O conceito de competência emerge na literatura francesa na década de 1990, tendo como um dos principais autores Philippe Zarifian, que contribui para o enriquecimento da discussão conceitual e empírica sobre o tema, por meio de novos enfoques e perspectivas. Zarifian (1999) apud Fleury (2002) considera que uma organização possui competências que a diferenciam.
Considerando isso, relacione a primeira coluna, composta pelos tipos de competência organizacional, com a segunda, em que se apresentam as características de cada tipo de competência.

A sequência CORRETA de cima para baixo é:
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de processos.
Os quatro pilares fundamentais da gestão de processo de negócio (business process management) são: valores, crenças, liderança e cultura.
As ações desempenhadas pelas organizações causam
impactos não apenas aos acionistas e clientes, mas
também aos consumidores, funcionários, fornecedores,
reguladores, legisladores, ativistas, comunidades.
O Performance Prism foi desenvolvido dando-se
ênfase na importância dos stakeholders no ambiente
organizacional. Sobre o tema, leia as sentenças e
assinale a alternativa correta:
I. O Performance Prism é um sistema de medição de
desempenho baseado em 5 perspectivas (faces do
prisma): Satisfação dos Stakeholders; Estratégias,
Processos, Capacidades e Contribuição dos
Stakeholders.
II. O Performance Prism não resolve todos os problemas
de medição de desempenho, entretanto, fornece uma
estrutura consistente e detalhada dirigida aos problemas
reais e aos desafios práticos de como gerenciar o
desempenho organizacional.
III. A contribuição dos stakeholders é a última etapa do
sistema. O sistema reconhece que a organização deve
gerar retorno para os stakeholders de forma unilateral.
Não há reciprocidade entre estas duas perspectivas.
O desempenho duradouro para a organização, é
suportado pelas estratégias, processos e capacidades.
Em sua Teoria das Necessidades Humanas, Abraham Maslow afirma que
É a técnica de administrar conflitos organizacionais que enfatiza alcançar a harmonia entre os contendores, inclui tratamento superficial do problema, rejeição de sua importância para a organização ou até mesmo de sua existência:
Sob a perspectiva do simbolismo organizacional, as organizações são culturas de constantes trocas de conhecimentos.
A expressão o mundo do trabalho em mudança engloba uma ampla gama de novos padrões de organização do trabalho, em uma variedade de níveis, dentre os quais estão:
o Auxiliar Administrativo de Secretaria tem grande responsabilidade na entidade e pode influir positivamente no comportamento empresarial. Analise as afirmações e marque C (CERTA) ou E (ERRADA).
( ) É correto utilizar-se da proximidade com o superior imediato para obter favores pessoais ou estabelecer uma rotina de trabalho diferenciada em relação aos demais colegas, desde que isso não provoque prejuízos diretos à empresa.
( ) o profissional deve estabelecer um clima de respeito à hierarquia com liderança e competência.
( ) o profissional deve estimular o coleguismo e o espírito de solidariedade. Desse modo, não deve denunciar colegas, mesmo sabendo que estes cometeram erro, contravenção penal ou infração aos códigos de conduta da empresa.
( ) o profissional deve acatar as resoluções aprovadas pelas entidades de classe apenas quando estas não ferirem seus interesses pessoais.
Assinale a alternativa correta.
No que concerne ao gerenciamento de conflitos e à gestão da
mudança, julgue os itens que se seguem.
As consequências dos conflitos no trabalho incluem as posturas agressivas e os fracos desempenhos.
Sob a perspectiva da administração comparativa, as organizações são consideradas produtoras de artefatos ou elementos culturais.
o comportamento das pessoas pode ser estudado considerando a motivação humana, isto é, o que leva um indivíduo a agir de determinada forma. Uma das teorias de motivação mais estudada é a desenvolvida por Maslow, que justifica o comportamento do indivíduo causado por necessidades humanas. Segundo ele, essas necessidades formam uma pirâmide organizada em uma hierarquia de necessidades, chamada Pirâmide de Maslow. Essas necessidades são: I. Necessidades de Autorrealização.
II. Necessidades de Estima.
III. Necessidades Sociais.
IV. Necessidades de Segurança.
V. Necessidades Fisiológicas.
Assinale a alternativa que apresenta as necessidades classificadas como primárias por Maslow.
A respeito da reengenharia organizacional e de temas correlatos,
julgue os itens subsequentes.
O mapeamento dos macroprocessos organizacionais, ferramenta que subsidia a equipe de reengenharia, favorece o enfoque sistêmico.
Quando se analisa o ambiente de tarefa de uma organização, deve-se levar em consideração, em primeiro lugar,
As teorias sobre liderança apresentadas por autores humanistas podem ser classificadas em três grupos:
Com relação ao processo organizacional, julgue os itens
subsequentes.
O êxito de uma organização depende, em grande parte, do poder de controle exercido sobre os seus colaboradores. Como a maioria deles interioriza suas obrigações e cumpre voluntariamente seus compromissos, o controle é facilmente mantido nas organizações em geral.