Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 216 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em relação a organizações e seus conceitos, julgue os itens subsequentes.

Por serem criadas e estruturadas mediante leis e decretos, estruturas organizacionais públicas são imunes à formação de organizações informais

Os autores que trabalham com inovação, desde Peter Drucker, descrevem–na como uma postura/filosofia que as empresas devem incorporar. NÃO pode ser considerada como uma postura para o verdadeiro sentido da inovação nos dias de hoje:

Comunicar é gerar uma ação em comum. Sobre algumas

ações e definições envolvidas em um processo

comunicativo eficiente e eficaz, analise as sentenças

abaixo, atribua valores verdadeiro (V ) ou falso (F ),

e assinale a alternativa que representa a seqüência

correta de cima para baixo:

( ) Fazer comunicação é comungar, partilhar, tornar comum

a outros: ideias, sentimentos, ações.

( ) Ofertar é outro ato básico da comunicação. Significa

partilhar com o outro algo que é seu, ou que está sobre

seus cuidados.

( ) Ofertar algo que não se tem é inconsequência, e pode

gerar muitos desencontros ao longo de um processo

comunicativo. Nunca devemos ofertar ou prometer

aquilo que não poderemos cumprir.

No que diz respeito ao estudo do comportamento organizacional,

apontam-se variáveis dependentes e independentes.

As variáveis dependentes são os fatores-chave

que se pretende explicar ou prever e que são afetadas por

outros fatores. Os estudiosos do assunto, tradicionalmente,

enfatizam como variáveis dependentes

Uma equipe é um conjunto de participantes que deve ser

capaz de contribuir com capacidades e competências

diferentes, e que levem ao alcance dos objetivos. Sobre

o tema, analise as sentenças abaixo, atribua valores

verdadeiro (V ) ou falso (F ), e assinale a alternativa que

representa a seqüência correta:

( ) Equipes bem sucedidas devem, entre outros pontos,

apresentar algumas características, como: compromisso

com os objetivos, consenso na tomada de decisões,

comunicação eficaz.

( ) Equipes eficazes requerem uma definição clara da

filosofia e da missão da empresa, uma estrutura

organizacional flexível e participativa, sistemas

organizacionais adequados e políticas organizacionais

que permitam o comprometimento das pessoas, e o

treinamento das habilidades técnicas e interpessoais.

( )Cada membro da equipe é responsável somente pelo

seu trabalho. A responsabilidade do bom trabalho

da equipe, nunca inclui a co-responsabilidade sobre

o trabalho do colega, mesmo que isso interfira nos

resultados como um todo.

Nas últimas décadas, muitas instituições vêm dando importância

à pesquisa de clima organizacional, que dentre

os seus principais objetivos NÃO se enquadra:

*De acordo com os fundamentos da organização segundo Chiavenato, responda à questão.

É correto afirmar que

Considere os aspectos abordados na citação abaixo acerca da visão do indivíduo nas organizações.

Pessoas não fazem somente parte da vida produtiva das organizações. Elas constituem o princípio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos, inovam, criam, recriam contexto e situações que podem levar a organização a posicionar-se de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada com clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral.

(DAVEL e VERGARA, 2009, p.31).

Essa visão está associada ao conceito de gestão

A cultura é aprendida, transmitida e partilhada. É resultante de um aprendizado por condicionamento social. Ela é construída ao longo do tempo. Em termos empresariais, a cultura também é expressa na maneira como as coisas são feitas, como a empresa está estruturada, etc. Dessa forma, a cultura organizacional cria o(a)

A cultura de uma organização está representada pelos padrões de comportamento, hábitos, tradições e relacionamentos compartilhados entre seus membros. Existem vários elementos que compõem a cultura organizacional, condicionando e, de certa forma, direcionando o desempenho das pessoas. Um desses elementos e sua respectiva descrição estão apresentados em:

Vários teóricos dedicaram-se ao estudo das organizações com ênfase no ambiente. Alguns estudaram as condições

sociais que afetam as taxas de surgimento, manutenção e desaparecimento de populações organizacionais. Marque a

alternativa que aponta um teórico expoente da ecologia das organizações.

Uma empresa do setor elétrico foi constituída por seu sócio-fundador em 1954 que, no ano passado, se retirou da empresa e deixou como seu substituto o neto, que é formado em Administração de Empresas. Porém, antes de se retirar da organização, solicitou a um consultor que fizesse um levantamento das características de sua empresa. Uma característica, que se refere à cultura da organização ressaltada pelo consultor, é a seguinte:

Na qualidade de sistemas abertos, as organizações possuem

algumas características, como, por exemplo, a homeostasia.

Assinale a opção que apresenta a definição correta dessa

característica.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282