Segundo Chiavenato (2000), os recursos empresariais são os componentes ou meios pelos quais as organizações sociais utilizam para realizar suas atividades e, assim, atingir seus objetivos. Constituem-se recursos empresariais, EXCETO:
A autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, devendo estar em equilíbrio com a responsabilidade. Em relação à responsabilidade, é correto afirmar que
No planejamento de recursos humanos, a política salarial é uma importante ferramenta para a captação e retenção dos talentos. Uma política salarial apropriada deve, EXCETO:
Há, na literatura, diversos conceitos de clima organizacional,
porém é possível identificar a presença de dois elementos
comuns entre os autores. São eles: a referência à
percepção como meio de identificação do clima organizacional
e a referência à influência do clima organizacional
Um dos principais elementos da cultura organizacional são os ritos. Um dos ritos que integram as pessoas nas organizações são os ritos de renovação, que visam renovar as estruturas sociais e aperfeiçoar o seu funcionamento
A busca por excelência ou qualidade total nos serviços privados ou públicos é constante e trazem alguns princípios de Deming
que estabelecem:
I. Colocar todos da empresa para trabalhar de modo a realizar a transformação. A transformação é tarefa de todos.
II. Evitar uma constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e do serviço, a fim de torná–los competitivos, perpetuá–los no
mercado e gerar empregos.
III. Eliminar o medo.
IV. Insistir na ideia de um único fornecedor para cada item, desenvolvendo relacionamentos duradouros, calcados na
qualidade e na confiança, com isso reduzindo o custo total.
Está correto o que se afirma APENAS em
Após feito um diagnóstico, fruto de pesquisa de clima organizacional, uma determinada consultoria recomendou, entre outras
ações, que os gestores da empresa contratante adotassem práticas de reuniões periódicas com seus subordinados com o
objetivo de informá–los sobre as mudanças externas que vêm ocorrendo e que são variáveis que afetam a organização, como
por exemplo: políticas econômicas, mudanças ecológicas e informações da concorrência direta.
Sobre o enunciado considere:
I. A adoção das reuniões provocará uma maior integração interna e um alinhamento no direcionamento da empresa,
podendo, gradativamente, contribuir para a mudança da cultura organizacional.
II. As variáveis descritas são do macroambiente ou ambiente geral.
III. A pesquisa trouxe informações sobre a cultura organizacional, que é um dos seus objetivos.
Está correto o que se afirma em
Com relação a gestão de processos e de qualidade, julgue os itens
a seguir.
Qualquer atividade que utilize recursos para transformar entradas em saídas pode ser caracterizada como processo.
Com relação a gestão de processos e de qualidade, julgue o item a seguir.
De acordo com a hierarquia organizacional, as atividades desdobram–se em processos, que, por sua vez, geram tarefas ou operações.
Quanto aos controles organizacionais, assinale a alternativa correta.
Sabe-se que as organizações procuram desenvolver-se de forma sustentável a fim de que as futuras gerações possam usufruir dos mesmos recursos que hoje são utilizados. Assim, é importante que se aplique a sustentabilidade também dentro da organização, e não somente para que ela sobreviva em sua comunidade e para seus clientes. Assinale a alternativa que apresenta as ações que exemplificam a sustentabilidade organizacional.
Como relação ao clima e a cultura organizacional, assinale a
alternativa correta.
Existem várias formas de se tornar a comunicação mais efetiva, principalmente dentro das organizações. Uma delas é a sintonia com emissor e com o receptor. Assinale a alternativa que apresenta o significado dessa sintonia
O planejamento estratégico é um processo gerencial utilizado pelos executivos, que busca relacionar a empresa com o ambiente onde ela se encontra, essa relação tem como objetivo a otimização de resultados. Com base nessa informação, a ferramenta que tem como finalidade a análise do ambiente é
Em uma organização que monitora os impactos dos lucros, da qualidade de produtos e serviços, e da satisfação de funcionários e clientes sobre seus diferentes insumos, tais como pessoas, informações, conhecimentos e recursos financeiros, entre outros aspectos, identifica-se sistema na perspectiva