Julgue os próximos itens, referentes à Reforma do Aparelho do Estado e aos processos de gestão estratégica de pessoas.
A orientação dada a um servidor com vistas ao fortalecimento de suas competências, à otimização de seu potencial e ao aprimoramento do processo de desenvolvimento consiste em um processo de feedforward.
Julgue os itens seguintes, referentes à gestão por processos.
Uma vez definidas as metas dos itens de controle da qualidade, a unidade de gerenciamento deve decidir como será controlada a efetividade dos processos por meio da elaboração de uma matriz da qualidade.
Julgue os itens a seguir, relativos às ferramentas de gestão da qualidade.
O diagrama de Pareto é usado quando se deseja identificar, explorar e ressaltar as possíveis causas de problemas, considerando-se a relação entre o resultado e as suas possíveis causas.
Cansados das intermináveis e improdutivas reuniões,
servidores de um órgão do poder judiciário passaram a
adotar reuniões realizadas diariamente para durar até 15
minutos, o que diz respeito às características do seguinte
tipo de reunião:
No Ciclo PDCA sobre controle de processo, e de plano, a fase que estabelece as metas sobre os itens de controle e também a maneira para atingir as metas, bem como o estabelecimento de padrões é:
A respeito das organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP), da construção de agendas e do planejamento e da avaliação de políticas públicas, julgue os itens seguintes.
Uma das modalidades de agenda do ciclo de políticas é a agenda formal, que é caracterizada por um conjunto de problemas que recebem atenção dos meios de comunicação, com poder de influenciar as demais agendas.
No que concerne ao conceito e à tipologia de competências, julgue os próximos itens.
As competências individuais são reveladas em situações de trabalho, gerando o vínculo entre conduta individual e estratégia organizacional, e agregando valor social e econômico tanto para o indivíduo como para a organização.
Gerir os riscos refere-se a, dentre outros, gerenciar os riscos críticos. Os riscos críticos, ou seja, aqueles com potencial de impacto significativo nas operações e nos resultados, devem ser avaliados com precisão e os respectivos planos de mitigação devem ser monitorados.
Como boa prática, o reporte acerca desses riscos deve ser:
Concebido por David Norton e Robert Kaplan, o Balanced
Scorecard
Em processos de negociação nas organizações públicas ou privadas, as opções criadas a partir de interesses mútuos ou divergentes precisam ser justas para que possam ser aceitas pela outra parte. É, portanto, fundamental que sejam utilizados critérios objetivos, com referências facilmente verificáveis pelas partes, para que a tomada de decisões fique confortável para ambos.
Na teoria sobre Negociação, além dos aspectos (elementos e critérios) objetivos, qualquer resolução de conflitos envolve alguns elementos subjetivos com
A gestão de riscos serve para identificar e entender os riscos e manter as instâncias responsáveis informadas para que as respostas aos riscos sejam apropriadas.
Nesse intuito, assim como para garantir a alocação de recursos e a existência dos canais de comunicação necessários, a organização precisa implantar uma estrutura de gestão de riscos:
No gerenciamento de riscos aduaneiros, um determinado operador econômico autorizado conseguiu descontinuar uma atividade que originou um risco e removeu a fonte dele. Assim, o mapa de risco do operador pode ser atualizado quanto a seus processos de trabalho, relacionados aos critérios de conformidade.
No processo de gestão de risco, entende-se que o operador atuou na etapa de
O Balanced Score Card (BSC) é um importante instrumento de gerenciamento que permite a medição e a gestão do desempenho.
Com relação às perspectivas do BSC, analise as afirmativas as seguir.
I. Perspectiva Financeira: representa metas a curto prazo, a fim de gerar retornos acima do capital investido na unidade de negócio.
II. Perspectiva Clientes: representa metas para operações, logística, marketing e desenvolvimento de produtos e serviços da sociedade empresária.
III. Perspectiva Processos Internos: desenvolve objetivos e medidas para orientar o aprendizado e o crescimento organizacional; os processos internos são prioritários para criar um clima que dê suporte à mudança, à inovação e ao crescimento organizacional.
Está correto apenas o que se afirma em
Criada por Michael Porter em 1985, a cadeia de valor é uma metodologia usada para coordenar processos e mapear quais as vantagens competitivas da corporação. O autor utilizou de uma divisão teórica para auxiliar no entendimento dos processos, separando em dois grupos as atividades: atividades primárias e atividades de suporte.
São consideradas atividades primárias, EXCETO:
Segundo a norma NBRISO 9000 (ABNT, 2005), um processo é definido como conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que
transformam entradas em saídas. Os processos têm como finalidade agregar valor para o cliente e devem ser feitos com qualidade.
Considerando a estrutura da gestão por processos e seus respectivos tipos de benefícios, analise as afirmativas abaixo e dê
valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Habilita a organização a ter um foco direcionado aos clientes, permitindo antecipar e controlar as mudanças.
( ) Auxilia a organização a gerenciar efetivamente seus inter-relacionamentos internos e externos.
( ) Cada funcionário assume a responsabilidade do processo por inteiro e não somente de sua atividade.
( ) Promove uma visão sistêmica das atividades e o fluxo de material é organizado e abundante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.