Ao ingressar em uma determinada empresa o Analista − Administrador se depara com um conjunto de premissas e crenças que permeiam todos os escalões hierárquicos, perceptíveis tanto nas situações cotidianas como no enfrentamento de crise, porém que não estavam evidenciados nas políticas e diretrizes explicitadas pela empresa. Pode-se concluir, corretamente, que esses aspectos
A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens
seguintes.
Ao longo do processo de desenvolvimento, as lideranças devem eliminar os conflitos entre os membros das equipes, pois eles prejudicam a coesão e a identificação necessárias ao alcance dos níveis de produtividade exigidos.
Acerca de cultura e gestão de desempenho organizacional, julgue
os itens subsequentes.
Em razão de se fundamentar em crenças arraigadas, atitudes, valores e pressupostos básicos — embora seja observada em artefatos, símbolos, linguagens e normas —, a cultura organizacional não está sujeita à mudança deliberada.
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos
de mudança organizacional.
Evita-se a resistência de gestores mais antigos, que podem sentir seu status quo ameaçado, com a adoção de uma estratégia possível: a transformação dos seniores em agentes de mudança, envolvidos no processo desde o início, tornando-se responsáveis pelo que ocorre na organização.
O desenvolvimento organizacional (DO) engloba alterações
comportamentais e estruturais na organização. Um importante
modelo de DO derivado da Teoria da Contingência sugere que as
alterações estruturais necessárias ao processo de
desenvolvimento organizacional são diagnosticadas a partir do
defrontamento organização x ambiente. O ambiente em que
opera uma organização é diferenciado, e a cada setor
especializado do ambiente corresponde um subsistema
organizacional. Assim, quanto maior o grau de diferenciação dos
setores ambientais, maior a necessidade de diferenciação dos
subsistemas organizacionais. No entanto, quanto maior o grau de
diferenciação dos subsistemas organizacionais, maior a
necessidade de:
Uma fabricante de eletrodomésticos investiu fortemente na atualização tecnológica de sua linha de produção. Essa atualização seguiu-se a uma mudança na estratégia da empresa, que buscou renovar a imagem da marca. A mudança na tecnologia implicou a redução do número de pessoas na linha de montagem, com demissões, realocação de pessoal para outras áreas e funções e necessidade de desenvolvimento de novas competências. Recentemente, a alta direção da empresa comunicou a todos os funcionários que “está nascendo uma nova empresa, nada será como antes”. Poucas semanas após a comunicação da alta direção, uma pesquisa de clima revelou a insatisfação dos funcionários, a falta de confiança nas lideranças, a incerteza em relação ao futuro e a percepção de que as mudanças não trariam melhorias significativas para os funcionários. A alta direção interpretou que havia uma resistência às mudanças na empresa e ameaçou demitir os funcionários que haviam sido realocados da linha de montagem para outras áreas. A tática utilizada para reduzir a resistência e uma de suas vantagens são, respectivamente:
Sobre Gestão de Desempenho, assinale a opção que determina a metodologia, ou ferramenta, ideal para gestão e planejamento estratégico de uma organização.
Uma das principais pesquisas sobre o estilo
brasileiro de administrar foi feita por Betânia Barros
e Marcos Aurélio Prates, com dois mil e quinhentos
administradores. De acordo com os autores da
pesquisa, foram identificados nove traços culturais
que contribuem para o entendimento das práticas
administrativas brasileiras. Abaixo, estão elencados
cinco desses traços. Relacione as colunas e
assinale a alternativa que apresenta a correlação
correta entre elas.

As relações humanas no ambiente de trabalho afetam a produtividade de uma organização, seja ela pública ou privada, com ou sem fins lucrativos. Os trabalhadores são seres sociais complexos, dotados de sentimentos, desejos e temores. Assinale a opção que NÃO caracteriza o conceito de homem social:
A XYZ é uma empresa do ramo de alimentos que atua há 40 anos na região Sul. A empresa conquistou posição sólida e imagem de qualidade e tradição no mercado regional. O presidente da XYZ planeja ampliar a área de atuação da empresa, construindo uma fábrica e distribuindo seus produtos também na região Sudeste. O presidente entende que esse movimento significa entrar em um ambiente mais competitivo e incerto, exigindo não só investimentos em infraestrutura, mas também “uma nova forma de fazer as coisas, uma nova atitude de todos que trabalham na empresa”. Para o presidente, “é preciso construir uma organização que nos permita aprender, para que possamos mudar e nos adaptar continuamente, respondendo aos desafios do ambiente”. Para tal, será necessário moldar uma cultura que se caracterize, entre outros aspectos, por:
A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens
seguintes.
Os efeitos negativos da falta de autonomia, da baixa complexidade das tarefas e da pressão por resultados na produtividade dos funcionários podem ser corrigidos com a introdução de ações assistencialistas de qualidade de vida no trabalho, tais como ginásticas laborais, treinamentos psicoeducativos e programas de apoio psicossocial.
Acerca de cultura e gestão de desempenho organizacional, julgue
os itens subsequentes.
Como instrumento da gestão do desempenho individual, a elaboração e o monitoramento de planos de trabalho constituem técnicas de administração de conflitos, visto que demandam a proposição de metas compartilhadas pelos membros da equipe de trabalho e encontros regulares entre chefias e subordinados, respectivamente.
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos
de mudança organizacional.
O agente de mudança deve estar atento à cultura organizacional, considerada fator decisivo para o sucesso ou o fracasso de uma mudança na organização.
Ainda sobre o uso das metáforas no campo da Administração, o pensamento que representa as ações vistas como racionais, por um lado, pode comprovar-se explorador por outro lado. Esse pensamento caracteriza as organizações, que são vistas como:
Empresas, como a Nike, a Paco Rabanne, a Victoria's Secret, dentre outras multinacionais, mantêm internamente as suas atividades principais focadas no negócio (core business) e terceirizam outras funções, como vendas, fabricação, distribuição, etc., às quais estão, em geral, interligadas eletronicamente a um Escritório Central. Essa estrutura é denominada de