Uma empresa do setor de energia está passando por uma reestruturação para que possa tornar-se mais competitiva e ágil em relação às demandas do mercado em que atua. O consultor que está conduzindo esse processo identificou alguns elementos que dificultam as mudanças. Esses elementos compõem a cultura organizacional.
A cultura organizacional é composta por três níveis:
A estratégia organizacional deve levar em conta as tendências e forças que mudam o cenário competitivo, de tempos em tempos. Nesse sentido, os gestores devem analisar os fatores que compõem o cenário competitivo atual.
Nesse contexto, qual dos fatores identificados está INCORRETO?
No nível operacional das organizações, a
mensuração do desempenho conta com ampla
variedade de tipos de controles operacionais. A
seguir são apresentados alguns tipos de controles
operacionais e aspectos de cada um deles.
Relacione as colunas e assinale a alternativa com
a sequência correta.
1- Custo-padrão.
2- Programação de produção just-in-time.
3- Produção em linha de montagem.
4- Quadros de produtividade.
5- Controle de qualidade.
6- Medidas não financeiras de desempenho.
( ) Proporcionam uma abrangência maior ao
envolver vários objetivos de desempenho,
podendo dar origem a outras perspectivas,
como qualidade do trabalho para a
avaliação do desempenho.
( ) Compara o desempenho com o padrão
estabelecido para localizar desvios ou
defeitos, detectar erros ou falhas no
processo produtivo.
( ) Envolvem quadros estatísticos da avaliação
do desempenho dos subordinados com
base nos resultados concretos, o que lhes
concede um caráter de objetividade.
( ) Exerce uma contínua limitação ao
desempenho dos subordinados ao
reduzir as responsabilidades do chefe
na supervisão de seus subordinados
e aumenta sua responsabilidade de
ajudá-los e treiná-los.
( ) Envolve a minimização de custos de
manter estoques e de comprar ou
produzir estoques dentro do estritamente
necessário.
( ) Envolve as variações de custo,
possibilitando ao administrador localizar
as principais diferenças e tomar as
medidas corretivas necessárias.
Um quesito de fundamental importância para uma liderança eficaz é o poder, ou seja, a habilidade de influenciar pessoas. Existem várias abordagens sobre as fontes de poder dos líderes nas organizações. A fonte que decorre do fato de que o líder possui certas habilidades e conhecimentos, o que faz com que as pessoas busquem obter vantagens deles, é denominado poder:
Em relação ao controle nas organizações, julgue os itens que se seguem.
Os processos burocráticos e os tecnológicos são exemplos de controle de primeira ordem, em que chefias (donos, patrões, gerentes etc.) exercem poder direto sobre seus comandados em uma estrutura simples de controle.
Em relação ao controle nas organizações, julgue os itens que se seguem.
Nas organizações caracterizadas por possuírem culturas hierárquicas fortes, com alto nível de obediência às normas e ao comando, muitas pessoas participam das decisões.
Considerando-se os modelos teóricos de administração pública: patrimonialista, burocrático e gerencial, é correto afirmar que:
No sentido antropológico do termo, uma cultura é composta por práticas, símbolos, hábitos e comportamentos. Diante disso, julgue os seguintes itens, referentes a cultura organizacional.
Empresas que possuem culturas organizacionais fortes costumam ter baixos índices de rotatividade, uma vez que elas são catalisadoras de mudanças e criam ambientes propícios à diversidade. Diante disso, conclui–se que fusões e aquisições são facilitadas quando envolvem empresas de cultura forte, pois, em geral, seus integrantes se mostram abertos a símbolos, práticas e rituais novos.
Com relação aos processos de comunicação organizacional, julgue os itens subsecutivos.
O silêncio — ausência de palavras ou ruídos — pode ser reconhecido como uma forma de comunicação organizacional em diferentes situações, como, por exemplo, quando um executivo, para sinalizar descontentamento com seu subordinado, evita–o ou ignora–o.
Visando alcançar o modelo de excelência em gestão pública, a Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão pretende revitalizar o GESPUBLICA por meio do desenvolvimento de diversas ações e projetos, além da criação de uma agenda federativa. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Segundo o modelo apresentado no Guia Referencial para Medição de Desempenho e Manual para Construção de Indicadores, é imprescindível para o alcance do desempenho ótimo o atendimento dos seis “Es” do desempenho.
No que se refere ao gerenciamento de processos de negócio, no contexto da administração pública, julgue os próximos itens.
São as seguintes as fases do ciclo de vida de realização do gerenciamento de processos de negócio: planejamento e estratégia, análise de processos, desenho de processos, implantação de processos e monitoramento e controle de processos.
A abordagem clássica da administração é um dos marcos para o
entendimento de como as teorias organizacionais evoluíram. Outras
contribuições teóricas complementares, tais como a teoria da
burocracia e de sistemas, também contribuíram para entender o
processo. Com relação às diversas teorias organizacionais, julgue
os itens que se seguem.
De acordo com Henri Fayol, planejamento, preparo, controle e execução são as funções universais da administração.
As teorias da liderança formam um arcabouço necessário para que
as organizações desempenhem as suas atividades conforme
prescrito em seus objetivos, porém a liderança depende também
de como a organização é constituída, sua cultura, seus esforços
sinérgicos e o planejamento de suas atividades. A respeito desse
assunto, julgue os próximos itens.
A cultura organizacional é representada por um conjunto de valores, crenças e padrões de comportamento, constituindo o núcleo de identidade de uma organização.
A respeito da gestão e do comportamento das pessoas nas organizações, julgue o item subsequente
Enquanto o conceito de eficiência está relacionado aos métodos, processos e rotinas de trabalho, normas de ação e regulamentos, a eficácia se refere aos fins, isto é, aos objetivos pretendidos pela organização.
Julgue os itens de 76 a 80, relativos à gestão de processos nas organizações.
Nas organizações públicas, os processos de atendimento ao cidadão são considerados de apoio.