Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8405 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • Certo
    • Errado

A forma pela qual um conjunto de atividades, dispostas em ordem lógica e cronológica, cria, trabalha ou transforma insumos (entradas), agregando-lhes valor, por meio de recursos e tecnologias, com a finalidade de produzir bens ou serviços, com qualidade, para serem entregues a clientes (saídas), sejam eles externos ou internos é

Diversos autores apontam, entre os fatores determinantes para o desempenho dos colaboradores no âmbito organizacional, a motivação. Dada sua importância, diferentes teorias emergiram para explicar o fenômeno motivacional, entre elas a Teoria da Expectativa (ou expectância), predicada por Victor Vroom, cujos principais elementos são

O modelo de administração gerencial difere do modelo burocrático em alguns aspectos essenciais, entre os quais pela introdução do conceito de

A partir da década de 1990, se sucederam diversas iniciativas e programas visando implementar o conceito de qualidade na administração. A implantação do GesPública − Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, em 2005, consolidou essa trajetória. Entre as ferramentas introduzidas pelo referido programa insere-se a carta de serviço, que diz respeito

A dinâmica do processo motivacional, bem assim os fatores que induzem ou favorecem a motivação têm sido objeto de estudo por diversas teorias, entre as quais a que aponta a concepção negativa da natureza humana, predicando que o homem médio não gosta do trabalho e precisa ser controlado e dirigido, representando

Entre as principais características do modelo de administração burocrática estão:

A utilização da denominada “Curva ABC” para fins de classificação de materiais no âmbito de uma organização prioriza

Com relação a conceitos, símbolos e usos do fluxograma e do organograma, julgue o próximo item.

Em um organograma vertical, quanto mais alto estiver o órgão, maior a autoridade e a abrangência da atividade.

Acerca das estruturas organizacionais e sua aplicação à administração pública, julgue os itens que se seguem.

Nas organizações que prestam vários serviços públicos diferentes, é esperado que haja elevado nível de diferenciação organizacional.

Os administradores precisam ter capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas, processando e interpretando racionalmente as informações. O processo de tomada de decisão, por exemplo, exige que o administrador seja capaz de identificar problemas, desenvolver soluções alternativas para corrigi-los, avaliar essas alternativas e selecionar a melhor. Essa tarefa requer habilidades

O administrador pode não ter autonomia para intervir e modificar a cultura organizacional de uma instituição, todavia pode ter condições de alterar e melhorar o clima organizacional de seu departamento, da sua equipe de trabalho, seja intervindo nos elementos que o compõem, seja atuando nos fatores que o determinam. Entre os elementos que interferem no clima organizacional, citam-se:

A divisão do trabalho em várias tarefas a serem executadas e a coordenação dessas tarefas são dois requisitos fundamentais de toda atividade humana organizada. O que efetivamente mantém uma instituição são os cinco mecanismos de coordenação: o ajustamento mútuo, a supervisão direta, a padronização do processo de trabalho, a padronização do produto de trabalho e a padronização dos(das)

A Gestão por Competência, quando bem executada, dá às instituições uma vantagem competitiva e um desempenho organizacional melhor, pois torna os funcionários mais preparados. Nenhum sistema de Gestão por Competência será bem-sucedido se o compartilhamento de informações não tiver o apoio da

A respeito do comportamento organizacional, do clima e da cultura organizacional no âmbito da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Clima organizacional relaciona-se à percepção de funcionários da organização sobre o sistema de punição por ela imposto para coibir práticas de corrupção e má gestão.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282