Considerando as abordagens da administração, julgue os itens subsequentes.
Ao incorporar, nos modelos de gestão, a noção de sistemas para entender a organização como um conjunto formado por partes interagentes e ao adotar modelos matemáticos a fim de solucionar problemas gerenciais de maneira otimizada, a organização vale–se das contribuições da abordagem sistêmica da administração.
Competências são conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para uma pessoa desempenhar atividades.
Julgue os itens subsecutivos, a respeito do BSC (balanced scorecard).
A finalidade do BSC é promover um alinhamento e controle estratégico da gestão na organização como um todo; devido a sua complexidade, é aplicado apenas em organizações de médio e grande porte.
No que se refere à abordagem burocrática da administração, julgue o item abaixo.
A burocracia é compreendida como uma maneira de organização humana baseada na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
A Teoria da Administração Científica surgiu com os experimentos e a contribuição decisiva de
O Gerenciamento pelas Diretrizes é um mecanismo que concentra a força intelectual de todos os funcionários, focalizando-a para as metas de sobrevivência da organização e permitindo o planejamento, seu alinhamento e o desenvolvimento de um sistema de medição do desempenho da Empresa. Considerando a utilização do Gerenciamento pelas Diretrizes por uma Organização Pública, analise as afirmações abaixo.
I. O Gerenciamento pelas Diretrizes é voltado para solucionar problemas relativos aos temas gerais da organização.
II. O Gerenciamento pelas Diretrizes é um sistema voltado para atingir as metas que não podem ser atingidas pelo Gerenciamento da Rotina do Trabalho do dia a dia.
III. O Gerenciamento pelas Diretrizes é um Sistema de Gestão que conduz o estabelecimento e a execução do Plano Anual e Planos Semestrais da Organização.
IV. O Gerenciamento pelas Diretrizes possui um Plano Anual composto de metas anuais concretas, seus respectivos planos de ação (5W1H) e um orçamento para dar suporte às ações e aos projetos prioritários e suficientes para atingir essas metas.
São corretas APENAS as afirmações
A Teoria da Burocracia enfatiza as seguintes dimensões em seu modelo de gestão:
A teoria da contingência reza que se deve construir um
modelo de gestão flexível, apto a responder a um contexto
cada vez mais complexo e instável.
Tendo em mente o argumento contingencial, analise as
afirmativas abaixo, classifi cando–as como verdadeiras (V)
ou falsas (F). Ao final, assinale a opção que contenha a
sequência correta.
( ) A noção de covariação estrutural coloca em relevo a
relação entre estrutura organizacional e a dinâmica do
ambiente externo à organização, a partir de variáveis
como tecnologia, mercado e pessoas.
( ) Os modelos de gestão mecanicistas estão aptos a
responder ao contexto cada vez mais complexo e
instável do mundo moderno.
( ) O conceito de covariação estrutural pode ser
expandido para comportar a correlação entre estrutura
organizacional e variáveis contextuais pertencentes a
domínios mais sutis, tais como a psique e a cultura.
( ) Uma estrutura interna cria outra externa e vice–versa,
como propõe a autopoiesis e mediante um padrão
de comportamento ou inter–relação não linear, como
propõe a abordagem da complexidade.
A aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na realização de determinadas atividades para atingir a um conjunto de objetivos pré-definidos através da mobilização de recursos técnicos e humanos denomina-se gestão
Consoante à gestão organizacional, julgue os itens a seguir. Nesse
sentido, considere que a sigla BSC, sempre que empregada,
refere-se ao termo balanced scorecard.
As relações de causa e efeito, presentes nas medições do BSC, possibilitam o entendimento de como os indicadores não financeiros direcionam os indicadores financeiros na organização.
Considerando que, há muito tempo, a qualidade deixou de ser requisito de formação para vantagem competitiva e tornou-se requisito essencial de sobrevivência no mercado, julgue os itens seguintes.
A modernização da gestão implica necessariamente repensar a organização e o funcionamento da administração pública.
Um dos componentes da filosofia de Alfred Sloan (General Motors, 1920) era a definição de objetivos e a cobrança de resultados pela matriz da empresa, ficando as divisões responsáveis pela operacionalização e execução dos detalhes. Essa prática foi elaborada por Peter Drucker (1995), que acrescentou outros componentes e a chamou de Administração por Objetivos - APO. No final dos anos de 1990, quando os métodos de estratégias substituíram os hierárquicos, a essência da APO tornou- se redundante. No entanto, em qualquer sistema de administração, os três princípios da APO continuam válidos. Estes princípios são:
Acerca de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.
O modelo do GESPUBLICA foi criado para avaliar as organizações públicas e privadas no que tange ao atendimento dos pressupostos de qualidade preconizados pelo governo federal relativos ao atendimento ao consumidor brasileiro
Acerca de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.
Considere que um administrador pretenda identificar, entre as diversas reclamações dos alunos de uma universidade, as mais frequentes, com o intuito de ordenar os problemas e possibilitar a centralização de esforços sobre os problemas mais relevantes. Nessa situação, uma das ferramentas que o administrador poderá empregar é o diagrama de Pareto.
Com relação ao processo de planejamento, julgue os itens que se
seguem.
A elaboração de um mapa estratégico que contemple as perspectivas clássicas de um balanced scorecard de acordo com Kaplan e Norton terá como primeira perspectiva na base do mapa a que se refere a processos internos.