Escolha a opção que corretamente se refere à liderança em seu aspecto.
Segundo Idalberto Chiavenato, em sua obra “Introdução à Teoria Geral da Administração”, delegação é “o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia”. Esta delegação de autoridade possui diversas técnicas que podem ser utilizadas para maximizar o seu alcance. Qual das opções abaixo define melhor a técnica de delegação para manter a “retroação”.
Acreditando na administração como ciência, Taylor passa a selecionar cientificamente os trabalhadores, a padronizar ferramentas e métodos de trabalho, preocupando-se única e exclusivamente em atingir a máxima eficiência individual. A teoria da administração científica foi marcada pelo culto do progresso e pela idolatria à máquina, o que contribuiu para o surgimento de uma série de problemas sociais e organizacionais. Dentre eles, pode-se destacar:
O controle da qualidade compreende um conjunto de técnicas de gestão que tem por objetivo o aperfeiçoamento contínuo dos processos, resultados em redução do retrabalho, erros e aumento da produtividade, trazendo melhores resultados com uso eficiente de recursos. Com base nesta afirmação, os indicadores de desempenho não têm como objetivo:
A ética, enquanto processo administrativo, está ganhando cada vez mais espaço na abordagem organizacional. Organizações de grande, médio e pequeno porte buscam formas de se adequar a uma atuação pautada na ética. Trata-se de uma forma de garantir que as verbas sejam aplicadas com lisura desde o início. Até os editais públicos têm privilegiado a contratação de empresas com a presença de compliance ativo. O termo compliance, ou “estar em conformidade”, surgiu da busca pelo resgate da ética e significa
As expressões “organização estrutural” e “configuração organizacional” se referem a um conjunto abrangente de elementos que podem ser utilizados para configurar a organização. O primeiro elemento desta configuração, chamado de estrutura organizacional, é a especialização do trabalho. O segundo é o agrupamento de tarefas: a departamentalização. O terceiro, é o estabelecimento de relações hierárquicas. Sua finalidade é explicar a cadeia de comando e a extensão da supervisão. A cadeia de comando possui dois componentes, quais sejam,
A jornada para o empoderamento exige uma forte liderança para dar suporte a essa mudança. Blanchard, K.; Carlos, J. P. e Randolph, A. afirmam que, para criar uma cultura do empoderamento, os líderes devem recorrer a três chaves, quais sejam,
As organizações somente sobrevivem, crescem ou se tornam bem-sucedidas através de fatores que envolvem decisões, ações, aglutinações de recursos, competências, estratégias e uma busca permanente de objetivos para alcançar resultados. O que leva uma organização ao patamar da excelência não são apenas produtos, competências e recursos, mas o modo como ela é administrada, pois
As organizações são, por definição, sistemas abertos, pois não podem ser adequadamente compreendidas de forma isolada, mas sim pelo interrelacionamento entre diversas variáveis internas e externas que afetam seu comportamento. São elementos do processo administrativo enquanto um sistema aberto:
Se o sistema de valores orientasse as organizações para o benefício dos clientes, funcionários e fornecedores, ou para a proteção do ambiente e dos recursos naturais, não seria necessário estabelecer multas e punições para forçar a obediência e tais comportamentos. No entanto, a sociedade vêse obrigada a criar, entre outros controles,
Sachs (2002) é um dos grandes estudiosos e defensores do ecodesenvolvimento, termo substituído por desenvolvimento sustentável. A teoria do autor é denominada de “cinco dimensões de sustentabilidade do ecodesenvolvimento”, quais sejam:
Com base no texto e considerando as ideias e conceitos fundamentais da administração geral, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, de acordo com a teoria de Henry Mintzberg a respeito dos diferentes papéis dos gestores. João iniciou recentemente seu trabalho de gestor no setor de comunicação de uma universidade federal. Dentre as suas principais responsabilidades estão: a) transmitir, por meio de relatórios, discursos e entrevistas coletivas, informações à comunidade externa à universidade; b) direcionar informações para outros membros da universidade, por meio de correspondências, relatórios, e-mails e outras formas de comunicação; e c) levantar e receber informações de interesse da universidade, seja da mídia ou de pessoas e agentes externos à universidade. I. João é responsável por desempenhar os papéis interpessoais. II. João desempenha os papéis de porta-voz, disseminador e monitor, respectivamente. III. João desempenha predominantemente o papel decisional.
O Business Process Management - BPM ganhou ênfase nos anos 1990 como um paradigma da Gestão de Processos. Trata-se de metodologia
Suponha que a Agência de Fomento do Amapá, objetivando aprimorar a gestão de projetos sob sua responsabilidade, tenha adotado a metodologia de gerenciamento de projetos conhecida como Critical Path Method - CPM (método do caminho crítico), o que nos permite concluir que
Ao analisar projetos de investimento, deve-se considerar que