Competências são capacidades humanas. A competência de gerenciamento intrapessoal corresponde à capacidade de:
Analise as assertivas abaixo:
I – Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos)
II – além de objetivos e recursos, as organizações têm outros componentes importantes: processos de transformação e divisão do trabalho.
Está CORRETO o que se afirma em:
A etapa de ______________ em um processo decisório consiste em entender o problema ou a oportunidade e identificar suas causas e consequências.
O termo que completa a assertiva acima, tornando-a VERDADEIRA, é:
A abordagem chamada de Liderança Situacional enfoca três fatores básicos, como indicado abaixo. A alternativa que apresenta o item que NÃO representa um desses fatores é:
O planejamento estratégico de uma organização é constituído de fases. Marque na alternativa abaixo a fase em que são estabelecidos os objetivos, os desafios e as metas:
Uma gestão participativa com pessoas motivadas, autogerenciáveis e formada por equipes de alto desempenho é resultado de uma liderança eficaz dentro de uma organização. Nas respostas abaixo aponte a que melhor representa uma prática de um líder eficaz:
O monitoramento das atividades dos colaboradores da organização, com vistas ao atendimento das metas estabelecidas, corresponde à atividade típica da função de administração denominada
Caso se concentre em um mercado específico, regional ou de nicho, uma organização adotará a estratégia genérica de
O desenvolvimento de estratégias de capacitação de pessoas frequentemente demanda a elaboração de um diagnóstico de necessidades de treinamento (DNT), o qual envolve a análise das variáveis correspondentes ao nível
Uma organização na qual a autoridade decisória localiza-se próxima aos níveis gerenciais mais elevados e onde há um grande número de funcionários subordinados a um só supervisor caracteriza-se como uma organização
Os componentes da cultura organizacional que englobam as crenças e os princípios que orientam as decisões estratégicas da organização são definidos como
Os estilos clássicos de liderança, baseadas nos estudos de Kurt Lewin, também denominados os Três de White e Lippitt correspondem às lideranças:
Cultura e clima organizacional são identificados sob diferentes aspectos pelos doutrinadores, sempre com ênfase na importância de ambos nas organizações. Um desses aspectos são os denominados “artefatos observáveis”, que dizem respeito
Para a sinalização dos ambientes, a altura do símbolo deve ter a proporção de 1/200 da distância de visada, com mínimo de 8 cm. O desenho do símbolo deve:
No que tange ao atendimento para informação, a norma ABNT NBR 15599:2008 coloca que toda informação deve ser prestada: