Em relação ao papel do intérprete em sala de aula,
verifica-se que ele assume uma série de funções.
Marque a alternativa que NÃO corresponde ao papel
do intérprete.
Originalmente, a regulamentação da profissão de Orientador Educacional estava estreitamente ligada à sua função de orientação profissional. Nesse contexto, cabia ao OE:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, em suas referências conceituais, e, alinhado ao conceito de cidadania que expressa o documento, torna-se exigência do projeto educacional:
Na discussão de objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação, em termos de currículo, o OE:
O supervisor também exerce uma função de gestor na escola. A diferença é que o foco dessa gestão está em garantir:
Para que o trabalho de supervisão esteja comprometido com os princípios e a finalidade da educação, o supervisor deve agir na escola como:
A supervisão ampliada na escola possui dois sentidos, o pedagógico e o:
Segundo os estudos de Vygotsky (in: Fontana & Cruz, 1997), o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal se refere:
Dentre as dimensões cognitivas e afetivas da compreensão de leitura, tem-se a que se refere à recuperação da informação explicitamente apresentada no texto, denominada compreensão:
A) inferencial. B) literal. C) crítica. D) seletiva. E) teórica.
Observe a foto abaixo e responda a qual tipo de fenômeno social ela corresponde.
Observe a foto abaixo e responda a qual tipo de fenômeno social ela corresponde.
De acordo com os Incisos II e III do art. 4º da Resolução nº 03, de 15/06/2010, a duração mínima dos cursos presenciais de EJA para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio deve ser, respectivamente, de:
Cada tendência pedagógica possui procedimentos de ensino adequados às suas propostas. A pedagogia tecnicista tem sua proposta metodológica centrada na:
A concepção interacionista de desenvolvimento apoia-se na ideia de que:
Em “Saber Pensar”, Pedro Demo destaca que a lógica formal e a dialética são instrumentos de captação da realidade. Sobre a lógica formal, é correto afirmar:
Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Em 2013, um novo princípio foi incorporado aos demais estabelecidos no art. 3º da Lei 9394/96. Trata-se do princípio da: