Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8365 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

O processo de transformar os desejos, interesses e necessidades do cliente em especificações técnicas dos
produtos e serviços chama-se QFD – Quality Function Deployment.

Acerca das principais abordagens da administração e do processo de planejamento, julgue os itens de 51 a 55.

Para que a delegação de uma tarefa ocorra de maneira adequada, é necessário que o gestor faça a atribuição de autoridade e de responsabilidade pela execução a uma só pessoa.

Os seis elementos básicos que os gestores públicos devem analisar quando se projeta a definição de uma estrutura organizacional incluem 

I especialização do trabalho. 
II departamentalização. 
III cadeia de comando. 
IV amplitude de controle. 
V subordinação específica.

Estão certos apenas os itens

Para assegurar que não ocorram incoerências ou omissões graves nos processos organizacionais, as informações ou os serviços que constituem as entradas e saídas desses processos devem ser rigorosamente
revisados. Essa prática é parte do gerenciamento da qualidade nos serviços públicos.

A Lei de Murphy é uma máxima bem-humorada que diz, de maneira séria, que os gerentes devem controlar continuamente, ou seja, verificar se as atividades e os processos da empresa estão acontecendo conforme planejado. De acordo com tal normativa, tudo o que tiver errado vai dar errado. Ela lembra os gerentes de estarem sempre alertas para possíveis problemas, porque mesmo que o sistema administrativo aparente estar funcionando bem, ele pode estar se desmatelando por baixo da superfície. Podemos afirmar que o processo de controle é apresentado em ordem nas seguintes etapas: 

No que se refere aos assuntos sobre avaliação de desempenho, objetivos, métodos, vantagens e desvantagens, julgue os itens de 64 a 68.

Em um processo de avaliação de desempenho, os conhecimentos dos avaliados são predominantes em relação aos comportamentos apresentados no desempenho do trabalho.

Quanto aos aspectos de comportamento organizacional, de relações indivíduo‑organização, de motivação, de liderança e de desempenho, julgue os itens de 56 a 60.

A motivação das pessoas no ambiente de trabalho reflete‑se no clima organizacional, visto que a motivação elevada promove as melhores relações de trabalho e a baixa motivação leva à frustração e ao desinteresse

Quanto às tendências e às influências ambientais sobre as organizações, às tendências contemporâneas e ao grau de influência que exercem sobre os vários tipos de organização, à gestão da folha de pagamento e de benefícios, às férias, aos aspectos legais, aos impactos contábeis e financeiros, julgue os itens de 83 a 90.

A concessão de benefícios deve ser realizada de acordo com as práticas de mercado, de maneira isonômica, independentemente do perfil dos colaboradores da organização.

Quanto às tendências e às influências ambientais sobre as organizações, às tendências contemporâneas e ao grau de influência que exercem sobre os vários tipos de organização, à gestão da folha de pagamento e de benefícios, às férias, aos aspectos legais, aos impactos contábeis e financeiros, julgue os itens de 83 a 90.

A percepção equivocada sobre o ambiente externo leva a organização à tomada de medidas superdimensionadas ou subdimensionadas em relação à realidade existente.

Acerca dos conceitos, da importância e da relação com os outros sistemas de organização, das atribuições básicas da área de recursos humanos (RH), dos objetivos e das políticas, julgue os itens de 51 a 55.

A pandemia da covid‑19 provocou mudanças de tendências nas políticas de RH das organizações, as quais aceleraram a adoção do trabalho em home office e restringiram as práticas de trabalho híbrido.

Quanto às tendências e às influências ambientais sobre as organizações, às tendências contemporâneas e ao grau de influência que exercem sobre os vários tipos de organização, à gestão da folha de pagamento e de benefícios, às férias, aos aspectos legais, aos impactos contábeis e financeiros, julgue os itens de 83 a 90.

O direito ao gozo de férias antes do período de doze meses de vigência do contrato de trabalho será proporcional ao número de meses efetivamente trabalhados.

A respeito dos assuntos relativos ao desenvolvimento e ao treinamento de pessoal, às diferenças individuais e de personalidade, aos perfis de liderança, à gestão de equipes, às disputas de poder e ao gerenciamento de conflitos,julgue os itens de 69 a 75.

Em um estilo de liderança democrática, o tempo demandado para a obtenção do consenso é um dos pontos de atenção para que se evitem os atrasos nas decisões e a perda da competitividade organizacional.

À luz da estrutura, dos processos, da comunicação organizacional, dos processos internos, da análise interna das organizações do ponto de vista operacional, estrutural e de funcionamento evolutivo e dos sistemas tecnológicos de apoio ao funcionamento organizacional, julgue os itens de 76 a 82.

Entende‑se como comunicação organizacional aquela que promove a divulgação da estratégia estabelecida e ocorre rigorosamente na forma oral ou escrita.

Quanto aos aspectos de comportamento organizacional, de relações indivíduo‑organização, de motivação, de liderança e de desempenho, julgue os itens de 56 a 60.

Além do alcance de resultados, o trabalho de liderança deve buscar a satisfação e o comprometimento dos liderados.

No que se refere à ética e à qualidade de vida no trabalho, à saúde e à segurança das pessoas, aos programas de qualidade de vida e à promoção do bem‑estar no trabalho, julgue os itens de 91 a 95.

A ética é um exercício individual e diário que deve ser considerado por todos, pois são os comportamentos coletivos que definem a imagem organizacional.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282