A gerente de recursos humanos de uma fábrica de médio porte quer implantar um método de avaliação de desempenho para o pessoal da área operacional (“chão de fábrica"). A gerente quer um método que seja de fácil utilização, permita comparar os resultados dos funcionários e possibilite fácil retroação de dados aos avaliados.
Tendo isso em vista, um método adequado seria:
Dificilmente o novo empregado ingressa na organização com todas as competências necessárias. E com o decorrer do tempo, novas competências podem ser importantes. Enquanto o treinamento está mais focalizado na capacitação de curto prazo, o desenvolvimento é mais orientado para ampliar as habilidades dos indivíduos no médio ou longo prazo. Após o levantamento de necessidades de treinamento, geralmente é elaborado um programa e, após sua implementação, o treinamento é avaliado.
Em relação à avaliação de treinamento, é correto afirmar que:
Uma equipe de trabalho de cinco pessoas tinha sua rede de comunicação estruturada de acordo com a hierarquia da empresa, no tipo cadeia. Após uma série de mudanças organizacionais que resultaram em novos desafios para a equipe, a rede de comunicação passou a se estruturar no tipo todos os canais, como representado na figura abaixo.
Esse tipo de rede de comunicação é mais eficaz que a estrutura do tipo cadeia quando o foco está no(a):
Uma empresa que opera em um ambiente estável está passando por uma redefinição da sua estratégia de negócio e quer adotar uma estrutura organizacional que permita maximizar a eficiência operacional, via economia de escala e uso eficiente dos recursos.
Para isso, dentre as opções abaixo, a estrutura mais adequada seria:
Em um país, três empresas do setor elétrico formaram uma associação com o objetivo de pressionar o governo para alterar a legislação ambiental relativa à construção de hidrelétricas. Esse tipo de estratégia organizacional voltada para alterar o ambiente externo é conhecida como:
Em uma empresa de médio porte, o método de avaliação de desempenho é do tipo escalas gráficas.
Uma desvantagem desse método é a:
Segundo Chiavenato, o capital intelectual é um dos conceitos mais discutidos recentemente. O capital intelectual é totalmente invisível e intangível, daí a dificuldade em geri-lo e quantificá-lo adequadamente. São fatores constituintes do capital intelectual, segundo Chiavenato, EXCETO:
De acordo com Ansoff, um negócio pode se aprimorar ao se elaborarem estratégias analisando-se seu mercado e produtos existentes. Nesse sentido, o autor propõe uma matriz com quatro tipos de possíveis estratégias. São estratégias que estão de acordo com a Matriz de Ansoff, EXCETO:
A partir da década de 1960, diferentes modelos de organização foram identificados e suas características determinadas a cada situação e contexto específico. Dois desses modelos se destacam. O primeiro, adequado a condições de ambiente relativamente estáveis, tarefas especializadas e precisas e hierarquia bem definida. O segundo modelo, condizente com ambientes instáveis, com contínua redefinição de tarefas e de natureza cooperativa. Esses modelos são, respectivamente:
Sobre Cultura Organizacional, considere as seguintes afirmativas:
1.Uma cultura forte é aquela na qual os membros da organização compartilham os valores essenciais da organização, os quais são amplamente acatados.
2.Os funcionários aprendem a cultura organizacional por diversas práticas. Dentre elas, podemos destacar como formas de transmissão da cultura organizacional as narrativas (ou histórias), os rituais, os símbolos materiais e a linguagem.
3.Três forças têm um papel importante na manutenção da cultura organizacional: a seleção de pessoal, os dirigentes e a socialização organizacional.
4.Uma cultura organizacional forte pode ser associada a menor necessidade de formalização dos processos organizacionais.
Assinale a alternativa correta.
Acerca de administração de empresas e cultura organizacional, julgue o próximo item.
Em sua atividade profissional nas organizações, o profissional de secretariado executivo exerce atividades administrativas no mesmo nível organizacional que os profissionais técnicos em secretariado.
Com relação a trabalho em equipe, julgue o próximo item.
O fator humano é a base de relacionamento no atendimento ao público. Por essa razão, o agente público não deverá esboçar emoções, simpatia ou interesse pelo usuário.
Acerca de postura profissional e relações interpessoais, julgue o item.
O atendente deve adequar o tratamento ao usuário de acordo com sua situação ou nível de qualificação, cumprindo o princípio da hierarquia.
Acerca de postura profissional e relações interpessoais, julgue o item.
O agente público tem o dever de cumprir o princípio da legalidade por meio da proteção às normas e apresentando a impossibilidade de buscar alternativas para resolver problemas.
A respeito de comunicação, julgue o item.
Durante o atendimento ao público, o agente deverá deixar o usuário falar à vontade, sem estabelecer um parâmetro na troca de informações.