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O Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado (PDRAE), publicado em 1995, “tinha como proposta explícita inaugurar a 
chamada administração gerencial” (Costa, 2008, p. 863). Como proposto no PDRAE, a administração pública gerencial não nega 
todos os princípios da administração pública burocrática, “da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios 
fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de 
remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático” (Mare, 1995, p. 22).

De acordo com o PDRAE, a principal inovação da administração pública gerencial reside no(a):

O quadro abaixo representa a planilha de movimentação de certo item no estoque de um hospital. 

Com base nas informações da planilha, é correto afirmar, para o estoque do item, que (considere um mês com quatro semanas):

Recentemente, a abordagem de gestão por resultados tem ganhado destaque e sido amplamente adotada por governos em diversas partes do mundo. Essa abordagem visa orientar a administração pública para alcançar resultados mensuráveis e tangíveis, em vez de focar apenas nos processos internos. Ao implementar essa abordagem, os governos buscam promover maior eficiência, transparência e accountability na gestão dos recursos públicos.

Assinale a opção que indica a área em que as avaliações de gestão por resultados foram inicialmente adotadas na administração pública brasileira.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte instituiu o departamento de gerência de projetos. O objetivo do setor é gerenciar de modo mais eficiente os projetos propostos. Nesse sentido, você foi escalado para essa tarefa e precisa conhecer as principais ferramentas utilizadas. Com base no exposto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Projeto é um esforço contínuo, utilizado na criação de um produto ou serviço. 
II. Os guias de referência em gestão de projetos estabelecem o escopo, o tempo e os custos como algumas das áreas da gestão de projetos. 
III. A estrutura analítica do projeto (EAP) é um diagrama que organiza o tempo, ou seja, o cronograma de um projeto.
IV. O caminho crítico do projeto tem relação com as atividades e os objetivos do projeto, ou seja, seu escopo.

Pode-se caracterizar a gestão de pessoas como um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam atendê-las ao longo do tempo.

O modelo de excelência apresentado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que objetiva alçar as organizações públicas e privadas a padrões de excelência de nível mundial, apresenta, entre seus fundamentos, o denominado pensamento sistêmico, correspondente ao

Acerca da gestão de pessoas, analise os itens abaixo:

  1. O objetivo da gestão de pessoas é tratar eficiência possível na organização.
  2. O auge da evolução da gestão de pessoas ocorreu com a Revolução Industrial.
  3. Uma das formas de se valorizar as pessoas que compõem a organização é através da adoção do modelo de gestão por competências.

Assinale 

Fayol desenvolve a ideia dos quatro pilares principais da Administração, descritos a seguir. Relacione os itens 1, 2, 3 e 4 e suas respectivas definições.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A principal ênfase da teoria administrativa denominada “Teoria da Contingência” recai na

Dentre os diversos modelos organizacionais, que vão desde a burocracia altamente estruturada até a organização sem fronteiras, destacam-se dois modelos que se posicionam nesses extremos: o mecanicista e o orgânico. NÃO se refere a uma característica do modelo mecanicista:

Em conversa com seu grupo informal na Assembleia Legislativa, um servidor ouviu de um colega que “o modelo de gestão dessa instituição ainda se parece com o dos tempos de Taylor.” Nesse contexto, o fundamento básico da gestão da instituição enfatizava as

O desenvolvimento de competências profissionaistem sido enfatizado pelas organizações como umaforma de obter e assegurar sucesso em mercadoscompetitivos (ROBBINS, 2011). Em relação aodesenvolvimento de novas competências para oséculo XXI, assinale a alternativa incorreta.

Quando o indivíduo comporta-se em um papel dentro das organizações, inter-relacionando-se com os demais indivíduos como um sistema aberto, ele representa o conceito de

A ideia de que o parcelamento de tarefas representa a mola do sistema e a determinadas ações ou causas decorrerão determinados efeitos ou consequências dentro de alguma correlação representa o cerne

Acerca dos principais teóricos e suas contribuições para a gestão de qualidade, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

"_____ foi responsável por difundir três crenças na gestão organizacional: constância de finalidade; melhoria constante; conhecimento profundo, cujas diretrizes são traduzidas em seus quatorze princípios para a qualidade. Ajudou a tornar as empresas mais competitivas, buscando a melhoria constante, a aplicação de métodos estatísticos e a visão de longo
prazo. "
"Umas das primeiras contribuições de _____ para a qualidade foi a disseminação do círculo de qualidade, tempos depois se destacou por criar uma das ferramentas da qualidade mais utilizadas, o diagrama de causa e efeito. "
"Após trabalhar como engenheiro na empresa Western Eletric, _____, se transferiu, em 1924, para os laboratórios da Bell Telephones, onde publicou o histórico memorando datado de 16 de março de 1924, no qual apresentou e propôs aos seus superiores o gráfico/carta de controle."
"_____ trouxe à tona o conceito de que a qualidade nada mais é que a soma dos esforços de toda a organização para satisfazer o cliente. Isso abriu novas perspectivas sobre a qualidade no mundo inteiro e deu origem ao seu maior legado, o Controle da Qualidade Total (CQT)."

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