Acerca do comportamento organizacional e da gestão de pessoas,
julgue os itens seguintes.
A capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas, por
meio do desenvolvimento de uma visão de futuro e do
engajamento contínuo, é uma das características dos chefes de
primeira linha.
Em relação às principais abordagens teóricas da administração,
julgue os itens a seguir.
Na perspectiva contingencial, alcança-se eficiência
organizacional pela racionalização dos processos produtivos e
pelo controle das ações dos indivíduos por meio de parâmetros
científicos.
Uma decisão é uma escolha entre alternativas e possibilidades. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. O processo de tomar decisões (ou processo decisório) é a sequência de etapas que vai da identificação de uma situação, que oferece um problema ou uma oportunidade, até a escolha e colocação em prática de uma ação ou solução (Maximiano, 2011). De acordo com Maximiano (2011), sobre os processos básicos de decisão, é INCORRETO afirmar que
Administrar é alcançar resultados por meio de pessoas, aplicando o chamado processo básico da Administração. Mas para que se tenha o poder de administrar e mobilizar os recursos organizacionais é fundamental a existência de outro tipo de recurso que assegure ao administrador capacidade de decidir e mobilizar funcionários. Este atributo especial é conhecido como:
Organizações produtivas contemporâneas ainda incluem administradores táticos em suas estruturas para traduzirem objetivos gerais e planos de nível institucional em metas, ou objetivos intermediários relacionados com atividades mais específicas. Estes administradores são normalmente conhecidos como:
Tradicionalmente o papel da logística direta é levar algo do produtor aos CD, destes para o mercado e, por fim, para o grande público. O da reversa tem sentido inverso, recolhendo produtos dispersos e devolvendo-os às origens para tratamento, disposição final ou reciclagem. No entanto, hoje já se admite a expansão do conceito reverso em direção à sustentabilidade:
O uso mais comum da ferramenta conhecida como curva ABC dá-se no gerenciamento de estoques, a fim de realizar controle apurado dos produtos estocados, além de buscar a redução de custos sem comprometer o nível de atendimento ao cliente. Outra utilização comum desta mesma ferramenta dá-se na procura de:
Em uma organização, o nível mais baixo de todos é denominado:
As zonas de necessidades interpessoais existentes em todos os grupos de trabalho são:
Todas as formas de comunicação estão sujeitas a
dificuldades que comprometem a transmissão, a
recepção e a interpretação da informação e dos seus
significados. São falhas do processo de comunicação:
1) falta de um sistema comum de códigos.
2) complexidade da mensagem.
3) incorreção da linguagem.
4) codificação incorreta.
5) falta de feedback.
Estão corretas, apenas:
A Gestão organizacional de uma empresa apoia-se na Cultura Organizacional e no estilo de liderança dos seus gestores. Os níveis administrativos intermediários são instrumentos auxiliares da alta gestão, principalmente quando a sua estrutura é bastante verticalizada (característica das organizações de grande porte). O organograma de uma empresa, com suas linhas, seu staff e a sua divisão do trabalho refletem a sua cultura existente, uma vez que as linhas de comando e de autoridade estão ali representadas. Sobre a Cultura Organizacional, é correto afirmar:
O comportamento humano está sempre associado a algum tipo de necessidade, como a de aflição, a de realização ou a de poder. Rensis Likert (1964) se refere a dois tipos de supervisão diretamente relacionados ao comportamento humano na organização, quais sejam: os supervisores orientados para o trabalho, que tendem a controlar os subordinados, e os supervisores orientados para o empregado, que tendem a se preocupar com os aspectos humanos dos seus subordinados.
Em função disso, esse autor faz uma abordagem sobre os sistemas administrativos, estabelecendo suas correlações no comportamento organizacional.
A alternativa cuja a descrição está corretamente correlacionada com o comportamento organizacional se encontra no Sistema
É um entendimento de Fayol, em relação à divisão do trabalho,
O poder representa a capacidade de influenciar subordinados e colegas por meio do controle dos recursos organizacionais. O exercício do poder é algo inerente à posição da liderança. Entre os tipos de poder organizacional, há um que é inerente à estrutura organizacional, do tipo que, se o indivíduo deixa de ocupar o cargo, o poder permanece com a posição e não o acompanha, trata-se do:
A cultura organizacional atua como núcleo que estrutura o universo simbólico e podem ser definidas como ideários cognitivos e ativistas. Assim, é correto afirmar que: