo prejudicial devendo ser evitado. ( ) Os resultados dos conflitos diferem em razão de seu gerenciamento, podendo ocasionar um ciclo de frustrações em função de má interpretação ou incompreensão dos interesses ou necessidades das partes. ( ) As diferenças de personalidade corroboram para um ambiente mais equilibrado, com poucos conflitos e com constante troca de informações, sendo a preocupação com o gerenciamento de conflitos desnecessária. ( ) No gerenciamento de conflitos, o conhecimento das partes, das questões postas e da origem do conflito determinam o andamento das negociações e interferem nos resultados. ( ) As situações de conflito são terminais, uma vez que seu gerenciamento determina a finalização e a parte que irá obter ganho no sentido de resultado.
No regime comum de importação e exportação ocorre, via de regra, o pagamento de tributos. No entanto, o governo brasileiro criou regimes que permitem a entrada e a saída de mercadorias do território aduaneiro com condições especiais, devido à dinâmica do comércio internacional e com vistas a desonerar o interessado do pagamento de impostos. Um desses regimes aduaneiros especiais é o drawback, que é considerado um

Com relação ao código tarifário NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) apresentado acima, sabe-se que o(s)
Quanto à localização dos estoques no ambiente produtivo e suas vantagens e desvantagens, analise as afirmativas abaixo.
I O método de localização fixa é mais simples, porém sua utilização cúbica tende a ser baixa.
II O método de localização flutuante maximiza a utilização cúbica e exige registros precisos e sempre atualizados sobre disponibilidade e localização dos itens.
III O método de armazenamento de ponto de uso é muito comum no ambiente Just in Time, e o manuseio do material é reduzido, enquanto aumenta a acessibilidade do material.
IV O método de armazenamento central reduz custos de movimentação e facilita o controle de registros.
São corretas as afirmativas
Uma empresa de ferros montou uma nova linha de produção com um investimento de R$ 500.000,00. Sabe-se que a empresa tem um custo fixo de produção mensal de R$ 40.000,00 nessa nova linha, além de um custo unitário variável de R$ 10,00 do ferro produzido. A empresa espera produzir e vender 30.000 unidades neste primeiro mês. Qual deverá ser o preço unitário do ferro, neste primeiro mês de operação, para que o retorno, em reais, sobre o investimento seja de 4%?
O benchmarking representa um dos mais importantes componentes da moderna administração.
Assinale a definição correta de benchmarking:
A delegação de poderes é o ato de se atribuir a um subordinado parte da execução de um trabalho.
A delegação de poder se fará com o tipo de autoridade que está sendo delegada. Analise as proposições abaixo.
I - Autoridade legal: é aquela estabelecida juridicamente.
II - Autoridade executiva: é a parcela que será considerada no momento da delegação da autoridade dentro da organização, será a que vai estabelecer a relação chefe/subordinado.
III - Autoridade técnica: é a do perito, do especialista, é estabelecida pelo conhecimento e é inseparável do indivíduo.
IV - Autoridade de trânsito: é aquela que distribui a autoridade dentro da organização.
V - Autoridade secundária: é aquela que recebe a segunda delegação de poder.
Assinale a alternativa correta.
Nas organizações mais bem sucedidas do mundo, a área de comunicação interna recebe a máxima prioridade. Analise as proposições abaixo.
I - Dado é um registro ou anotação a respeito de um determinado evento ou ocorrência.
II - Emissor ou fonte é a pessoa, coisa ou processo que emite uma mensagem.
III - Informação é o conjunto de dados com um determinado significado.
IV - Ruído é uma interferência estranha que afeta a mensagem. É um elemento prejudicial ao processo de comunicação.
V - Comunicação é o processo de transmissão de uma informação de uma pessoa para outra, sendo então compartilhada por ambas.
Assinale a alternativa correta.
O cubo da mudança que Henry Mintzberg idealizou mostra duas importantes dimensões da mudança: a mudança a respeito da organização, e do estado em que ela está, e a mudança na estratégia, isto é, a direção para a qual uma organização está voltada. 
Na dimensão estratégia, estão
Introduz transformações na personalidade dos seus participantes que levam à rigidez, às dificuldades no atendimento aos clientes e à ineficiência, transformações essas responsáveis pelo que chama de disfunções ou consequências imprevistas.
Na frase acima Merton está se referindo à estrutura