Sobre as fases evolutivas dos modelos de gestão de pessoas
considere:
I. A busca pela efetividade de pessoal, por meio de
um elo entre o perfil dos colaboradores atuais e a
visão de futuro da organização, caracteriza a Admi nistração
de Pessoal.
II. A motivação e a liderança constituem aspectos cruciais
na fase do modelo Gestão do Comportamento
Humano.
III. Os processos de pagamento, bem como atendimento
aos aspectos formais da relação contratual,
representam a Administração Estratégica de RH AERH.
IV. O Modelo de Gestão por Competências representa
a construção de formas de gestão mais orgânicas.
Está correto o que consta em
O planejamento estratégico, uma metodologia criada nos Estados Unidos nos anos de 1960, tem como principal funcionalidade
estabelecer a direção a ser seguida pela organização. A respeito do tema, considere:
I. Constitui–se em um processo de construção de consenso, bem como uma forma de aprendizagem organizacional.
II. Envolve a definição da missão, visão e valores da organização, bem como um diagnóstico institucional que identifica os
pontos fortes e os pontos fracos da organização.
III. Permite julgar os processos e produtos de acordo com sua efetividade, que constitui o grau de alcance das metas.
Está correto o que consta APENAS em
Segundo a teoria Contingencial, a tecnologia contida em bens de capital e matérias–primas, constitui–se na chamada tecnologia:
A respeito da gestão dos sistemas de produção, julgue os itens subsecutivos.
Quesitos como qualidade e confiabilidade do produto e rapidez no atendimento às necessidades do mercado são parâmetros utilizados para se avaliar a dimensão do fracasso/sucesso empresarial.
Julgue os seguintes itens, referentes à gestão da qualidade.
Em um controle estatístico da qualidade, a análise de correlação permite prever os escores em uma variável que depende do conhecimento dos escores de uma ou mais variáveis explicativas.
A respeito do modelo de gestão com base na qualidade total (GQT), julgue os itens subsequentes.
O mapa de processos, ou espinha–de–peixe, é uma ferramenta útil para a análise da qualidade. Por meio dessa ferramenta, é possível construir um gráfico que identifica o problema e suas prováveis causas e falhas.
Com relação à gestão do produto, julgue os itens a seguir.
Deve–se prever, durante o planejamento do produto, uma etapa de análise relacionada a pontos fortes e oportunidades e pontos fracos e ameaças (FOFA) para tal produto.
No que tange a estratégia organizacional, julgue os itens subsecutivos.
A forma como as empresas herdam, adquirem ou desenvolvem seus recursos de produção terá, a longo prazo, impacto significativo em seu sucesso estratégico.
No que tange a estratégia organizacional, julgue os itens subsecutivos.
Se uma empresa tem uma área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) pouco desenvolvida, ela deve inserir essa fragilidade no quadrante de ameaças, conforme a matriz FOFA.
Com relação a gestão de produto, gestão estratégica e organizacional e gestão de conhecimento organizacional, julgue os itens subsequentes.
Com o fim de analisar riscos de decisões mercadológicas, a pesquisa de mercado deve operar exclusivamente com modelos matemáticos robustos e censos.
Considerando a evolução da administração, julgue os itens a seguir.
Um dos princípios da abordagem humanística da administração evidencia a importância da diversidade de conteúdos dos cargos na satisfação e motivação no trabalho devido à quebra da monotonia.
Acerca das funções e do processo da administração, julgue os itens de 58 a 64.
Em uma organização que estabeleça os padrões esperados de desempenho, monitore os diversos tipos de desempenho, avalie os resultados e adote ações corretivas, pode ser observada a ocorrência da função de controle por meio de um modelo restritivo–coercitivo de gestão com padrões pré–definidos.
Acerca das funções e do processo da administração, julgue os itens de 58 a 64.
A abrangência operacional, tática e estratégica das ferramentas de controle e gestão organizacional permite que, após as ações corretivas, os ajustes no desempenho e nos padrões esperados sejam realizados para se assegurar o alcance dos objetivos organizacionais.
No que se refere a aspectos da estrutura organizacional, julgue os itens subsequentes.
Em ambientes rotineiros, com pouca mudança de mercado, as organizações tendem a adotar estruturas baseadas em processos ou em projetos para que haja melhor condução dos processos produtivos e entrega de produtos e serviços.
No que se refere a aspectos da estrutura organizacional, julgue os itens subsequentes.
Organizações que busquem inovações contínuas para o mercado tendem a migrar de estruturas departamentais matriciais para estruturas funcionais verticais, o que resulta em ganhos na capacidade produtiva e na otimização de recursos organizacionais.